ROI: qual a importância desse indicador e como se calcula?

Quem tem uma pequena ou média empresa e quer melhorar a sua gestão financeira precisa acompanhar os seus números de perto. Mas isso não se limita aos lucros e despesas, pois também é necessário avaliar o retorno dos investimentos realizados.

Nesse contexto, aprender o que é o ROI e como se calcula esse indicador é fundamental. Afinal, essa é uma ferramenta valiosa que, além de trazer métricas sobre o desempenho geral da empresa, auxilia na tomada de decisões.

Aproveite este artigo e entenda como utilizar esse indicador de maneira vantajosa. Confira o conceito de ROI, como se calcula e a sua importância na gestão financeira!

O que é o ROI e quais são suas aplicações?

A sigla ROI é a abreviação da expressão inglesa “return on investiment”, ou retorno sobre o investimento. Essa métrica permite determinar o lucro (ou prejuízo) obtido com cada investimento realizado pela empresa.

O ROI pode ser calculado em todas as iniciativas voltadas a alcançar ganhos futuros. Por exemplo: aquisição de ferramentas de gestão, compra de maquinário, treinamento da equipe, campanhas de marketing, entre outros.

Assim, ao calcular o ROI, é possível identificar não apenas quais investimentos são viáveis, mas também como otimizar aqueles que já foram realizados. O objetivo é visar um desempenho ainda melhor a partir desses resultados.

Como esse indicador deve ser calculado?

Depois de aprender o conceito de ROI, é preciso entender como se calcula esse indicador. Em geral, a conta busca encontrar a diferença entre os ganhos obtidos com um projeto e seu investimento inicial. Depois, o resultado é dividido pelo investimento inicial.

Em uma expressão matemática, o cálculo do ROI fica assim:

ROI = (ganho obtido – valor do investimento inicial) ÷ valor do investimento inicial

O resultado dessa conta indicará a relação entre o lucro e o custo do investimento. Por exemplo, imagine que sua empresa investiu R$ 200 mil em um projeto que trouxe uma receita de R$ 270 mil. Nesse caso:

  • ROI = (R$ 270 mil – R$ 200 mil) / R$ 200 mil
  • ROI = R$ 70 mil / R$ 200 mil
  • ROI = 0,35

Caso você queira visualizar esse número em porcentagem, basta multiplicá-lo por 100 — o que, no exemplo, resultaria em um ROI de 35%. A partir desse conhecimento, você poderá identificar se o resultado obtido está dentro do esperado ou se é necessário buscar uma forma de melhorá-lo.

Qual é a importância desse indicador na gestão financeira?

Agora que você sabe o que é ROI e como se calcula esse indicador, pode definir a importância dele na gestão financeira do negócio. Como você viu, calcular o retorno de um valor investido auxilia o empresário a encontrar pontos de melhorias para aprimorar o desempenho do investimento.

Compreender o quanto um investimento é capaz de gerar receita é fundamental para aprimorar o planejamento financeiro do negócio. Com um ROI elevado, a empresa tende a melhorar sua performance, podendo reduzir o seu endividamento e otimizar o seu fluxo de caixa.

Já um ROI negativo pode indicar a necessidade de fazer mudanças e rever a estratégia do investimento. Portanto, a utilização do ROI é determinante para realizar o controle financeiro, comparar projetos e escolher o plano de ação mais rentável ou mais eficiente, por exemplo.

Após aprender como se calcula o ROI, não deixe de utilizar esse conhecimento para aprimorar a gestão financeira do seu negócio. Com o seu uso, é possível determinar o retorno de um investimento realizado, bem como o que pode ser feito para otimizar o seu desempenho.

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