Se você investe ou deseja investir em estratégias de marketing digital, é essencial dar atenção a dois conceitos importantes: brand persona e público-alvo.
Isso porque ambos os termos contribuem para uma melhor comunicação e relação entre marca e consumidores. Além disso, eles ajudam na estruturação e definição dos valores, ideias e características de uma empresa.
Você quer entender o que é brand persona, como criar uma e como ela pode ajudar o seu negócio? Então continue acompanhando a leitura e conheça 12 exemplos que podem auxiliá-lo!
O que é a brand persona?
A brand persona é a personificação dos valores de uma marca. Ela está relacionada à criação de um personagem com um determinado posicionamento que representa as atitudes e a personalidade de uma empresa.
Assim, com base nesse personagem, é possível gerar uma maior proximidade, conexão e identificação entre o público e uma marca. Como consequência, a prospecção de clientes e os resultados tendem a ser mais assertivos e eficientes.
Uma marca precisa saber quem ela é e o que ela propõe. Um exemplo bastante conhecido pelas pessoas é a Lu, do Magazine Luiza. Trata-se de um avatar da empresa que atua como especialista digital virtual.
Ela está sempre presente nos diversos canais que a empresa trabalha e faz parte das estratégias de conteúdo que a marca cria. O objetivo da Lu é manter uma relação mais próxima com o público, ajudando os consumidores na escolha de produtos e descomplicando assuntos mais complexos.
Dessa forma, ela gera valor e retornos mais interessantes ao atrair e prospectar clientes. A comunicação e a abordagem da Lu são caracterizadas pela educação, simpatia, paciência e disposição. Tanto em ações na internet quanto em comerciais na televisão, por exemplo, a assistente virtual é bastante solícita.
Quais são as diferenças entre brand persona e buyer persona?
Agora que você já sabe o que é brand persona, é importante entender outro conceito: a buyer persona. Isso porque, ao se aprofundar no estudo e na criação da sua brand persona, talvez você se depare com esse conceito. E, nesse caso, vale ressaltar que eles não têm o mesmo significado.
Para criar uma brand persona, você deve refletir especialmente sobre as seguintes questões:
- O que a minha empresa deseja ser para o mercado e para os potenciais clientes?
- O que o meu negócio quer passar como valor?
- Se a minha marca fosse uma pessoa, quem ela poderia ser?
- Como minha marca se comunica e interage com o público?
Já na criação de uma buyer persona, você deve se perguntar o seguinte:
- Quem é o meu cliente ideal?
- O que ele busca e precisa?
- Quais são suas dúvidas, dores e necessidades?
- Como ele age? Quais são suas características, hábitos, expectativas e comportamentos?
A partir dessas informações, fica mais fácil entender a diferença entre cada conceito. Enquanto a brand persona está associada aos valores, a linguagem e a personalidade de uma marca, a buyer persona refere-se a uma representação de um cliente ideal.
Como criar uma brand persona em passos simples?
Após diferenciar os conceitos, vale saber que existem passos que você pode seguir para criar uma marca forte, interessante e com personalidade. Para isso, você precisará de um personagem que de fato represente-a com precisão.
Veja a seguir quais são esses passos:
- defina os pilares da sua marca;
- estabeleça a essência da sua empresa;
- declare a missão do seu negócio;
- defina qual será a linguagem e o tom de voz;
- estabeleça uma promessa, isto é, uma solução para o que os clientes precisam;
- ouça o que os clientes têm a dizer;
- crie a identidade da empresa;
- construa uma identidade de marca alinhada, ou seja, em que tudo combine entre si. Por exemplo, nome, slogan, cores, fontes, elementos e outros pontos.
12 Exemplos de brand persona para criar o público-alvo da sua empresa
Para entender ainda mais sobre o conceito de brand persona e ter um auxílio para criar a sua, vale conhecer alguns exemplos de marcas conhecidas que investem nessa estratégia.
Confira!
- Casas Bahia — Brand persona: Bahianinho;
- McDonald’s — Brand persona: Ronald McDonald’s;
- Ponto Frio — Brand persona: Pinguim.
Cada personagem possui características específicas, incluindo a linguagem, a abordagem e o tom de voz utilizados. Os três podem servir de inspiração para você avaliar como essa estratégia é adotada.
Porém, vale ressaltar que você não precisa, necessariamente, criar um personagem como nos exemplos anteriores. Isso porque a brand persona está relacionada ao guia de estilo, linguagem e comunicação da sua marca. É a personalidade e a atitude dela perante ao público.
Sendo assim, há outros exemplos de marcas famosas que servem para inspirar e ajudar no entendimento desse conceito.
Acompanhe, na sequência, como são caracterizadas algumas das marcas com uma forte brand persona:
- Adidas: coragem e desempenho;
- Apple: inovação, inspiração, modernidade e por ser visionária;
- Chilli Beans: personalidade mais jovem e despojada;
- Coca-Cola: alegria, emoção, entusiasmo, felicidade e prazer;
- Disney: diversão, família, magia e entretenimento;
- Dolce & Gabbana: charme, luxo, sofisticação e status;
- Dove: apreço, cuidado, leveza e pureza;
- Nike: confiança, eficiência, motivação e mentalidade vencedora;
- Red Bull: atitude, aventura, energia e ousadia.
Por que criar uma brand persona para a sua marca?
Como você viu, cada marca possui uma identidade, um tom de voz e uma motivação. Elas não têm especificamente um personagem —como o Magazine Luiza —, mas o público sabe quais são seus estilos, abordagens, características e tipos de comunicação.
Ademais, todas essas marcas possuem décadas de existência. Mesmo assim, elas permanecem como grandes empresas em seus segmentos, pois além de oferecerem produtos de qualidade, sabem trabalhar a identidade, comunicação e personalidade.
Portanto, vale a pena estudá-las para ter boas referências e, assim, conseguir construir a sua brand persona de forma adequada. Desse modo, será possível gerar mais resultados para seu negócio.
Ao longo deste post, você conferiu o que é brand persona, como ela funciona, qual a sua importância e como construí-la. Agora, aproveite os 12 exemplos de marcas famosas que trabalham bem com essa estratégia para se inspirar e colocar em prática o que você aprendeu!
Para se aprofundar no assunto e tornar a imagem da sua empresa mais forte, profissional e com personalidade, confira este outro post sobre brand awareness e saiba como tornar sua marca memorável!