Lookalike: o que é, como funciona e como usar na sua estratégia de marketing?

Todo empreendimento precisa chegar a mais pessoas para se desenvolver e crescer. As mídias digitais, nesse aspecto, se tornaram veículos fundamentais. Contudo, para atingir esse objetivo de forma eficiente, vale a pena contar com técnicas e ferramentas — como o lookalike.

Afinal, como o público online é bastante vasto, saber identificar quais pessoas estão mais propícias a interagir com seus conteúdos e produtos evita esforços e gastos desnecessários.  Nesse sentido, analisar o perfil de seus clientes para chegar a um público semelhante pode fazer toda a diferença.

Quer saber mais sobre o que é o lookalike e como utilizá-lo em sua estratégia de marketing? Então continue a leitura deste artigo e amplie os resultados da sua empresa!

O que é lookalike?

O termo lookalike é uma expressão em inglês que pode ser entendida como “parecido com”. É comum que o conceito seja utilizado para fazer referência a pessoas semelhantes umas com as outras — os chamados sósias.

Entretanto, quando o conceito lookalike está relacionado à publicidade, é habitual que o nome seja utilizado para referir-se a determinado público. Assim, o ‘público lookalike’ diz respeito a um grupo de pessoas semelhantes.

Como o próprio nome sugere, o lookalike é uma forma de segmentar leads com base em uma lista desenvolvida a partir de sua clientela ou público já conquistado. Ou seja, a metodologia envolve a busca por perfis semelhantes entre aqueles que já demonstram interesse com o seu empreendimento.

Portanto, o lookalike é uma modelagem estatística que tem como objetivo aumentar sua audiência identificando pessoas de perfis parecidos ao da base original, que é utilizada como amostra.

A premissa básica é alcançar um público semelhante àquele que você já tem. Assim, por meio do lookalike, é possível encontrar usuários de características e interesses próximos com seus atuais consumidores e clientes, criando uma segmentação mais ampla e objetiva — inclusive para estratégias de posicionamento online.

Imagine, por exemplo, uma empresa que tem seu público-alvo formado pelas seguintes características:

  • mulheres;
  • de 20 a 40 anos;
  • classe A;
  • interagem com a marca de forma física e também digital.

A partir da análise das informações colhidas com essas clientes já existentes, o lookalike busca outros usuários que também possuem uma característica e conduta semelhante, mas que ainda não interagem com a marca em questão.

Como ele funciona?

Agora que você compreende o que é o lookalike, é necessário entender de que forma ele é utilizado. Nesse aspecto, a extensão de sua audiência por meio do lookalike ocorre de maneira online, com base no processo de utilização de cookies.

Os cookies são arquivos criados pelos sites que determinado usuário visita, e que são salvos no computador por meio do navegador. A partir dessas informações, é possível identificar o comportamento do visitante.

Isso permite a personalização da página de acordo com o perfil da pessoa — e o melhor transporte de dados entre as páginas de um mesmo site. Por sua vez, o lookalike utiliza os cookies para identificar e rastrear a atividade do usuário na medida em que ele interage com o site.

Assim, é possível perceber o comportamento do cliente e saber quais aspectos do site chamam mais ou menos atenção dele. Contudo, para isso, é necessário o auxílio de certas ferramentas.

Por exemplo:

DMP

DMP (Data Management Plataform) é uma plataforma que faz o gerenciamento dos dados coletados. Isso significa que essa tecnologia trata e unifica uma série de informações que são captadas por diferentes fontes.

Uma vez que elas sejam organizadas, é possível visualizá-las, e apresentá-las de forma útil aos profissionais interessados. Portanto, a DMT centraliza diversos dados de diferentes formatos e fontes e torna possível analisar todo o comportamento do usuário em apenas um lugar.

Nesse sentido, ela agrupa e compartilha os dados coletados de forma organizada, segmentada e clara, enriquecendo a compreensão da empresa sobre seus clientes.

Por que utilizar o lookalike?

