Erro 404: entenda por que ele afeta os usuários do seu site!

O desempenho da sua marca online depende da sua autoridade digital, certo? Portanto, é importante estar presente não apenas nas redes sociais, mas também ter um site para expor seus produtos e divulgar conteúdos relevantes. Porém, tudo isso pode ser prejudicado pelo erro 404.

Ele está entre as diversas falhas que podem afetar uma página e impedir o acesso aos conteúdos ou a continuidade da navegação. O problema tende a desestimular o usuário a continuar no site.

A boa notícia é que é possível tomar medidas de precaução contra erros como o 404. Ficou interessado? Continue a leitura e conheça mais sobre esses obstáculos e como se precaver!

O que é erro 404?

O erro 404, também conhecido como “404 Not Found”, é uma das mensagens de problema de acesso mais comuns na internet. Ele corresponde a um código de status HTTP (Hypertext Transfer Protocol, ou Protocolo de Transferência de Hipertexto), emitido pelo servidor.

Nesse caso, a mensagem indica que o servidor não localizou o recurso solicitado. A situação pode ocorrer por inúmeros motivos. 

Alguns exemplos são:

  • escrita incorreta do URL;
  • remoção da página sem um redirecionamento adequado;
  • desatualização dos links internos ou externos;
  • problemas de configuração no servidor.

Como o erro 404 pode afetar seu site?

Independentemente da causa do erro 404, ele pode ser fatal para a sua presença digital e para as suas estratégias de marketing. Afinal, se um usuário não consegue acessar um conteúdo ou produto, os esforços relacionados à publicação e à divulgação dele foram em vão.

Quando os visitantes se deparam constantemente com páginas inexistentes, a experiência deles é prejudicada. Naturalmente, isso leva ao abandono da navegação no site e à busca de alternativas.

Uma consequência é o aumento na taxa de rejeição do site — a percentagem de visitantes que saem após ver somente uma página. Esse indicador de desempenho sinaliza para os mecanismos de busca, como o Google, que o site é irrelevante ou não é confiável.

A reputação do seu site também é afetada pela presença de links quebrados e erros frequentes. O problema faz com que sua autoridade seja questionada, prejudicando sua posição no ranqueamento do Google diante de buscas com palavras-chave relevantes para a marca.

Afinal, os mecanismos de busca dão prioridade aos sites bem estruturados e funcionais. Quando há inúmeros erros 404, eles podem levar à desindexação de páginas importantes. Portanto, sua visibilidade é prejudicada, assim como as vendas online.

Como evitar que o erro 404 aconteça?

Como você viu, o erro “404 Not Found” é um problema comum em sites, que são prejudicados e podem perder a audiência. Logo, mesmo que as suas publicações sejam criativas e ricas em informações, elas não surtirão o efeito desejado de engajar o público e gerar conversões.

Conforme a lista de motivos que levam a esse erro, há situações em que ele decorre de um engano do usuário ou de um problema no servidor. Porém, na maioria das vezes, o impedimento de acesso ao site surge de uma falha na administração de suas páginas.

Desse modo, é indispensável que você tome medidas de precaução para evitar que esse erro afete seu site. Veja quais são elas e coloque-as em prática! 

Monitore seu site

O monitoramento do seu site e das páginas pertencentes a ele é fundamental para evitar que elas sejam vítimas do erro 404. Você pode contar com o auxílio de ferramentas como Google Search Console e Screaming Frog para monitorar o desempenho dele, detectando links quebrados e páginas inexistentes, por exemplo. 

Atualize links e redirecionamentos

É natural que seu site contenha links internos e externos para outras páginas. Essa é uma prática comum de link building (construção de links), que faz parte das estratégias de SEO (search engine optimization ou otimização de mecanismos de busca) — impactando a relevância das suas páginas.

É necessário monitorar esses links e atualizá-los, evitando que os seus visitantes sejam direcionados para páginas inexistentes. Aliás, caso uma página seja removida, faça um redirecionamento 301. Esse é um método utilizado para direcionar permanentemente uma URL para outra. 

O redirecionamento garante que os visitantes e mecanismos de busca sejam encaminhados para um novo endereço diante da remoção ou exclusão de páginas. Ao redirecionar o link, você evita a perda de tráfego ou de relevância nos rankings de pesquisa.

Utilize URLs amigáveis

O erro 404 também pode surgir de enganos durante a digitação da URL. Embora aqui ele decorra de um equívoco do usuário, você pode se valer de medidas que impeçam a ocorrência dessa falha. 

Uma solução é utilizar URLs simples, que evitem combinações complexas de caracteres. Assim, são reduzidas as chances de imprecisões na escrita. Para isso, dê preferência a sequências descomplicadas e mantenha um padrão para os seus endereços.

Faça a manutenção regular do site

A manutenção do seu site é uma das principais maneiras de se precaver contra o erro 404. Ao promover auditorias regulares, é possível identificar e corrigir problemas antes que eles ocorram.

Ao analisar suas páginas, certifique-se de atualizar os plugins, de verificar todos os links e fazer redirecionamentos, caso seja necessário. Ainda, verifique a relevância das páginas para as quais eles direcionam o usuário.

Com esses cuidados, é possível evitar que o seu site seja vítima do erro 404 e das consequências que o acompanham. Eles são simples e auxiliam as suas estratégias de marketing a alcançarem os resultados desejados.

Neste texto, você aprendeu o que é o erro 404 e como ele afeta os sites de diferentes nichos. Com as dicas vistas, você pode se precaver contra o surgimento dessa falha e manter a relevância das suas páginas, aumentando suas oportunidades de conversão.

Além de cuidar da qualidade dos links, você também precisa mantê-los seguros. Saiba mais sobre o assunto em nosso artigo sobre headers de segurança!

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