Marketing de conteúdo: como utilizar esta estratégia em negócios B2B?

O marketing de conteúdo para o B2B, ou seja, feito por uma companhia direcionado a outras empresas, pode ser a melhor forma de sua empresa atrair esse público até você e fechar novos negócios.

É preciso frisar que se trata de um público bem diferenciado. Em razão disso, chamar a atenção das empresas para o seu negócio pode ser um grande desafio.

Contudo, se a estratégia for bem planejada e você souber muito bem quem é o seu público ideal, as chances de ter bons resultados aumentam muito.

Continue a leitura do artigo e saiba como utilizar o marketing de conteúdo B2B para atrair seus clientes!

O que é marketing digital para o B2B?

B2B é a sigla para business to business, ou seja, o marketing digital focado no B2B consiste em utilizar estratégias digitais para ajudar as empresas que vendem produtos ou serviços para outras empresas.

Dessa forma, algumas estratégias utilizadas no B2C (business to consumer) são diferentes no B2B, pois o processo de tomada de decisão de compra é muito mais complexo do que nos mecanismos de vendas diretas para pessoas. A forma que os produtos e serviços são anunciados também são diferentes no B2B.

Logo, em resumo, podemos conceituar marketing digital B2B como estratégias que uma empresa utiliza para atrair e impactar seus clientes – que também são empresas – no ambiente online.

O que é marketing de conteúdo para o B2B?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo fazer o cliente chegar até a empresa por meio da divulgação de conteúdos gratuitos para o seu público-alvo.

Diferentemente de outras estratégias de marketing, no marketing de conteúdo a marca não é citada a todo momento. O trabalho da empresa é ensinar e ajudar seus possíveis clientes, entregando-lhes informação de valor.

Essa nova forma de fazer marketing mostrou-se muito eficaz para as empresas conseguirem um bom posicionamento online e serem encontradas pelos seus clientes.

Logo, marketing de conteúdo para o B2B consiste em entregar para as empresas que são suas possíveis clientes, conteúdos de valor que realmente resolvam os problemas e as dúvidas delas.

Dessa maneira, quando pesquisarem sobre alguma dúvida, poderão encontrar seu artigo nos mecanismos de busca e saberão da sua empresa e das suas soluções. Inclusive, se você ainda duvida da forma do marketing de conteúdo, confira 9 motivos para você apostar nessa estratégia.

Como utilizar o marketing de conteúdo em negócios B2B?

O principal segredo para ter uma estratégia de marketing de conteúdo no B2B que tenha êxito é basicamente esse: produzir conteúdos de muita qualidade, diferenciados e que ensinem os leitores.

Sua empresa poderá entregar informações valiosas para os seus clientes em diferentes formatos: vídeos, infográficos e artigos, por exemplo. Seu negócio precisa de um blog para poder ajudar seu site a ser encontrado nos mecanismos de busca e favorecer a construção de autoridade da sua empresa, além de criar uma relação de confiança com o público.

Isso é apenas o básico, mas obrigatório! Além disso, outras estratégias podem ajudar a trazer resultados positivos. Confira nos próximos tópicos.

Planeje com antecedência

Antes de escrever qualquer artigo, você precisa tirar um tempo para entender como funciona um funil de vendas nas estratégias para B2B, qual o perfil do seu cliente ideal, quais os problemas que essas empresas enfrentam e o que elas precisam para melhorarem.

Com o perfil dessas empresas, você pode começar a planejar os conteúdos, criar um calendário e somente depois vem a parte da criação, para depois publicá-los.

Todo esse processo pode ser complicado. Por esse motivo, o ideal seria contar com uma empresa especializada nessa atividade.

Dê dicas valiosas

Além de divulgar conteúdos no seu blog, você pode compartilhar dicas e utilidades que tenham a ver com o dia a dia dos seus clientes. Por exemplo, se o maior desafio dessas empresas for controlar o orçamento, você pode lançar dicas nas redes sociais ou até mesmo um e-book dando soluções práticas para o problema.