Como foi possível notar, o lookalike é uma forma de alcançar mais pessoas a partir da análise do perfil de seu público-alvo. Dessa maneira, é bastante provável que, ao utilizá-lo em sua estratégia de marketing digital, seus resultados sejam mais efetivos.

Afinal, a estratégia será implementada a partir da consideração de dados de clientes que você já possui. Assim, a elaboração de uma lista lookalike pode ser utilizada, por exemplo, para:

  • programação de anúncios de remarketing;
  • criação de anúncios online através de ferramentas como o Google Ads e Facebook Ads;
  • utilização de ferramentas de pesquisas de leads, visando adquirir novas listas;
  • em base de dados para cruzar e enriquecer informações, validando as listas de públicos mais antigos.

Contudo, para que o lookalike seja feito de forma eficiente, é necessário contar com uma quantidade mínima de dados que ajudem a encontrar mais perfis semelhantes ao seu público. A forma como isso será feito depende das ferramentas de buscas que você utilizar.

Quais as vantagens em utilizar lookalike nas estratégias de marketing?

Depois de compreender o funcionamento do lookalike e por quais motivos utilizá-lo, vale a pena conferir algumas vantagens que essa modelagem estatística pode trazer para sua estratégia de marketing.

Para compreender melhor, acompanhe as informações a seguir!

Ampliação de visibilidade

Um dos principais pontos positivos de uma estratégia de marketing com lookalike é a ampliação do público. Como você utilizará um grupo de consumidores que já conhece para encontrar novas pessoas de perfil semelhante, o número de possíveis clientes que entrará em contato com sua marca será maior.

Identificação com seu produto

Outro aspecto que merece atenção é que, além de atrair mais pessoas, o lookalike ajuda você a direcionar seus esforços para consumidores que têm maior identificação com seu produto ou serviço.

Considerando que a concorrência na internet aumenta cada vez mais, é necessário utilizar de artifícios eficientes para fazer com que sua marca se destaque. Por isso, utilizar a estratégia de segmentação para atingir quem realmente tem interesse no que você oferece é fundamental.

Assim, ter um público personalizado do tipo lookalike em seus anúncios é uma maneira de garantir que a audiência atingida será, de fato, impactada. Afinal, ela terá alta identificação com o conteúdo exposto.

Flexibilidade no planejamento

Ao fazer uso de uma audiência lookalike em suas campanhas de mídia, é possível ter maior flexibilidade no planejamento estratégico. Isso ocorre porque, por meio do lookalike, você poderá organizar segmentações com subtipos de interesses.

Dessa forma, será possível elaborar formas de alcançar diferentes tipos de pessoas, se adequando ao comportamento delas. Existe a possibilidade, por exemplo, de organizar estratégias distintas para:

  • os usuários que visitam sua página, mas não interagem com o conteúdo;
  • quem comenta, mas não segue nas redes;
  • usuários que fazem comentário frequentes;

Portanto, com o lookalike, você consegue perceber diferentes tipos de públicos a partir de seus comportamentos. Com base nesses dados — organizados e apresentados de forma clara —, fica mais fácil direcionar suas estratégias e campanhas de marketing, para que alcancem cada usuário de forma eficiente.

Diferentes tipos de fidelidade

Ao buscar seu público lookalike, uma das alternativas que você dispõe é a definição do tamanho da audiência criada. Isso significa que, quanto maior for a fidelidade ao perfil buscado, menor será a audiência. Afinal, o número de correspondências às características selecionadas precisará ser grande.

Por outro lado, se você ampliar as possibilidades, procurando por características mais genéricas, o número de pessoas alcançadas será maior — embora o público possa ser menos alinhado.

Com base nesse controle, a empresa terá meios para elaborar e planejar diferentes campanhas. Essa é uma maneira de equilibrar o volume do público que será impactado pelos seus anúncios, bem como avaliar quais estratégias estabelecidas trazem os melhores resultados para a empresa.

Simplicidade na configuração

Existem diferentes gerenciadores de anúncios que permitem a criação de listas de público lookalike. Uma das mais utilizadas é o Facebook Ads. Nesse caso, embora o número de funcionalidades possa intimidar, a configuração de públicos lookalike não é difícil.

