Com a ascensão da internet e das mídias digitais, a forma com que o público se conecta com marcas e compra produtos mudou. Nesse novo cenário, saber como fazer marketing de conteúdo é essencial para alcançar essas pessoas.

Esse tipo de estratégia tem o objetivo de atrair o cliente para sua empresa e alavancar vendas a partir da produção de materiais que engajem e encantem o público. Por isso, é interessante desenvolver um planejamento com esse foco.

Quer começar a fazer marketing de conteúdo e aproveitar os benefícios dessa estratégia? Acompanhe a leitura e conheça 5 dicas para colocar em prática!

O que é e para que serve o marketing de conteúdo?

Como o próprio nome sugere, o marketing de conteúdo é uma estratégia centrada na produção de conteúdos relevantes. Dessa forma, em vez de apresentar o produto de maneira direta, a empresa busca solucionar um problema do cliente — criando um vínculo com ele.

Para facilitar seu entendimento, considere um exemplo: imagine um potencial cliente que está com dificuldades de iniciar seus investimentos no mercado financeiro. Nesse tipo de situação, é comum recorrer ao Google para encontrar ajuda.

Assim, ao buscar por “dicas para começar a investir”, esse usuário se depara com um passo a passo detalhado em formato de artigo que uma empresa de assessoria produziu. O conteúdo não está oferecendo serviços diretamente, apenas apresenta dicas que solucionam o problema.

Esse é o cerne do marketing de conteúdo. Ou seja, responder as principais questões do usuário para estabelecer uma relação com ele. Assim, essa pessoa poderá se engajar com os demais materiais da sua empresa até, finalmente, tornar-se um cliente.

De maneira mais comum, o marketing de conteúdo é executado em alinhamento com um planejamento de inbound marketing. Essa estratégia é dividida entre as etapas de atrair, encantar, converter e fidelizar os leads — que são as pessoas interessadas na sua empresa.

Quais as vantagens dessa estratégia de marketing?

Como você viu, o marketing de conteúdo é uma estratégia de atração de clientes. Assim, uma de suas principais vantagens é fornecer um fluxo constante de novos leads. Afinal, bons conteúdos podem se manter relevantes por bastante tempo, gerando novos acessos.

Ademais, o marketing de conteúdo facilita o processo de alcançar o seu público-alvo. Dessa maneira, ele contribui para o aumento das vendas do seu negócio a partir dessa geração de novos leads qualificados.

Ele também é positivo para o fortalecimento da sua marca. A partir do momento em que novos clientes engajam com seu conteúdo e entram em um funil de vendas, haverá uma maior consciência sobre o trabalho da sua empresa. Isso cria mais autoridade para o negócio.

Outra vantagem é a redução dos custos para atrair clientes. Isso acontece porque não haverá um investimento regular em comerciais ou anúncios de mídia paga. Embora seja possível impulsionar seus conteúdos, essa estratégia pode funcionar bem de maneira orgânica.

Como começar a fazer marketing de conteúdo com 5 dicas?

Agora que você entendeu as principais características do marketing de conteúdo, é importante saber como colocá-lo em prática. Confira 5 dicas!

1.      Defina uma estratégia clara

O primeiro passo para fazer marketing de conteúdo é definir sua estratégia. Ela precisa ser clara, objetiva e, principalmente, alinhada com o propósito e os objetivos da sua marca.

Para funcionar corretamente, o planejamento deve incluir as suas metas e os seus objetivos. Isto é, aquilo que você pretende alcançar por meio da produção de conteúdo. Ainda, é preciso estipular prazos para cada conquista, visando facilitar o processo de mensuração de resultados.

Além disso, você deve definir como será a sua produção de conteúdo. Assim, pense em quais serão os temas abordados nas publicações e qual o perfil de cliente que eles poderão atingir. Dessa maneira, é possível potencializar as chances de obter resultados positivos.

2.      Tenha foco no cliente

Como você viu, o marketing de conteúdo é uma estratégia de atração. Desse modo, em vez de fazer anúncios óbvios para o seu cliente, o seu objetivo deve ser apresentar soluções para as dores dele.

Isso significa que o foco da sua produção de conteúdo será encantar lead. O seu produto é apenas um elemento da estratégia. Logo, o planejamento não é centrado na venda direta, mas sim em deixar que o lead siga sua jornada até a conversão.

3.      Trabalhe as palavras-chave

O trabalho das palavras-chave é outro elemento essencial para fazer marketing de conteúdo. Afinal, será por meio delas que o seu público-alvo conseguirá encontrar o seu conteúdo — especialmente se o seu foco for tráfego orgânico.

Nesse sentido, você precisa saber quais são as palavras e os conceitos mais relevantes que devem ser trabalhados durante sua comunicação. Esse entendimento permite que você faça planejamentos de conteúdo e calendários de publicação mais adequados.

Além disso, é importante lembrar que o foco é em solucionar as dores do seu público-alvo. Portanto, a seleção de palavras-chave também deve considerar o tipo de conteúdo que seu lead busca.

4.      Crie a jornada de compra

Você entendeu como um planejamento de marketing de conteúdo se relaciona com uma estratégia de inbound? Desse modo, tenha em mente que os materiais que sua empresa produziu deverão ter como foco atrair o público-alvo para, posteriormente, convertê-los em clientes.

Assim, é fundamental estruturar uma jornada para eles. Para tanto, você deve criar um funil para os seus conteúdos, separando-os em topo, meio e fundo. Aqueles que ficam no topo são mais gerais, com foco no aprendizado do lead.

O material para meio de funil já considera o interesse em uma solução por parte do público e pode apresentar a marca da empresa. Por fim, os conteúdos do fundo de funil priorizam gerar uma decisão de compra. Nele, o lead já tem ciência do problema e entende que a solução da sua empresa é a melhor.

5.      Invista nos canais corretos

Não há apenas uma forma de fazer marketing de conteúdo. Na prática, existem diversos tipos de canais que você pode explorar, como vídeos no YouTube, publicações nas redes sociais, artigos para blog, entre outros.

Cada um desses canais apresenta suas vantagens e pode desempenhar um papel essencial no seu planejamento de marketing. Desse modo, é preciso ter clareza em relação ao tipo de materiais que você produzirá com o objetivo de extrair o potencial de todos os meios utilizados.

Como vimos, entender como fazer marketing de conteúdo é importante para sua empresa fortalecer sua presença digital. Por isso, essas 5 dicas dão o suporte necessário para que você possa começar a estratégia, fazendo um bom planejamento para o negócio!

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