Compartilhe notícias do seu setor

Divulgar notícias de mudanças no seu nicho pode ser interessante. Além de deixar seu público informado, pode ser uma boa forma de engajá-lo, pois notícias são boas ferramentas para esse propósito.

Outra forma de criar engajamento é compartilhando novidades e curiosidades que tenham relação com o ramo ou o dia a dia empresarial.

Aposte na diversidade de conteúdo

Não fique preso a apenas um único tema e, muito menos, a um único formato de conteúdo. Se você produziu um artigo para seu blog, que tal modificá-lo para transformá-lo em um vídeo ou podcast?

Ou então, se você tem vários artigos sobre um determinado assunto, pode transformá-lo em um ebook.

Essa diversidade de conteúdo enriquece sua estratégia e engloba o gosto de diversas pessoas. Ou seja, se o dono de uma empresa não tem tempo de ler, ele pode ouvir o que você gravou como podcast, por exemplo.

Crie conteúdos compartilháveis

Como dito, você precisa criar conteúdos que resolvam a dúvida da sua persona. Logo, tenha em mente que marketing de conteúdo não é sobre sua empresa! Evite falar a todo momento sobre o seu negócio.

Crie conteúdos valiosos e, principalmente, aposte em conteúdos divertidos e atraentes para que gerem compartilhamentos.

Aposte mais na qualidade do que na quantidade

A quantidade de artigos é importante e faz diferença, principalmente no início de um blog. Quanto mais artigos, maiores as chances de seu blog ser encontrado.

No entanto, se você for fazer os artigos com sua equipe por conta própria e não puder escrever muito, prefira apostar na qualidade do que na quantidade.

Muito melhor ter poucos artigos de qualidade do que muitos artigos pequenos e sem qualidade nenhuma.

A melhor opção, contudo, é contar com uma empresa especializada para produzir conteúdos adequados ao seu público-alvo e ao ambiente online.

Tenha cases de sucesso

Se você já teve clientes que utilizaram seu produto ou serviço, use-os como cases de sucesso da sua empresa. Esses materiais são ótimos para gerar mais autoridade, prova social e credibilidade na sua empresa, ajudando ainda mais a fechar negócios.

Fique com os ouvidos atentos

Além de todo o trabalho de marketing de conteúdo, é essencial ficar de olho no que o seu público-alvo diz. Converse com as empresas, mostre-se acessível e fique atento as dúvidas e o que eles falam, pois isso lhe ajudará a criar mais conteúdos e pensar em formas de ajudar ainda mais o público.

Entretanto, não é só seu público que você precisa analisar. Veja seus concorrentes, o que eles postam e quais as estratégias de marketing de conteúdo que eles utilizam que estão dando certo.

Identifique como eles tratam os clientes, quais as palavra-chave que usam nos artigos que estão mais bem posicionadas, o que eles postam, dentre outros pontos relevantes.

Fique sempre com seus concorrentes por perto para pensar continuamente em estratégias para ficar na frente.

Mensure

Sempre é bom mensurar os resultados e analisar quais estratégias estão dando certo e quais não estão. A mensuração não é feita somente no final de uma estratégia, mas sim de tempos em tempos.

Essa parte é tão importante quanto a estratégia de conteúdo em si. Somente assim você saberá o que precisa ser feito e o que pode ser melhorado ainda mais.

Não sabe como funciona o marketing de conteúdo? Não tem problema! Confira alguns artigos relacionados a isso:

O marketing de conteúdo focado no B2B não deixa de ser marketing de conteúdo. Contudo ele é direcionado a um público totalmente diferente, que são as empresas, as quais têm problemas e perfis diferentes.

Se a sua companhia não sabe como aplicar essa estratégia, o ideal é contar com uma equipe especialista para ajudar sua empresa nessa tarefa!

E você, ainda tem dúvidas se o marketing de conteúdo é o ideal para sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas sobre essa estratégia tão eficaz!

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