Todo o processo pode ser feito de forma intuitiva na tela de criação de campanhas, ou por meio da seção voltada ao gerenciamento de públicos. Além disso, uma vez que sua audiência semelhante for criada, ela fica disponível para ser reutilizada — bastando replicar o público em campanhas futuras.

Integração de campanhas com outras segmentações

Por fim, outra vantagem da criação e utilização de lookalike nas estratégias de marketing está na possibilidade de desenvolver campanhas com múltiplas segmentações.

É viável, inclusive, combiná-las. Ou seja, você pode mesclar as campanhas direcionadas ao público lookalike com aquelas direcionadas a outras segmentações — como seus clientes já fidelizados.

Dessa forma, sua companhia pode atuar em diversas frentes ao mesmo tempo, permitindo que o objetivo seja alcançado com o máximo de performance.

Como utilizar o lookalike para impulsionar seus resultados digitais?

Até aqui você entendeu as principais informações sobre o lookalike, como ele funciona e quais as vantagens em utilizá-lo em estratégias de marketing. Entretanto, ainda é necessário analisar de que maneira isso acontece na prática.

Para compreender esse aspecto, siga as dicas a seguir!

Entenda quem é o público mais significativo para você

Para realizar o lookalike de forma eficiente, o primeiro passo é identificar qual perfil de público é mais significativo para o seu empreendimento. Nesse sentido, vale a pena analisar questões como:

Analise as características desse público

Depois de identificar o tipo de público que você quer ampliar, é hora de ir para o próximo passo e analisar as características desse grupo. Como o lookalike é pautado na busca por perfis semelhantes, você precisará atingir pessoas parecidas com seu público.

Para isso, é possível fazer pesquisas quantitativas e qualitativas. Esse tipo de investigação pode ser realizado com facilidade por meio de ferramentas online. A partir delas, há como descobrir os principais interesses, motivações, nível de renda e demais características do seu público.

Anuncie para pessoas com essas características

Após identificar as características do público que você deseja atingir, é hora de colocar sua campanha de lookalike em prática. Lembre-se de que é fundamental mensurar, fazer possíveis ajustes e colher os resultados para garantir eficiência nesse processo.

Quais tipos de público lookalike é possível criar?

Você percebeu que é possível criar diferentes listas de público lookalike. Isso permite ter uma diversidade de campanhas para atingir e fidelizar pessoas com comportamentos variados. Mas, como fazer isso?

Entenda, na sequência, quais diferentes tipos de público você pode utilizar para criar um lookalike!

Clientes compradores

Esse lookalike é um dos tipos mais importantes — e não pode faltar em sua estratégia de marketing digital. Ele representa semelhança com pessoas que realizaram uma ação valiosa para sua empresa: a compra.

Portanto, compreender o perfil dessas pessoas é fundamental para ampliar seus resultados e impulsionar a sua empresa.

Lista de leads

Se você utiliza e-mail marketing em sua estratégia online, também é possível criar uma lista lookalike com base nos leads gerados. Não importa se esses são leads de iscas digitais, formulários de orçamento ou contatos que enviam mensagens para você: todos podem ser considerados para novas estratégias.

É importante notar que públicos criados a partir de listas de leads tendem a ter resultados inferiores às listas de clientes. Ainda assim, essa é uma alternativa que pode ser utilizada.

Envolvimento com redes sociais

Também é possível criar um público lookalike a partir da interação gerada em redes sociais. Você pode criar segmentos de acordo com o tipo de envolvimento gerado, tais como:

  • visitas ao perfil ou à página;
  • reação a publicações e anúncios;
  • envio de mensagens;
  • salvamento de publicações ou anúncios;
  • cliques em curtir.

Vale notar que cada envolvimento pode significar um estado de consciência diferente. Por isso é fundamental compreender como cada interação será analisada e utilizada nas campanhas de marketing da sua empresa.

Você compreendeu o que é o lookalike e de que forma ele pode ser utilizado na estratégia de marketing do seu negócio? Então não deixe de considerar esse método para impulsionar os resultados da companhia e se destacar perante seu público!

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