Criar conteúdos de qualidade pode ser uma tarefa desafiadora. Isso porque, ao desenvolver um novo site, os colaboradores ficam empolgados e têm diversas ideias em mente, mas se esquecem de planejar o futuro do projeto.
Então, com o passar do tempo, os temas vão ficando mais fracos, as ideias vão desaparecendo e a frequência de publicações passa a não ser mais a mesma de antes. Para que isso não aconteça, uma atitude é muito importante: desenvolver o planejamento de pautas, seja ele semanal, mensal ou até mesmo semestral.
Quando um site não tem uma boa frequência de publicações, além de não gerar conteúdos satisfatórios para seu público, os visitantes acabam o deixando de lado e as ferramentas de pesquisa (como o Google) não ranqueiam o site como um dos principais resultados para as pesquisas relacionadas.
Portanto, ter um bom planejamento é essencial para lhe auxiliar a entender o perfil do seu público, mostrar que domina o mercado e criar conteúdos de qualidade. E, se for o seu objetivo, concretizar o maior número de vendas possíveis. Ficou curioso para entender melhor o que é o planejamento de pautas e como criar um? Então continue a leitura!
Planejamento de pautas: qual sua importância e o que é?
O planejamento das pautas de um blog é fundamental para manter o bom desenvolvimento do seu projeto. Afinal, são os artigos que alimentam o blog e atraem um maior número de visitantes para sua plataforma.
Entretanto, não basta encher o site com diversos conteúdos que não agregam nada ao leitor, é necessário desenvolver artigos que realmente tenham algo a oferecer e que ajude-os de acordo com suas necessidades.
Assim, os leitores irão criar o hábito de visitar o site em busca de novos conteúdos, e seus textos certamente serão compartilhados e linkados centenas ou até milhares de vezes.
O que é um planejamento de pautas e o conceito da expressão “pauta”
De forma resumida, esse planejamento nada mais é que o ato de traçar uma estratégia para seu blog, determinando seu público-alvo e temas a serem abordados, além de possíveis recortes.
Para lhe ajudar nessa etapa de desenvolvimento, é válido pesquisar sites com abordagens parecidas com a sua e conferir com quais características de cada um deles você se identifica.
Não se trata de copiar o que outro site já faz, mas de se inspirar para criar seu blog de maneira única e totalmente exclusiva.
Mas, afinal, o que é “pauta”?
A pauta é uma expressão utilizada por produtores de conteúdo, principalmente jornalistas. O objetivo da pauta (e de uma boa descrição de pauta) é direcionar a produção de um conteúdo, seja ele um texto, vídeo ou até mesmo uma foto.
Criar uma pauta significa definir um tema e a maneira com que ele será abordado, incluindo possíveis entrevistas e materiais a serem utilizados e/ou relacionados.
Como fazer um planejamento de pautas?
O primeiro passo para fazer um planejamento de pautas é entender o recorte temático e o público-alvo do seu site. Ter isso em mente lhe ajudará a pensar em pautas – ou temas – que falem diretamente com seu público e gerem engajamento no seu site.
Para planejar suas pautas é importante imaginar uma persona de seu site. Ou seja, uma pessoa que irá se interessar por seus conteúdos. Isso facilitará o planejamento e a criação das pautas, que poderá ser feita de acordo com os desejos e ambições desta persona.
O segundo passo é listar uma série de possíveis títulos para os artigos. Para lhe ajudar a desenvolver conteúdos diferentes e interessantes, você pode utilizar a técnica de ‘Brainstorming’. Para isso, você precisará entender os interesses e dúvidas do seu público.
Depois, é só começar a pensar em soluções para suas dúvidas e problemas, além de dicas que sejam interessantes para seu público, de acordo com suas paixões e interesses.
Se você escreve sobre viagens, por exemplo, poderá pensar em lugares que seus leitores podem conhecer sem gastar muito, por exemplo. O mais importante é anotar todas as suas ideias, até mesmo as que não considera muito importante. No final, todas as ideias são válidas e poderão lhe ajudar com alguma futura pauta de blog.
A partir disso, pense em como você irá desenvolver esses artigos: quais serão suas fontes; outras mídias que você poderá usar para complementar o texto; qual será sua abordagem para o assunto; linguagem utilizada; estrutura a ser seguida ao longo da criação do conteúdo etc.
Pense também na possibilidade de planejar a utilização de gráficos, imagens e vídeos. Eles deixarão seus conteúdos mais fortes e completos. Tendo isso definido, o trabalho de criação dos conteúdos ficará muito mais fácil e direcionado.
Observe os resultados e defina estratégias para divulgação e otimização dos artigos
Outro ponto importante é observar os resultados obtidos antes de criar novos planejamentos.
Em seu novo planejamento, veja quais foram os pontos de destaque das últimas semanas, quais tópicos chamaram mais atenção do público e atraíram mais visitantes para o site. A partir destes dados, desenvolva novos conteúdos que possam fazer tanto sucesso quanto os anteriores.
Por fim, pense em quais estratégias de divulgação e técnicas para otimização do artigo podem ser utilizadas em seus conteúdos.
Por exemplo, estudar sobre SEO On Page, fará com que seu conteúdo ganhe destaque mais facilmente na internet, aumentando suas chances de ser encontrado nas pesquisas do Google.
Além disso, conte com plataformas que podem lhe ajudar com a divulgação dos conteúdos, como Instagram, Facebook e Linkedin.
No fim de alguns dos seus conteúdos você pode criar um CTA (call to action) que convide o leitor para compartilhar o artigo em suas redes sociais, por exemplo. Isso aumentará a força e visibilidade do seu site e do artigo.
Benefícios de um bom planejamento
Dentre os benefícios de fazer uma pauta relevante e seu respectivo planejamento, podemos mencionar a padronização dos temas, maior facilidade na hora de produzir um texto, otimização da produção de futuros projetos, maior facilidade para terceirizar a produção e revisão dos conteúdos (visto que já existirá uma base definida) etc.
Além disso, o planejamento irá fazer com que seu blog passe a ser mais reconhecido pelos motores de busca, como, por exemplo, o Google. Afinal, plataformas como essa utilizam um sistema de “leitura” das publicações para analisar sites que possuem conteúdos relevantes e que são confiáveis, e esses devem aparecer como resposta nas pesquisas realizadas pelos públicos.
Por isso, se você utiliza boas palavras-chave, um bom título e organiza seu texto de maneira coerente, por exemplo, as chances do seu conteúdo aparecer como sugestão no topo da plataforma serão muito maiores. E todas essas informações podem – e devem! – ser estabelecidas ao longo do seu planejamento, seja ele semanal, mensal ou de qualquer outra periodicidade.
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