Taxa de inadimplência: por que é importante considerar no seu negócio?

A taxa de inadimplência é um dos fatores que podem prejudicar o fluxo de caixa de um negócio, e é um problema crônico no Brasil. Ainda que o indicador tenha caído no fim de 2023, o endividamento atingia 76,6% das famílias brasileiras em dezembro daquele ano.

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Eles mostram que esse é um ponto que sempre exigirá a atenção das empresas. Mas com boas estratégias proativas, é possível diminuir o número de clientes que não honram suas dívidas.

Você verá, a seguir, os principais motivos para se atentar ao indicador e dicas para reduzir a inadimplência em seu negócio. Confira!

O que é e como funciona a taxa de inadimplência? 

Primeiro, vale entender o que é a inadimplência. Ela ocorre quando o cliente não cumpre com as obrigações financeiras, deixando de pagar uma dívida ou conta em aberto. Nesse sentido, são considerados inadimplentes aqueles que estão com mais de 90 dias de atraso. 

Já a taxa de inadimplência é a proporção de dívidas que estão em aberto na empresa e não foram pagas no prazo. Ela pode tanto estar relacionada às vendas realizadas quanto aos créditos concedidos. 

Para calcular o índice de inadimplência, você pode usar a fórmula a seguir, com o resultado já em percentual:

Taxa de inadimplência = (valor total de débitos em atraso acima de 90 dias/ Valor total dos recebíveis no período) * 100

Qual deve ser a taxa de inadimplência adequada para o negócio?

Agora que você entende o que é e como calcular a taxa de inadimplência, é comum ter dúvidas sobre qual percentual seria aceitável em uma empresa. Afinal, dificilmente você encontrará uma companhia que alcance a inadimplência zero por muito tempo. 

Porém, vale saber que, quando o indicador está controlado, ele pode não oferecer riscos ao negócio. Por exemplo, o Sistema Financeiro Nacional (SFN) recomenda que a taxa aceitável deva ser de, no máximo, 5% para as dívidas. 

Esse índice considera as dívidas que estejam em aberto há mais de 90 dias. Mas é importante destacar que esse percentual pode variar conforme a área e o porte da empresa, certo?

Por que você deve estar atento a esse indicador? 

Como você viu, o SFN indica um parâmetro a ser considerado em relação à taxa de inadimplência. Mas ele deve ser controlado, já que um percentual elevado pode impedir o investimento em estratégias de crescimento, como as ações de marketing.

Veja mais motivos para monitorar o índice, a seguir!

Manter o equilíbrio entre receitas e despesas

Um dos primeiros impactos diretos da inadimplência é o prejuízo no equilíbrio do fluxo de caixa. Afinal, não há a entrada de finanças esperada, comprometendo a capacidade de pagamento da empresa. 

Mesmo contando com soluções como antecipação de recebíveis das contas a receber, as altas taxas reduzem o volume financeiro esperado. A razão é o deságio da operação, portanto, esse recurso deve ser usado sempre de forma estratégica.

Identificar cenários de crise rapidamente

O acompanhamento do indicador permite identificar quando o percentual ultrapassou o limite considerado saudável, evitando um cenário de crise. Isso pode gerar um efeito dominó nas finanças da sua empresa. Então, quanto mais rápido o time financeiro agir, menor será o potencial prejuízo.

Impactar seu perfil de crédito

Algumas instituições financeiras solicitam, entre os dados para análise de crédito, a taxa de inadimplência. O objetivo é analisar se o fluxo de caixa da empresa tem chance de colapsar em breve. 

Logo, se a taxa estiver alta, financiamentos e empréstimos solicitados costumam ser negados. Em algumas situações, eles podem ser concedidos em condições não atrativas.

Como a taxa de inadimplência impacta a saúde financeira do negócio?

Deu para perceber que as consequências de uma taxa de inadimplência elevada podem provocar efeitos tanto imediatos quanto a longo prazo para as empresas, certo? Veja os principais impactos:

  • dificuldades para gerenciar o fluxo de caixa e capital de giro, afetando a saúde financeira da empresa;
  • aumento nos custos com ações judiciais para solução da questão;
  • dificuldade em arcar com as próprias dívidas junto a parceiros e fornecedores;
  • redução das chances de boas condições de crédito junto às instituições financeiras;
  • falência da empresa.  

Como reduzir o índice de inadimplência?

Diante dos problemas causados pela inadimplência, é preciso buscar medidas protetivas para o negócio. Quando a gestão adota uma condução estratégica do indicador, é possível reverter o quadro e, até mesmo, aumentar a satisfação dos clientes. 

Acompanhe dicas que ajudarão nesse processo!

Consulte os birôs de crédito

Antes de conceder crédito a uma pessoa (seja física ou jurídica), analise a situação nos órgãos de proteção ao crédito. Alguns deles são o Cadastro Positivo, Serasa e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Eles permitem consultar os dados de score de crédito, uma pontuação que reflete o comportamento financeiro do solicitante. Quando o score é baixo, pode indicar uma situação de inadimplência recentes ou má gestão do orçamento. Isso potencializa o risco de repetição do problema com o seu negócio.

Envie mensagens próximo à data de vencimento de dívidas

Sistemas automatizados de gestão financeira e de cobranças permitem configurar o disparo de mensagens. Elas ajudam a lembrar o cliente sobre a proximidade de vencimento de boletos e crédito, além de notificar sobre o não pagamento.

É conhecido que uma boa parcela dos inadimplentes não pagam sua dívida por esquecimento da data limite. Logo, a função da mensagem é prevenir que o lapso aconteça, incentivando o pagamento na data certa, ou com o mínimo de atraso possível.

Tente uma comunicação humanizada com o cliente

Quando há uma dívida que ainda não completou 90 dias sem pagamento, há uma alternativa que tende a proporcionar bons resultados. Trata-se do uso da comunicação humanizada com o inadimplente. 

Confira como a abordagem pode ser feita:

  • ofereça uma escuta ativa;
  • entenda a situação e posicione seu negócio de forma empática; 
  • faça um bom acompanhamento dos clientes;  
  • se for preciso, esclareça claramente eventuais medidas judiciais que poderão ser tomadas.

A definição de uma política de cobrança contribui para a comunicação humanizada com o cliente inadimplente. Ela deve contemplar a forma de fazer a abordagem e os canais que serão utilizados. 

Ofereça acordos para resolução

Busque oferecer acordos que favoreçam o pagamento de dívidas. Algumas possibilidades são abatimento de juros, parcelamento do valor e extensão do prazo de pagamento.

Mantenha tudo registrado e tenha respaldo do time financeiro e jurídico. Quando o processo é conduzido com sucesso, o cliente costuma honrar suas dívidas e retornar para novas compras.

Como você entendeu, a taxa de inadimplência precisa ser bem controlada para evitar situações de descontrole financeiro. Ao adotar as dicas preventivas listadas neste post, você terá mais chances de manter as finanças da empresa sob controle.

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