A era digital começou há bastante tempo, mas ainda existem muitas empresas que não têm ideia de como vender mais pela internet. E fazer negócio neste ambiente é primordial nos dias atuais. Afinal, os consumidores estão cada vez mais ativos no meio online – independentemente de cenários ou crises passageiras.
Quem não tem uma presença online relevante – e não utiliza a internet para concretizar as suas vendas – acaba não sendo visto e também não é lembrado. Assim, o lucro da sua empresa pode ser prejudicado. E não é isso que não deseja para o seu negócio, certo?
Então continue a leitura do artigo e confira 8 dicas de como vender mais pela internet e melhorar o seu faturamento!
1. Diversifique seus canais de venda
Antes de tudo, você precisa entender que o consumidor utiliza, no Brasil e no mundo, a internet para pesquisar sobre produtos e serviços e compará-los com os dos concorrentes antes de tomar a decisão de compra.
As empresas que ainda resistem a essa mudança estão perdendo dinheiro. E, mesmo em momentos econômicos delicados, as pessoas utilizam a internet para continuar comprando quando existe uma necessidade, seja pela impossibilidade de dirigir-se até os estabelecimentos físicos ou buscando por maior comodidade.
Assim, é essencial estar presente e diversificar os seus canais de venda para conseguir ser encontrado com mais facilidade. Por exemplo, se o seu negócio oferece serviços, você pode anunciá-los no seu site, nas redes sociais, apostar no tráfego orgânico para atrair as pessoas até o seu blog e no tráfego pago para divulgar ofertas.
2. Saiba para quem você está vendendo
Saber como o funciona o processo de decisão de compra das pessoas na era digital ajuda a entender como você deve agir na internet. Mas, além disso, é essencial compreender as preferências e os gostos da persona do seu negócio.
Se a sua companhia conhece bem o perfil do consumidor ideal e sabe para quem está vendendo, as chances de êxito podem ser muito maiores. Dessa forma, é possível oferecer serviços e produtos alinhados com o que eles desejam e atender às necessidades.
3. Seja acessível
Seus clientes precisam ligar, mandar um e-mail ou preencher um formulário no seu site para entrar em contato com a sua empresa? Se sim, saiba que isso não é mais um procedimento interessante. As pessoas estão cada vez mais adotando formas de contato rápidas e dinâmicas. Muitas empresas já aderiram a esse novo cenário.
Por isso, comece a utilizar as redes sociais para conversar e engajar com seus seguidores, tirar dúvidas e atendê-los. Outra ferramenta que pode (e deve) ser adotada é o WhatsApp, pois conversar por mensagens de texto rápidas pode deixar o atendimento mais dinâmico e seus clientes mais contentes.
Inclusive, as formas de atendimento adotadas podem fazer uma pessoa decidir se vai ou não comprar de você ou do seu concorrente, sabia disso?
4. Adapte seu negócio para o meio digital
Caso você tenha um negócio que presta serviços e costuma atender muitos clientes diariamente, que tal começar a oferecer atendimento virtual? Se você faz consultorias, pode utilizar ferramentas de vídeo e áudio para isso, como Skype ou Hangouts.
Suas vendas podem aumentar significativamente quando você oferece opções ou facilita a venda dos seus produtos ou serviços. Por exemplo, se você tem uma assessoria de investimentos e atende seus clientes fisicamente, por que não passar a fazer esses atendimentos pela internet?
Isso pode incrementar muito o seu faturamento, pois os clientes que não têm como ir em uma assessoria podem contar com esse serviço online, dando preferência para o seu negócio. Inclusive você pode atender pessoas de outras regiões do país dessa forma.
5. Tenha um site de qualidade
Um dos motivos que fazem as pessoas desistirem de comprar é a qualidade do site. Seu site e seu blog devem ser a porta de entrada da sua empresa. E, quando eles não têm a qualidade esperada, dificilmente os consumidores sentirão confiança no seu negócio.
