Como definir os indicadores de sucesso do meu negócio?

Para ter uma gestão financeira e empresarial eficiente, é fundamental contar com indicadores de sucesso. Afinal, esses índices são capazes de auxiliar na tomada de decisão, pois fornecem informações importantes sobre o negócio.

Como cada empreendimento tem uma demanda diferente, os indicadores também podem variar conforme a empresa. Por essa razão, é imprescindível entender como definir esses parâmetros de forma personalizada.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e saiba como estipular os indicadores de sucesso para a sua empresa!

O que são indicadores de sucesso de uma empresa? 

Os indicadores de sucesso, também conhecidos como indicadores de desempenho, são ferramentas utilizadas para mensurar os resultados das operações da empresa. Desse modo, eles servem para que a gestão tenha uma visualização rápida dos números do negócio.

Com isso, é possível saber se as estratégias utilizadas pelos diversos setores da companhia contribuem para o alcance das metas. Consequentemente, os indicadores de sucesso também podem ser utilizados como referência para a definição dos objetivos estratégicos.

Qual é a importância deles na gestão empresarial? 

Como você viu, os indicadores de sucesso servem para mensurar a performance da empresa em suas atividades, estratégias, processos etc. Desse modo, eles são fundamentais para o entendimento da saúde do negócio e para as tomadas de decisão.

Por exemplo, suponha que a receita gerada pela empresa esteja dentro do esperado. Observando somente esse índice, a gestão pode entender que o negócio está bem encaminhado. No entanto, ao verificar a lucratividade, é possível compreender que a companhia gera pouco lucro.

A partir desses dados, a gestão pode buscar o gargalo que causa esse problema para solucioná-lo. Nesse caso, é possível que a precificação dos produtos ou serviços esteja abaixo do ideal, ou que haja um custo operacional muito alto. Então, ao identificar a origem, a empresa pode tomar medidas para resolver a questão.

Em contrapartida, sem utilizar os indicadores de sucesso de forma adequada, a gestão pode observar dados superficiais e entender que o negócio gera bons resultados, não assumindo ações de melhorias. Com isso, há maior risco de haver problemas que podem gerar prejuízos futuros.

Quais indicadores de sucesso podem ser usados? 

Após entender por que utilizar os indicadores de sucesso, é interessante saber quais são os principais exemplos dessas ferramentas. Assim, você pode analisar quais deles podem ser úteis para o seu negócio.

Veja!

Ticket médio

Esse indicador de sucesso representa o valor médio das compras realizadas pelos clientes, podendo ser definido por tempo ou por aquisição. Quando se compara esse índice por períodos, por exemplo, é possível entender se os consumidores estão comprando mais ou menos da empresa.

Custo de aquisição de clientes

O custo de aquisição de clientes (CAC) relaciona o montante gasto pela empresa em marketing e ações de vendas e o número de clientes conquistados. Com ele, você pode entender o sucesso das estratégias comerciais e de publicidade. 

Índice de produtividade

Esse indicador avalia o sucesso da operação da empresa, mensurando o tempo gasto na realização de uma tarefa. Ao comparar o resultado com a meta estipulada, é possível avaliar se a equipe está cumprindo o nível de produtividade esperado.

Caso não esteja, é preciso buscar as razões para isso acontecer e as soluções viáveis para melhorar o índice de produtividade da empresa.

Taxa de conversão

A taxa de conversão se refere ao percentual de vendas em relação ao número de propostas enviadas aos clientes. Ao observá-la, você pode entender se as estratégias comerciais e de marketing geram bons resultados ou se precisam de melhorias.

Market share

Esse índice mensura a participação da empresa no seu ramo de atuação a fim de demonstrar o grau de competitividade do negócio. Para isso, ele relaciona o número de vendas da marca em relação aos seus concorrentes.

Retorno sobre o investimento

O retorno sobre o investimento, também conhecido como ROI, é utilizado para entender o ganho da empresa em relação aos investimentos realizados. Logo, ele ajuda a saber se as estratégias empregadas estão obtendo sucesso.

Lucratividade 

Esse é um dos indicadores que mais demonstram o sucesso de uma empresa. Afinal, o lucro é um dos principais objetivos que devem ser alcançados por um negócio. Assim, se a organização gera uma boa lucratividade, é sinal de que a sua estratégia está funcionando.

Como definir os indicadores de sucesso para o meu negócio?

Agora que você já sabe quais são os principais indicadores de sucesso utilizados pelas empresas, é o momento de descobrir como definir as ferramentas ideais para o seu negócio. Dessa maneira, a aplicação dos índices será ainda mais eficiente.

Confira!

Objetivos da empresa

O primeiro passo para definir os indicadores de sucesso é entender os objetivos da empresa. Isso porque há índices mais alinhados para cada meta. Por exemplo, se a companhia está empenhada em obter um crescimento acelerado, a taxa de conversão e o ticket médio são relevantes.

Porém, se a empresa ainda está em fase de captação de consumidores, mensurar o custo de aquisição de clientes é fundamental para entender se a estratégia funciona. Afinal, um CAC elevado pode indicar falha na atração e na conversão de leads, por exemplo.

Perfil do negócio

Outro ponto relevante na definição dos indicadores de sucesso é entender o perfil do seu negócio. Isso porque as ferramentas podem ser mais úteis para certos tipos de empresa. Por exemplo, o índice de produtividade tende a ser mais interessante para uma organização do setor produtivo do que para uma empresa do varejo.

Facilidade de mensuração e interpretação

Por fim, vale a pena identificar os indicadores que apresentam maior facilidade de mensuração e de interpretação. Afinal, não são somente pessoas com alto grau de conhecimento específico em gestão que utilizarão esses índices.

Os colaboradores de outras áreas também precisam usar os indicadores de sucesso para entender os resultados de suas ações. Portanto, eles devem ser simples de identificar a interpretar para que sejam realmente úteis para a empresa.

Neste post, você descobriu o que são os indicadores de sucesso, quais são os principais e como escolhê-los no momento de avaliar o seu negócio. Agora, é importante aplicar as dicas para ter uma gestão mais eficiente e alavancar a sua empresa!

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