O desempenho da sua marca online depende da sua autoridade digital, certo? Portanto, é importante estar presente não apenas nas redes sociais, mas também ter um site para expor seus produtos e divulgar conteúdos relevantes. Porém, tudo isso pode ser prejudicado pelo erro 404.
Ele está entre as diversas falhas que podem afetar uma página e impedir o acesso aos conteúdos ou a continuidade da navegação. O problema tende a desestimular o usuário a continuar no site.
A boa notícia é que é possível tomar medidas de precaução contra erros como o 404. Ficou interessado? Continue a leitura e conheça mais sobre esses obstáculos e como se precaver!
O que é erro 404?
O erro 404, também conhecido como “404 Not Found”, é uma das mensagens de problema de acesso mais comuns na internet. Ele corresponde a um código de status HTTP (Hypertext Transfer Protocol, ou Protocolo de Transferência de Hipertexto), emitido pelo servidor.
Nesse caso, a mensagem indica que o servidor não localizou o recurso solicitado. A situação pode ocorrer por inúmeros motivos.
Alguns exemplos são:
- escrita incorreta do URL;
- remoção da página sem um redirecionamento adequado;
- desatualização dos links internos ou externos;
- problemas de configuração no servidor.
Como o erro 404 pode afetar seu site?
Independentemente da causa do erro 404, ele pode ser fatal para a sua presença digital e para as suas estratégias de marketing. Afinal, se um usuário não consegue acessar um conteúdo ou produto, os esforços relacionados à publicação e à divulgação dele foram em vão.
Quando os visitantes se deparam constantemente com páginas inexistentes, a experiência deles é prejudicada. Naturalmente, isso leva ao abandono da navegação no site e à busca de alternativas.
Uma consequência é o aumento na taxa de rejeição do site — a percentagem de visitantes que saem após ver somente uma página. Esse indicador de desempenho sinaliza para os mecanismos de busca, como o Google, que o site é irrelevante ou não é confiável.
A reputação do seu site também é afetada pela presença de links quebrados e erros frequentes. O problema faz com que sua autoridade seja questionada, prejudicando sua posição no ranqueamento do Google diante de buscas com palavras-chave relevantes para a marca.
Afinal, os mecanismos de busca dão prioridade aos sites bem estruturados e funcionais. Quando há inúmeros erros 404, eles podem levar à desindexação de páginas importantes. Portanto, sua visibilidade é prejudicada, assim como as vendas online.
Como evitar que o erro 404 aconteça?
Como você viu, o erro “404 Not Found” é um problema comum em sites, que são prejudicados e podem perder a audiência. Logo, mesmo que as suas publicações sejam criativas e ricas em informações, elas não surtirão o efeito desejado de engajar o público e gerar conversões.
Conforme a lista de motivos que levam a esse erro, há situações em que ele decorre de um engano do usuário ou de um problema no servidor. Porém, na maioria das vezes, o impedimento de acesso ao site surge de uma falha na administração de suas páginas.
Desse modo, é indispensável que você tome medidas de precaução para evitar que esse erro afete seu site. Veja quais são elas e coloque-as em prática!
Monitore seu site
O monitoramento do seu site e das páginas pertencentes a ele é fundamental para evitar que elas sejam vítimas do erro 404. Você pode contar com o auxílio de ferramentas como Google Search Console e Screaming Frog para monitorar o desempenho dele, detectando links quebrados e páginas inexistentes, por exemplo.
Atualize links e redirecionamentos
É natural que seu site contenha links internos e externos para outras páginas. Essa é uma prática comum de link building (construção de links), que faz parte das estratégias de SEO (search engine optimization ou otimização de mecanismos de busca) — impactando a relevância das suas páginas.
É necessário monitorar esses links e atualizá-los, evitando que os seus visitantes sejam direcionados para páginas inexistentes. Aliás, caso uma página seja removida, faça um redirecionamento 301. Esse é um método utilizado para direcionar permanentemente uma URL para outra.
O redirecionamento garante que os visitantes e mecanismos de busca sejam encaminhados para um novo endereço diante da remoção ou exclusão de páginas. Ao redirecionar o link, você evita a perda de tráfego ou de relevância nos rankings de pesquisa.
Utilize URLs amigáveis
O erro 404 também pode surgir de enganos durante a digitação da URL. Embora aqui ele decorra de um equívoco do usuário, você pode se valer de medidas que impeçam a ocorrência dessa falha.
Uma solução é utilizar URLs simples, que evitem combinações complexas de caracteres. Assim, são reduzidas as chances de imprecisões na escrita. Para isso, dê preferência a sequências descomplicadas e mantenha um padrão para os seus endereços.
Faça a manutenção regular do site
A manutenção do seu site é uma das principais maneiras de se precaver contra o erro 404. Ao promover auditorias regulares, é possível identificar e corrigir problemas antes que eles ocorram.
Ao analisar suas páginas, certifique-se de atualizar os plugins, de verificar todos os links e fazer redirecionamentos, caso seja necessário. Ainda, verifique a relevância das páginas para as quais eles direcionam o usuário.
Com esses cuidados, é possível evitar que o seu site seja vítima do erro 404 e das consequências que o acompanham. Eles são simples e auxiliam as suas estratégias de marketing a alcançarem os resultados desejados.
Neste texto, você aprendeu o que é o erro 404 e como ele afeta os sites de diferentes nichos. Com as dicas vistas, você pode se precaver contra o surgimento dessa falha e manter a relevância das suas páginas, aumentando suas oportunidades de conversão.
Além de cuidar da qualidade dos links, você também precisa mantê-los seguros. Saiba mais sobre o assunto em nosso artigo sobre headers de segurança!