Afinal, o que é conteúdo de valor e qual sua importância para as empresas?

Construir autoridade e credibilidade junto ao público envolve diversas táticas. Entre elas, está a geração de um conteúdo de valor. Ou seja, que realmente seja relevante para os seus clientes e possíveis consumidores.

Essa estratégia tem o objetivo de chamar a atenção do público-alvo, desenvolver um relacionamento e engajar as pessoas para fechar as vendas. Para isso, é preciso saber como entregar um material de alta qualidade.

Quer saber mais? Confira este artigo para entender o conceito de conteúdo de valor e a importância desse método para empresas de todos os portes!

O que é conteúdo de valor? 

Conteúdo de valor é um conceito que se relaciona à entrega de um material relevante e útil para determinado público. Portanto, ele precisa transmitir uma informação de qualidade e gerar benefício real para a audiência.

Além disso, o conteúdo de valor ajuda empresas de todos os portes e setores a atingirem os objetivos traçados no planejamento estratégico de marketing digital. Então é possível construir uma relação de confiança entre a marca e o público.

Alguns formatos de conteúdo oferecem uma aplicação prática, permitindo que o leitor chegue ao melhor resultado ao seguir as informações apresentadas. Esse é o caso de um artigo de blog com passo a passo, por exemplo.

Contudo, também existem conteúdos de valor que geram benefícios reais ou oferecem conhecimentos aprofundados sobre determinado assunto. Um exemplo são os e-books que desenvolvem um tema específico.

Vale ressaltar um ponto central: o que define o valor de um conteúdo não é o seu tamanho. Ser longo ou curto não dá garantias sobre a qualidade e o resultado que ele pode entregar para a audiência. O diferencial está nas informações veiculadas.

Quais pontos são necessários para criar um conteúdo de valor?

Após entender o conceito, é preciso saber quais são os pontos principais para a entrega de um conteúdo de valor. Primeiramente, ele precisa ser encontrável, ou seja, o material deve utilizar as técnicas de otimização de busca (SEO) de forma adequada.

Ele também precisa ser bem escrito, o que evita confundir o leitor. Para isso, é necessário apresentar um discurso textual coerente e simples. Assim, é indispensável criar um conteúdo compreensível e fácil para o público-alvo.

Ainda que pareça simples, criar materiais que as pessoas entendam é um grande desafio. A dificuldade é ainda maior quando se trata de assuntos complexos ou temáticas específicas — como empreendedorismo e investimentos.

Além disso, o conteúdo de valor deve ser acionável. Isso significa que ele deve ter uma chamada para ação em que o leitor tome uma atitude, como:

  • clicar em um link;
  • fazer um cadastro;
  • baixar um e-book;
  • entrar em contato com a empresa;
  • enviar uma mensagem.

Por fim, o conteúdo de valor deve ser compartilhável. A qualidade das informações deve fazer com que o usuário queira compartilhar o material da sua empresa com os amigos, o que pode aumentar a credibilidade do negócio.

Qual é a importância desse tipo de conteúdo para as empresas?

Você já sabe quais pontos são necessários para produzir um conteúdo de valor, certo? Além disso, é preciso entender quais benefícios essa estratégia pode trazer para a sua empresa. 

Confira!

Crescimento do tráfego orgânico

O tráfego orgânico representa as visitas ao seu site ou blog conquistadas de maneira espontânea — sem a necessidade de investir em anúncios. Esse é um dos principais resultados obtidos por empresas que criam conteúdos de valor.

Ao postar um material de qualidade, o Google e outros buscadores entendem que aquele conteúdo é pertinente para os usuários. Então ele é apresentado entre as primeiras posições quando uma pessoa realiza uma busca relacionada ao seu assunto.

Além disso, os próprios leitores estarão mais interessados em compartilhar os conteúdos com amigos e familiares. Como consequência, o tráfego orgânico aumenta.

Atração e geração de leads

Outro benefício do conteúdo de valor é a atração e geração de leads. Isso porque uma das estratégias do marketing digital é gerar oportunidades de negócio por meio da oferta de materiais ricos.

Para acessar esses conteúdos, os leads precisam fornecer informações estratégicas à empresa, como nome, profissão e e-mail para contato. Todo o processo acontece de forma voluntária.

Aumento do engajamento e das vendas

Quanto mais valor a empresa gera para o público, mais engajamento ela tem. A tendência é que isso resulte em mais vendas, tanto para novos clientes quanto para aqueles que já estão retidos.

Com o acesso aos conteúdos de qualidade, os consumidores percebem que a empresa é especialista no assunto. Logo, eles têm mais segurança para confiar no trabalho prestado. Para ter esse resultado, entretanto, é preciso estar presente nos canais que seu público-alvo está.

Também é válido considerar os formatos de conteúdo que ele consome, como:

Como a ABContent pode ajudar na produção de conteúdos de valor?

Como você viu, não basta produzir conteúdos se não houver uma percepção clara do que a empresa deseja transmitir. Ademais, é necessário reunir informações relevantes e otimizar o material para os mecanismos de buscas e pensando na geração de leads.

Contudo, nem toda companhia tem uma equipe preparada para produzir esse tipo de conteúdo e ter os resultados esperados. Nesse sentido, é possível contar com uma empresa especializada em produção de conteúdo web.

Se o seu negócio busca se destacar nos nichos de finanças, investimentos, negócios e empreendedorismo, é possível contar com a ABContent. Dessa forma, você pode oferecer conteúdos exclusivos e relevantes para o seu público.

Entre os conteúdos online que podemos produzir para gerar valor aos seus leitores, estão:

  • artigos para blogs: são textos sobre temas diversos, que ajudam a gerar engajamento, audiência e autoridade para a marca;
  • e-books: são livros digitais que entregam um conteúdo bastante detalhado sobre determinado assunto;
  • e-mails: permitem a comunicação direta com leads e clientes por meio de conteúdos personalizados, ajudando a construir um relacionamento mais sólido com o público.

Agora você sabe o que é conteúdo de valor e como essa estratégia pode engajar seu público e alavancar as suas vendas. Para isso, é válido contar com uma empresa que ofereça soluções de qualidade e alinhadas às necessidades do negócio.

Quer entregar um conteúdo de valor para o seu público? Entre em contato e saiba como a ABContent pode ajudar a sua empresa!

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