As empresas contam com diversas possibilidades de explorar o marketing digital. Uma modalidade que tende a ser efetiva é o disparo de e-mail marketing, capaz de gerar novos leads, além de atrair e fidelizar clientes.
No entanto, um dos desafios desse tipo de campanha é evitar que os e-mails sejam direcionados para a caixa de spam. Em alguns casos, estratégias mal elaboradas incomodam o destinatário e reduzem a chance de as mensagens serem abertas.
Quer aprender como ter sucesso com o disparo de e-mail marketing, reduzindo as chances de suas mensagens irem para a caixa de spam? Confira 6 dicas para melhorar os resultados da estratégia!
1. Mantenha a lista de e-mails atualizada
Uma estratégia de disparo de e-mail marketing eficiente deve ser elaborada a partir de uma base de contatos que deram permissão para o seu recebimento. Jamais compre listas de e-mails, pois a prática é considerada spam.
Além disso, ao conseguir que os usuários forneçam voluntariamente os endereços de e-mail para a empresa, as chances de ter bons resultados são maiores. Da mesma forma, é fundamental atualizar a lista de contatos com frequência.
Mesmo que o cadastro ocorra voluntariamente, verifique o interesse do destinatário em continuar recebendo as mensagens. Quando o contato não interage com os e-mails por um período longo, é um sinal de que o conteúdo é irrelevante para a pessoa.
Para lidar com a situação e evitar cair no spam, um recurso é enviar mensagens de verificação de interesse ou mesmo de pesquisa sobre os melhores temas para a interação. Se a empresa continuar sem retorno, uma alternativa é deixar o contato por um tempo sem e-mails.
Vale também remover e-mails inválidos ou que solicitaram descadastramento. A prática melhora a taxa de entrega, enquanto garante a comunicação com um público realmente interessado em suas mensagens.
Considere que os algoritmos que controlam a entrega dos e-mails avaliam a reputação do remetente para definir as chances de se tratar de spam. Então uma taxa elevada de e-mails não solicitados ou um baixo índice de resposta impactam negativamente os resultados.
2. Deixe o link de descadastro em todos os e-mails
Como você viu, é importante manter a lista de e-mails atualizada. Para a prática ser efetiva, insira o link de descadastro em todas as mensagens disparadas. Esse é um sinal de respeito ao usuário, evitando que a empresa gere incômodo e seja bloqueada.
Para tratar de problemas do tipo, existe um Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing (Capem). Ele determina que o remetente deve disponibilizar ao destinatário a sua política de opt-out, ou seja, de exclusão da lista de recebimento de comunicações.
Assim, o emissor do e-mail deve informar o prazo de remoção do endereço da base, que não pode ultrapassar dois dias úteis quando solicitado pelo link de descadastramento. Se a solicitação for realizada por outros meios, o prazo é de cinco dias úteis, no máximo.
Desse modo, uma campanha ética exige a presença de um link acessível de descadastro. A prática mostra que você valoriza as preferências do destinatário e contribui para uma reputação positiva da marca.
3. Segmente listas por interesses e comportamento
Você aprendeu que a atualização da lista de e-mail marketing contribui para tornar o disparo mais efetivo. Do mesmo modo, a segmentação é uma forma de aumentar a relevância das interações, fazendo com que elas fiquem mais personalizadas.
Para melhorar os resultados, divida a sua lista de contatos em segmentos. Eles podem ser separados com base em informações, como:
- interesses;
- comportamentos de compra;
- localização geográfica;
- histórico de interações;
- idade;
- gênero;
- estágio do funil de vendas;
- entre outros critérios.
Ao enviar e-mails personalizados, você aumenta as chances de engajamento e conversão. O motivo é que os destinatários receberão um conteúdo que importa para eles, desfrutando de uma experiência mais individualizada.
4. Defina a frequência no disparo de e-mail marketing
Assim como a reputação, a frequência de disparo de e-mail é avaliada pelos algoritmos dos servidores para detectar atividades suspeitas. Portanto, entregas muito frequentes ou excessivas em um curto período contam com maiores chances de ir para o lixo eletrônico.
Ainda, enviar e-mails com muita frequência pode levar ao desinteresse e aumentar a chance de descadastramento. Por outro lado, uma frequência muito baixa tende a fazer com que seus contatos se esqueçam da sua marca.
Logo, encontre um equilíbrio nas interações que mantenha seu público engajado sem ser incômodo. Uma boa prática é enviar e-mails em um intervalo regular, a partir de um cronograma conforme a natureza do seu conteúdo.
5. Elabore conteúdos relevantes e atraentes
Mais uma dica importante de como fazer uma estratégia de e-mail marketing que não caia na caixa de spam é produzir conteúdos relevantes. Afinal, é o valor que você entrega à sua audiência que alimenta o interesse na relação com a marca.
Logo, crie e-mails informativos, relevantes e visualmente atraentes. Vale usar uma combinação de textos, imagens e gráficos para capturar a atenção do leitor. Contudo, tenha cuidado ao adicionar mídias, pois elas podem gerar o alerta de spam.
Outra forma de atrair o leitor é personalizar as mensagens com o nome do destinatário. Ajuste a linguagem ao público e procure sempre oferecer algum elemento interessante. Existe a possibilidade de os e-mails conterem brindes, promoções ou descontos exclusivos, informações úteis e outros conteúdos valiosos ao lead.
6. Contrate uma empresa especializada em produção de conteúdo
Para ter uma estratégia mais eficaz, você pode contar com o auxílio de uma empresa especializada em produção para a internet, como a ABContent. Utilizamos tecnologias e ferramentas atualizadas, direcionadas para o melhor desempenho do marketing de conteúdo.
O nosso material é personalizado para as necessidades da sua empresa, ajustando-se às suas estratégias, objetivos e perfil. Desse modo, os conteúdos são produzidos sob medida, a partir de um planejamento individualizado, com foco em resultados.
Com essas 6 dicas de disparo de e-mail marketing, você reduz as chances de ter as mensagens encaminhadas para a caixa de spam. Além disso, as boas práticas contribuem para os resultados — aumentando o engajamento e as conversões.
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