O que é neuromarketing e como usá-lo para impulsionar sua empresa?

Já pensou como seria mais simples vender se você soubesse quais fatores influenciam a decisão de compra seus consumidores? Ao entender o que é neuromarketing, isso se torna possível. Afinal, é exatamente o que essa área da ciência busca estudar.

Por meio do neuromarketing, um empresário consegue direcionar suas estratégias com maior facilidade. Para isso, baseia-se em dados relacionados às emoções, expectativas e reações do público. A depender de como os planejamentos são aplicados, os resultados podem ser de alto nível.

É por esse motivo que o neuromarketing é considerado uma ferramenta tão importante. Ao usá-lo para entender e aumentar a cartela de clientes, é possível aproveitar cada detalhe envolvido na interação e otimizar os retornos.

Acompanhe este artigo e saiba mais sobre o que é neuromarketing!

O que é e quem criou o neuromarketing?

O neuromarketing é um campo de estudo científico da neurociência. Ele envolve pesquisas de compreensão do cérebro dos consumidores. Desse modo, torna-se possível entender quais reações ocorrem perante determinados estímulos.

Assim, empresas podem usar o conhecimento no seu planejamento estratégico. Faz cerca de 20 anos que o neuromarketing é registrado oficialmente como uma ferramenta de marketing.  O termo veio ao mundo por meio de Ale Smidts, um professor inglês da Erasmus University.

No entanto, ele não foi o responsável por popularizar o uso desse campo cientifico. Quem fez isso foi Gerald Zaltman, um pesquisador de Harvard. Ele usou equipamentos de ressonância magnética em um grupo de pessoas que foram expostas a estímulos de marketing.

Dessa maneira, mapeou o cérebro humano e conseguiu entender mais sobre o impacto de determinadas ações no comportamento do consumidor. A partir de então, diversas outras pesquisas foram desenvolvidas.

Qual a importância do neuromarketing para empresas?

O processo de decisão de compra acontece muito antes do cliente colocar um produto em seu carrinho ou solicitar um serviço. Na verdade, ele surge desde o primeiro contato do consumidor com o item.

Por isso, para vender mais e melhor, é preciso saber quais são as expectativas do público desde a primeira vez que ele ouve falar de uma empresa. E as pesquisas sobre o cérebro humano trazem muitos insights para entender essa relação.

Assim, com o uso da ciência por meio do conhecimento sobre o que é neuromarketing, é possível prosperar com maior facilidade. Afinal, a organização pode entender as tendências do público diante das estratégias utilizadas.

Algumas ferramentas que andam lado a lado com o uso dessa área de conhecimento cerebral incluem:

  • posicionamento dos elementos de uma imagem;
  • psicologia das cores;
  • gatilhos mentais;
  • storytelling;
  • repetição de ideias e conceitos de forma estratégica.

Como se aplica o neuromarketing?

De modo geral, ele é usado na formulação de estratégias de marketing. E, com o amparo da tecnologia, essa aplicação pode levar negócios ainda mais longe. Isso porque ajuda os empreendedores a entenderem cada etapa do processo de decisão do cliente.

Além do mapeamento, o neuromarketing usa diferentes ferramentas do marketing digital como aliadas, como a jornada de compra e o funil de vendas. Assim, une a análise e mensuração do comportamento de um cliente com a busca por uma experiência do usuário de alto padrão.

Confira algumas das principais aplicações das técnicas de neuromarketing a seguir!

Inovação

Essa é a palavra-chave do sucesso das empresas da atualidade. Sem levar novidades ao público, é possível que ele migre para a concorrência, por exemplo.

Atualmente, o comportamento do consumidor muda muito rápido. Dessa maneira, é difícil que as empresas saibam como acompanhar essa movimentação, bem como as expectativas dos compradores.

O uso do neuromarketing é capaz de ajudar. Ele mapeia o impacto que a inovação gerou nos consumidores. Desse modo, ajuda o negócio a entender se seus esforços foram suficientes ou precisam de algumas modificações para garantir sucesso.

Presença digital

Estar presente no ambiente online é essencial para as empresas que desejam se manter relevantes. Porém, não é suficiente. É preciso ter a certeza de que o público enxerga a marca, se interessa por ela e aprova a experiência ofertada.

Novamente, o neuromarketing pode amparar essa necessidade. Ele ajuda o negócio a avaliar se o usuário percebe a marca (e como o faz). Com isso, permite que as estratégias se voltem a fortalecer a presença digital da organização.

Eficiência das estratégias

É inegável que investir em determinadas ações de marketing pode ser arriscado. Porém, se a equipe comercial tem conhecimentos prévios sobre a resposta do público, ela pode construir as possibilidades com maior chance de sucesso.

Assim, é possível economizar recursos. Sem dúvidas, a forma mais simples de entender se uma estratégia é bem-sucedida ou não é por meio do estudo das reações cerebrais do público a ela.

Dessa forma, além de ajudar o empreendedor a saber se seus esforços valeram a pena, compreender o que é neuromarketing e usá-lo ao seu favor mitiga riscos e gastos desnecessários.

Imagem da organização

Outro uso comum do conceito de neuromarketing é no fortalecimento da imagem de uma empresa. Isso é importante, visto que o impacto de uma marca no cérebro do consumidor é fundamental para direcionar sua decisão de compra.

Ao analisar o sucesso ou fracasso da conexão com o público, se torna mais fácil usar as ferramentas certas para ser bem-visto no mercado. É o caso de utilizar mecanismos que gerem emoções positivas no cliente, por exemplo. Desse modo, ele preferirá comprar de você.

Como o neuromarketing pode beneficiar seu negócio?

Agora você sabe o que é neuromarketing e como ele costuma ser aplicado. Provavelmente também percebeu algumas das vantagens que ele traz ao negócio. São elas:

  • melhora a experiência do usuário;
  • eleva a efetividade das estratégias;
  • ampara a tomada de decisão do negócio;
  • direciona soluções às dores e expectativas do público;
  • aumenta as chances de fechar a venda.

Como é possível notar, usar esse campo de estudo pode fazer empresa crescer e elevar os resultados do negócio. Então, conte com as informações deste conteúdo para lembrar o que é o neuromarketing e como ele pode ser útil na hora de atender às necessidades do seu público!

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