Brainstorming: o que é, para que serve, exemplos e como fazer

Solucionar problemas ou colocar em prática inovações nas empresas é um grande desafio dos gestores. Uma boa ideia para superar essa dificuldade é contar com toda a equipe. Para tanto, vale a pena aprender o que é brainstorming e quais são os exemplos dessa prática.

Isso porque o brainstorming ou tempestade de ideias permite envolver todos os colaboradores em uma dificuldade. Assim, é possível ter mais pessoas pensando em soluções e receber feedbacks sobre processos. Com isso, os resultados da empresa podem melhorar.

Quer saber mais sobre esse método? Veja o que é brainstorming e entenda como colocá-lo em prática!

O que é brainstorming?

O brainstorming é uma técnica criada por Alex Osborn e que visa levantar ideias para solucionar problemas. Um dos seus diferenciais é aumentar a motivação e engajamento dos colaboradores, pois eles são envolvidos em todo o processo.

A tempestade de ideias era originalmente utilizada no setor de marketing, para pensar campanhas publicitárias. Porém, a técnica permite planejar qualquer ação em diversos setores da empresa, então passou a ter um uso mais amplo nos negócios.

Segundo o criador do brainstorming, o método tem 5 características. São elas:

  1. Quantidade: o objetivo é levantar o maior número de ideias;
  2. Flexibilidade: a equipe deve buscar novas perspectivas e visões;
  3. Liberdade: não há críticas para as ideias, pois os participantes devem ter liberdade para propor;
  4. Tangibilidade: as soluções precisam ser realistas para serem concretizadas;
  5. Interatividade: as ideias podem ser combinadas entre si para aperfeiçoamento.

Para que serve esse processo?

Agora que você sabe o que é brainstorming, é preciso entender qual é a função dele. Como você viu, o intuito da tempestade de ideias é a resolução de problemas, aperfeiçoamento dos processos empresariais e criação de inovações.

O brainstorming permite acelerar a identificação de soluções, pois coloca todo o time para pensar com esse objetivo. Como a prática incentiva o compartilhamento de ideias rapidamente, é possível diminuir as resistências e conseguir boas sugestões para resolver os problemas levantados.

Aqui, mesmo ideias aparentemente ruins ou inacabadas são incentivadas — porque elas podem ser trabalhadas para se transformar em soluções viáveis ou trazer outros insights. Assim, a equipe pode melhorar as ideias iniciais ou viabilizar sugestões que não pareciam tão práticas.

Além disso, o brainstorming serve para mobilizar o grupo em busca de um objetivo e trazer mais possibilidades para a gestão. Afinal, com todos pensando juntos, as soluções tendem a ser melhores. E o time também pode se desenvolver a partir desse contato com as ideias uns dos outros.

Incluir a prática de tempestade de ideias na rotina empresarial é, ainda, uma forma de valorizar os colaboradores. Eles se sentem mais reconhecidos, enquanto contribuem para a empresa, já que as pessoas que atuam no dia a dia dos processos podem trazer informações relevantes para a gestão.

Quais são exemplos de brainstorming?

Além de entender o que é brainstorming, vale a pena conhecer exemplos dessa prática. Primeiramente, vale saber que há diversas técnicas que podem ser utilizadas para a tempestade de ideias.

Uma das possibilidades é o brainwriting, que objetiva encontrar 108 ideias em meia hora. O criador da técnica, Bernd Rohrbach, propunha que seis pessoas escrevessem três ideias no papel a cada cinco minutos, mas o número pode ser adaptado para equipes diversas.

Imagine, por exemplo, que você está em busca de aumentar as vendas. É possível reunir a equipe de marketing (ou mesmo todos da empresa) e pedir que pensem rapidamente em sugestões. Após o processo, você terá muitas possibilidades para avaliar.

Outra técnica é a do post-it. Ela consiste em usar notas adesivas para que os participantes escrevam ideias. Depois elas são coladas em um mural ou parede. A etapa seguinte é fazer com que todos leiam as sugestões e tentem aperfeiçoá-las.

Essa técnica pode ajudar empresas que queiram atrair mais clientes, por exemplo. Ao dar liberdade para que todos escrevam suas ideias sem críticas, podem surgir boas possibilidades — como criar um produto, fazer promoções ou investir em outras ações de marketing.

Por fim, o brainstorming oposto é um tipo que, em vez de achar soluções, as pessoas são estimuladas a pensar em como o problema poderia ser piorado. Isso ajuda a perceber o que está sendo feito de errado e estimula a busca por soluções para superar as dificuldades.

Imagine uma empresa que precisa melhorar o atendimento ao cliente. Ao fazer o brainstorming oposto, você pode perceber o que está contribuindo para a insatisfação dos clientes e como isso pode ser melhorado.

Por que fazer brainstorming na sua empresa?

Você já viu algumas vantagens do brainstorming. Assim, é possível entender por que vale a pena fazê-lo na sua empresa. Um dos principais benefícios é incentivar a criatividade dos colaboradores. Ao saber que não serão criticados, eles se sentem mais à vontade para se expressar.

Na tempestade de ideias não há sugestões ruins. Com isso, além de exercer a criatividade, os funcionários podem desenvolver habilidades de solução de problemas. Afinal, eles vão aperfeiçoando uma ideia até que ela se combine com outras e se transforme em boa solução.

Isso também faz com que o brainstorming seja uma forma de valorizar a participação de cada colaborador e incentivar as relações interpessoais. Por isso, vale a pena aplicar essa prática na sua empresa.

Como adotar essa prática no seu negócio?

Até aqui, você aprendeu mais sobre brainstorming, então é hora de entender como adotá-lo. O primeiro passo para isso é identificar o problema a ser resolvido ou a situação que precisa ser melhorada.

Em seguida, você deve solicitar a contribuição dos colaboradores. O ideal é deixá-los se preparar um pouco e montar um ambiente agradável, que deixe todos à vontade. Lembre-se de que não deve haver espaço para julgamento e críticas, para que ninguém se sinta constrangido.

Com tudo pronto, apresente novamente o problema e peça contribuições rápidas. O nome tempestade de ideias já deixa claro que o objetivo é falar rápido, sem dar muito espaço para bloquear ideias pela dúvida ou vergonha.

Então anote todas as sugestões e incentive o aperfeiçoamento das ideias ao longo do brainstorming. Lembre-se de que mesmo sugestões não tão eficientes podem ser melhoradas e viabilizadas. Ao fim do processo, o ideal é já ter uma definição sobre qual será a estratégia adotada para solucionar a questão levantada. 

Agora você sabe o que é brainstorming e viu exemplos dessa prática. Ela pode ser muito útil para ter novas ideias na empresa e resolver problemas de forma coletiva. Depois das ideias levantadas, é possível testar as possibilidades e avaliar as soluções.

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