Gerenciador de anúncios Facebook app: um guia completo!

Você possui um empreendimento físico ou online? Então precisa conhecer o gerenciador de anúncios do Facebook app! Afinal, por meio dele, é possível criar e monitorar campanhas de marketing interativas e atraentes.

No entanto, antes de explorar a ferramenta, é indispensável que você procure saber mais sobre ela. Assim, ficará mais fácil utilizar o recurso e seus anúncios se tornarão mais segmentados, assertivos e com maior potencial de alcance.

Ficou interessado? Então continue a leitura e descubra tudo que você precisa saber sobre o gerenciador de anúncios Facebook app!

O que é o gerenciador de anúncios do Facebook? 

O gerenciador de anúncios Facebook app, como o próprio nome sugere, é um site que serve para criar, monitorar, gerar relatórios e administrar campanhas. Ele reúne as ferramentas para gerenciar o Instagram, Facebook e Messenger — todos da empresa Meta, antigo Facebook.

Assim, ele permite programar as publicidades que aparecem no feed ou nos stories enquanto você usa a rede social. Elas são, justamente, anúncios criados pelo Facebook Ads. Essa ferramenta é acessível para todos que possuem uma fan page ou página comercial.

Então, ainda que você tenha uma loja física, é possível explorar a plataforma a seu favor. Por exemplo, uma corretora de investimentos pode ter uma fan page no Facebook e se beneficiar da ferramenta para publicar anúncios sobre seus produtos e serviços.

Para isso, é preciso saber criar campanhas de marketing, elaborar um plano de comunicação eficiente e ter disponível recursos financeiros. Isso porque há um custo a ser pago — por clique ou conforme as interações feitas no anúncio. 

Para que serve essa ferramenta? 

Conforme você acabou de descobrir, o gerenciador de anúncios Facebook app serve para criar campanhas que serão divulgadas nas redes sociais da Meta. Existem diversas funcionalidades e cada anúncio pode ser projetado para objetivos distintos.

Você pode criar anúncios no Facebook Ads com o intuito de impulsionar uma publicação e gerar interações com a sua página, por exemplo. Também é possível ter o objetivo de levar o leitor a visitar o seu site ou comprar os seus produtos ou serviços.

Após definir qual será a principal função da publicidade, você pode organizar o conteúdo e colocar a campanha para rodar. Ao final, é possível acompanhar as métricas para saber se a ação funcionou como o esperado.

Quais são as vantagens de utilizar essa ferramenta? 

Conforme pesquisa vinculada no pela Opinion Box, em 2021 o Facebook seguiu sendo a rede social mais utilizada no mundo e a terceira mais acessada pelos brasileiros. Com uma popularidade tão expressiva, vale garantir investir em anúncios nessa rede, não é?

Nesse contexto, anunciar no Facebook Ads pode trazer diversas vantagens para a campanha de marketing. Entre elas, destaca-se a possibilidade de alcançar um grande público. Além disso, os anúncios podem ajudar a fidelizar clientes que já adquiriram do seu negócio.

Ao criar anúncios no Facebook Ads, as chances de que você efetue mais vendas também são significativas. Isso porque o anúncio passa a ser exposto para centenas de usuários que podem se interessar por sua marca.

Outra vantagem do gerenciador de anúncios Facebook app é que o alcance pode ser segmentado de acordo com o seu público-alvo. Por exemplo, se o perfil dos seus clientes é majoritariamente mulher com faixa etária entre 40 e 50 anos, você pode direcionar o anúncio para elas.

Também existe a possibilidade de fazer testes A/B para saber quais são os conteúdos que dão melhores resultados. Assim, você tem condições de identificar os anúncios que tiveram uma performance mais positiva ou os públicos que mais interagiram para traçar novas estratégias. 

Como anunciar no Facebook? 

Entendeu o que é o gerenciador de anúncios do Facebook e quais são os benefícios proporcionados pela ferramenta? Agora você pode colocar o conhecimento em prática e criar sua propaganda.

Para acessar a ferramenta do Facebook, basta clicar sobre o link “Gerenciador de Anúncios” no menu ao lado esquerdo da tela. Mas atenção, essa opção está disponível somente para o perfil do administrador da fan page ou da página comercial.

Outra forma de acessar o gerenciador é fazendo download do aplicativo. Após acessá-lo, você já pode começar a criar o anúncio. 

Veja o passo a passo a seguir!

Defina o seu objetivo e público-alvo

Primeiro, você precisará definir qual é o seu objetivo: reconhecimento, atração ou conversão. Basta selecionar aquelas opções que correspondem aos seus objetivos. Na sequência, você escolhe o seu público-alvo. 

É possível optar por “Público Semelhante” ou “Criar Novo”. Na primeira opção, você segmenta o seu público a partir de determinado perfil. Assim o próprio Facebook, por meio dos algoritmos, assume a função de encontrar pessoas com os mesmos interesses e comportamentos daquele perfil que você informou. 

Já na opção “criar novo público”, você escolhe a segmentação dos usuários que receberão o anúncio, a partir de critérios como idade, localização e gênero.

Estabeleça o orçamento

O próximo passo é definir o orçamento que será disponibilizado para os anúncios. Há duas opções: diário ou vitalício. Na primeira opção, você limita qual será o valor do investimento diário. Já na segunda, o orçamento será gasto automaticamente até que se esgote.

Escolha o formato da mídia

Feito os passos acima, você pode criar o seu anúncio! O Facebook oferece diferentes opções de configuração de mídia, como imagem, vídeo e carrossel. Então capriche na qualidade das fotos, redija uma descrição atrativa e defina um CTA conforme os seus objetivos.

Qual a diferença entre impulsionar e criar anúncio?

Percebeu como é fácil criar o seu primeiro anúncio no Facebook? Além de adotar essa estratégia, você pode impulsionar posts nas redes sociais. Embora ambas as modalidades sejam voltadas para a publicidade, elas possuem funções distintas.

O anúncio é indicado para converter vendas e segmentar o público com foco maior em campanhas de marketing. Já o impulsionamento é recomendável para destacar um post em particular e expandir o alcance do conteúdo em questão.

Seja qual for a sua escolha, tanto o impulsionamento quanto a criação de campanhas estão disponíveis no gerenciador de anúncios Facebook app. Conforme você acabou de aprender, é através dessa ferramenta que você gere e cria publicidade nas redes sociais da Meta!

Viu como o gerenciador de anúncios Facebook app pode ser interessante para o marketing? Então aprenda como fazer uma página de Facebook para conquistar ainda mais audiência

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