Por isso, aposte em um site rápido, responsivo, atraente e fácil de usar. Quando a sua página é confusa ou lenta, as chances de você perder vendas é grande.
6. Diversifique as formas de pagamento
Seja para negociar produtos ou serviços, possibilitar a utilização de diferentes formas de pagamento pode definir se sua empresa vai vender muito ou não na internet. Cada pessoa tem sua preferência por uma determinada condição e tipo de pagamento.
Tente enquadrar o máximo de modalidades existentes: boleto, cartão de crédito, cartão de débito, pagamento parcelado, compra com dois cartões, pagamento via PayPal, dentre outros.
7. Aposte em um bom pós-venda
Engajar com seus consumidores na rede social e tornar o processo de compra fácil, ágil e proveitoso para seus clientes é muito bom. Mas isso não é o bastante.
Procure pensar em formas interessantes de fazer um excelente pós-venda para fidelizar seus clientes e gerar o boca-a-boca. Afinal, quem tem boas experiências com uma empresa sempre faz comentários positivos e indica para os conhecidos.
Veja como fazer um pós-venda de qualidade lendo esse artigo: Como fazer um bom pós-venda?
8. Tenha um posicionamento online forte
De acordo com uma pesquisa feita pela NZN Intelligence, 74% dos consumidores preferem comprar online do que ir nas lojas físicas. E para você ter noção, mesmo em período de crise financeira, as vendas online aumentaram cerca de 43%, de acordo com pesquisa do SPC Brasil.
Ou seja, em períodos econômicos normais e de estabilidade, a maioria das pessoas já prefere consumir online. E, segundo a segunda pesquisa citada, mesmo em períodos de crise, as empresas que tiveram forte presença online provaram que é possível continuar lucrando.
Portanto, independente do momento, não estar na internet é equivalente a não existir para uma grande parcela dos consumidores. Por isso, se você quer vender muito pela internet, considere essa dica a mais importante: construa um posicionamento online forte.
Não dá mais para tentar fugir: o novo modo de consumir é digital. As pessoas estão cada vez mais presentes na internet e, voltando a reforçar, elas a utilizam para procurar por soluções para seus problemas, desejos, produtos, serviços e marcas.
Mas o que fazer para ser encontrado pelos consumidores e fechar mais negócios? O segredo está na geração de valor para o seu público-alvo. Ou seja, você precisa apostar na divulgação de informações relevantes para ser encontrado nos mecanismos de busca.
Marketing de conteúdo: a melhor estratégia
E isso só é possível por meio do marketing de conteúdo, a estratégia que se mostra a mais eficaz para atrair clientes. Isso significa que, para as pessoas encontrarem sua empresa, confiarem na sua marca e comprarem de você, seu negócio precisa entregar conteúdos de valor para elas.
Contudo, diante da enorme concorrência e do excesso de informação nos meios online, você precisa se destacar e entregar conteúdos diferenciados, de qualidade, especializados, otimizados e que realmente ensinem seu possível cliente!
Conclusão
Agora você sabe como vender mais pela internet. Para ter sucesso, é preciso construir uma presença forte na internet, utilizar as redes sociais para engajar e, principalmente, apostar na entrega de conteúdo de valor para que as pessoas encontrem seu negócio nos mecanismos de busca e passem a confiar na empresa.
Para conseguir construir essa presença e aumentar sua visibilidade na internet, a ABContent é a melhor opção para quem deseja vender mais na internet em qualquer momento. Se a sua empresa está posicionada nos segmentos de finanças, investimentos, negócios, empreendedorismo e estilo de vida, precisa entrar em contato conosco.
Conte com a nossa ajuda para crescer na internet, melhorar o posicionamento da sua empresa e fazer novos negócios em qualquer situação! Entre em contato conosco e comece agora mesmo a entregar conteúdos de qualidade para a sua audiência!
Uma resposta
4.5