Descrição de cargos: como elaborar na empresa? 

Ao buscar talentos no mercado, a gestão de pessoas precisa considerar as competências e habilidades esperadas dos candidatos para cada função que será exercida. A clareza sobre esses aspectos também é fundamental para a avaliação do desempenho dos atuais colaboradores.

Mas como ter essas informações de forma sistemática e transparente para dar suporte a essas tarefas? A elaboração da descrição de cargos contribui para esse processo. O documento beneficia tanto a empresa quanto os profissionais, otimizando o relacionamento e levando eficiência ao ambiente de trabalho.

Quer entender melhor essa questão? A seguir, entenda o que é a descrição de cargos e como você pode criá-la em sua organização!

O que é descrição de cargos?

Descrição de cargos é um documento que descreve de forma clara e objetiva as responsabilidades, tarefas e requisitos exigidos para determinada posição em uma empresa. Dessa forma, ela facilita a compreensão das atribuições e expectativas do cargo.

O registro ajuda na organização da estrutura da companhia, na definição de hierarquias e na identificação das competências necessárias para cada função. Ele serve como guia para gestores e colaboradores atuarem com mais segurança em suas posições.

Qual é a importância da descrição de cargos para a empresa? 

Agora que você já sabe o que é a descrição de cargos, fica mais fácil entender a importância dela para a organização. Para a empresa, o documento gera clareza sobre as responsabilidades de cada cargo.

Com essas definições estabelecidas, é possível ter mais eficiência na busca e na retenção de talentos. O documento também contribui para a prevenção de conflitos, além do ordenamento de funcionários. 

Ademais, os colaboradores são favorecidos pela elaboração de uma descrição de cargos completa. Afinal, ela proporciona um maior entendimento sobre as expectativas da empresa em relação ao seu trabalho, alinhando o profissional aos objetivos organizacionais. 

Onde e como a descrição de cargos costuma ser utilizada?

Diante dos benefícios da elaboração do documento, é possível utilizá-lo em diversos contextos nas companhias. Ele pode ser aplicado, por exemplo, no processo de recrutamento e seleção, servindo como base para a escolha de candidatos. 

Além disso, a descrição de cargos tem aplicação na orientação e treinamento de colaboradores sobre suas responsabilidades. O documento também é importante na avaliação de desempenho, fornecendo critérios objetivos aos profissionais de recursos humanos para mensurar o trabalho realizado.

Ele é utilizado, ainda, como base para a definição de planos de carreira e desenvolvimento profissional. Assim, a descrição possibilita a identificação de lacunas de competências e oportunidades de crescimento.

Como elaborar uma boa descrição de cargos?

Ao perceber os diversos usos da descrição de cargos na gestão de pessoas, falta descobrir como ela deve ser elaborada. Confira algumas práticas que ajudam na construção do documento!

Seja claro e conciso

Ao fazer o documento, utilize uma linguagem simples e direta, evitando jargões técnicos ou termos ambíguos. Destaque as principais responsabilidades e tarefas para transmitir uma visão transparente do que é esperado do colaborador.

Foque as competências essenciais

Identifique as habilidades e conhecimentos necessários para o desempenho do cargo. Liste competências técnicas e comportamentais relevantes, como habilidades de comunicação, liderança ou capacidade de trabalhar em equipe.

Atualize regularmente

As descrições de cargos devem ser revisadas e atualizadas periodicamente. O objetivo é acompanhar mudanças nas demandas e nos requisitos das posições.

Como você viu, uma boa descrição de cargos é fundamental para a gestão de pessoas. O documento contribui com a fluidez no relacionamento entre a empresa e seus colaboradores, além de favorecer o processo de recrutamento e seleção de talentos.

Além desse documento, você pode usar outros conhecimentos para melhorar a relação da gestão com funcionários. Então saiba como implantar um RH estratégico na sua empresa!

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