Aumentar a presença em mecanismos de buscas da internet é uma das principais estratégias de marketing das empresas atualmente. Afinal, sites como o Google têm papel importante na vida da maioria das pessoas — que, muitas vezes, os utilizam para procurar por produtos e serviços.
Nesse contexto, é fundamental que um negócio desenvolva formas de mensurar os resultados de seus investimentos em marketing de conteúdo e anúncios. Assim, é possível saber se a estratégia está funcionando para atrair novos leads e aumentar as vendas.
A CTR é uma das métricas que ajuda a avaliar seu sucesso online. Então, nada melhor do que saber mais sobre ele! Vamos lá?
O que é a CTR?
A sigla corresponde ao termo em inglês Click Through Rate, que no nosso idioma significa “taxa de cliques”. Basicamente, a CTR permite identificar quantas pessoas clicaram no link após visualizar um conteúdo, e-mail ou anúncio da sua empresa.
Ela pode ser calculada por meio de uma equação simples: basta dividir o número de cliques pela quantidade de impressões do link e multiplicar o resultado por 100, para vê-lo em termos percentuais.
As impressões representam o número de vezes que sua página ou anúncio foi exibido em resultados de buscas. No caso de e-mail, elas dizem respeito à quantidade de contatos que visualizaram o material.
Por sua vez, o número de cliques mostra quantas pessoas efetivamente seguiram o link. Ou seja, responderam positivamente ao seu marketing e entraram na página da empresa.
Dividindo esses números, é possível chegar à CTR. Na prática, ela lhe mostra como está o seu alcance, seja no e-mail marketing, no trafego orgânico ou na publicidade paga.
Em um exemplo prático, imagine que determinado post do blog da sua empresa tenha 10 mil impressões para uma palavra-chave. Desse número, 50 pessoas clicaram o link. A CTR desse conteúdo é de 5%.
Por que é importante acompanhar essa métrica?
A taxa de cliques pode ser considerada uma das métricas mais importantes quando se fala em ações de marketing digital. O principal motivo para isso é que ela se tornou fundamental para avaliar a eficiência dessas ações.
O grande objetivo de uma estratégia de marketing digital é alcançar o público, não é mesmo? O ideal é que os potenciais consumidores cliquem nos links que você disponibiliza e avancem no funil de vendas para se tornarem seus clientes.
Logo, ter uma CTR alta indica que as atividades de marketing estão sendo bem planejadas e vem trazendo bons resultados. Ou seja: se o número de cliques está aumentando, seus conteúdos foram vistos por mais pessoas e a página conquistou novos leads.
No caso de anúncios ou de e-mail marketing, a CTR também pode indicar um efeito direto no aumento das suas vendas. Dessa forma, a taxa de cliques lhe ajuda a avaliar o potencial de conversão das estratégias que estão sendo realizadas.
Além disso, a CTR também tem papel importante na conquista de maior visibilidade sem precisar pagar por anúncios. Uma alta taxa de cliques funciona para o Google como uma prova de que seu conteúdo é eficiente para a palavra-chave, então, ele passa a ranquear melhor nas buscas.
De outro ponto, observar uma CTR baixa em determinado conteúdo ou anúncio permite que as decisões sejam revistas. Um índice insuficiente acende o alerta e mostra que o marketing poderia ser mais efetivo se algumas mudanças fossem implantadas.
Como aumentar a CTR?
Ter uma taxa de cliques alta deve ser uma das preocupações por trás do seu marketing de conteúdo. Assim, não basta apenas acompanhar a métrica. Também é preciso desenvolver maneiras de aumentar a eficiência dos seus conteúdos e anúncios.
Confira algumas formas de fazer isso.
Comunique-se com seu público-alvo
Nem todo o segredo de ter bons conteúdos está na qualidade deles. Muitas vezes, o que impacta a CTR é a segmentação do público-alvo. Isto é, garantir que seus links estão chegando exatamente às pessoas que têm interesse nele.
Afinal, mesmo conteúdos de alta qualidade não trarão resultado se estiverem sendo encaminhados para o público errado. Por isso, é preciso ter atenção para segmentar o mercado e se comunicar com seus potenciais consumidores.
Ao fazer um anúncio, por exemplo, você pode definir para quem ele deve ser distribuído. Cometer falhas nessa segmentação aumenta o risco de que o anúncio seja visto por pessoas que não queiram clicar naquele link.
Use títulos atrativos
Outra estratégia para aumentar a CTR de seus conteúdos ou anúncios é caprichar no título deles. O título deve estimular os consumidores a seguirem o link para saber mais sobre o assunto ou o produto de seu interesse.
Pensando nisso, vale a pena utilizar chamadas que aumentam a curiosidade do leitor. Algumas dicas são: incluir a palavra-chave no título, escrever algo claro (que resuma o conteúdo) e fazer uma promessa atrativa.
Dê atenção à palavra-chave
A relevância da palavra-chave não está apenas no SEO para ranqueamento nos mecanismos de busca. Ela também exerce função importante no aumento da taxa de cliques dos seus conteúdos, já que é uma ponte fundamental com o público-alvo.
Além da escolha correta de termos, um cuidado interessante a se ter nesse ponto é inserir a palavra-chave na url do link. Em geral, as pessoas ficam atentas ao endereço na hora de verificar se o conteúdo realmente pode atender às expectativas delas em relação ao assunto.
Tenha CTAs eficientes
O call to action ou CTA é mais um fator central na otimização da taxa de cliques. A chance de atrair o consumidor aumenta muito quando você escolhe CTAs eficientes para isso. Incluir um “inscreva-se já” ao final do e-mail marketing pode fazer toda a diferença.
Portanto, aproveite para reconhecer a importância do planejamento de bons CTAs nos seus conteúdos e ações de marketing. Utilizar gatilhos mentais em anúncios é uma técnica interessante para aumentar os cliques.
Desenvolva uma estratégia
Por fim, vale destacar que fica muito mais difícil conseguir aumentar a CTR sem ter uma boa estratégia de marketing. Infelizmente, diversas empresas desperdiçam recursos financeiros e tempo por não otimizarem suas ações.
O aumento da CTR e a melhoria dos resultados são caminhos naturais quando se tem uma organização eficiente de marketing. Ao fazer isso, você consegue, inclusive, melhorar o retorno de seus investimentos.
Depois de aprender o que é CTR e por que o acompanhamento dessa métrica é importante, coloque nossas dicas em prática. Elas permitirão avaliar os resultados das suas ações de marketing e ampliar o alcance de seus conteúdos.
Quer aprender mais sobre marketing digital? Aproveite sua visita ao nosso blog e saiba por que produzir conteúdo para sua empresa é tão importante!