Contratar uma agência de marketing digital ou montar uma equipe interna: qual a melhor opção?

Se você tem uma empresa, precisa entender a importância de investir na presença digital. Isso porque os consumidores estão muito conectados e utilizam a internet para pesquisar por serviços e produtos, fazer cotações, comparar preços e mais.

Para aumentar as vendas e gerar um maior alcance da marca, é fundamental ter uma boa estratégia de marketing. Mas, afinal, é melhor contratar uma agência de marketing digital ou montar uma equipe interna? As duas opções têm vantagens e desvantagens, e é importante conhecer cada uma delas.

Ficou interessado? Neste post, explicamos o que deve ser considerado para fazer a melhor escolha para o seu negócio.

Acompanhe!

Quais são as vantagens e desvantagens de montar uma equipe interna? 

A equipe de marketing interna é aquela que atua dentro da empresa, sendo responsável por construir estratégias para desenvolver a imagem da companhia e aumentar as vendas. 

Entre as principais vantagens de ter esses colaboradores dentro da corporação, estão:

  • melhor alinhamento à empresa: como os funcionários atuam na própria empresa, há um melhor alinhamento entre o perfil da equipe e a identidade da marca. Isso ajuda a construir uma linguagem mais uniforme;
  • integração das equipes: os profissionais de marketing passam a ter um contato maior com outros times da empresa, como o departamento de comunicação, de RH e de vendas.

Porém, também existem desvantagens de manter uma equipe interna de marketing. Algumas delas incluem:

  • custos elevados: além de aumentar os custos com o departamento pessoal, vale considerar os gastos para fornecer a infraestrutura necessária para desenvolver o trabalho;
  • fuga dos objetivos da companhia: a estruturação de uma equipe interna direciona um alto orçamento para um campo que não é o foco da empresa, como a melhoria do produto final comercializado.

Quais são as vantagens e desvantagens de contratar uma agência?

Já a agência de marketing digital é uma empresa especializada em promover negócios online por meio de campanhas em diversos canais. Contratá-la pode oferecer diferentes vantagens, como:

  • visibilidade e alcance: por meio de estratégias bem aplicadas e definidas, a sua empresa pode ser encontrada por muitos clientes em potencial;
  • melhores resultados: por ser encontrada mais facilmente por clientes, a tendência é que a empresa aumente as suas vendas;
  • foco na atividade-fim: ao terceirizar as demandas relacionadas a essa estratégia, é possível focar no core business do negócio.

Por outro lado, há algumas desvantagens, como uma dificuldade maior para integrar os times. Além disso, é preciso encontrar uma boa empresa para ter acesso aos melhores resultados.

Como escolher a melhor opção?

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de cada opção, chegou o momento de saber como optar pela melhor alternativa. Nesse caso, é importante ressaltar que essa escolha depende da situação e dos objetivos do negócio.

Pequenas empresas podem conseguir administrar o setor de marketing digital por conta própria. Por outro lado, os custos podem comprometer demais a situação financeira do negócio. Já médias e grandes corporações dificilmente conseguirão alcançar os objetivos com poucos funcionários.

Em ambos os casos, a contratação de uma agência costuma fazer sentido. Inclusive, ela pode acontecer em conjunto com a existência de um time de marketing interno, a fim de coordenar os serviços que serão terceirizados — especialmente quando se fala em médias e grandes empresas. 

No caso de produção de conteúdo escrito, o ideal é buscar uma produtora especializada, em vez de contratar um time generalista. Assim, é possível atender às necessidades específicas da estratégia sem atrapalhar outros fluxos do negócio, como é o caso da ABContent.

Somos especializados na produção de conteúdos para as áreas de investimentos, finanças, empreendedorismo, negócios e lifestyle. Com o nosso time, sua estratégia poderá ganhar tração e sua atuação poderá ser mais bem-sucedida.

Como você conferiu, a escolha entre uma agência de marketing digital ou montar uma equipe interna depende das necessidades da empresa. Com essas informações, você poderá avaliar qual a melhor opção para o seu negócio.

Você quer produzir conteúdos de qualidade para a sua empresa? Então entre em contato com a ABContent e conheça o nosso trabalho!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: