Isca digital: por que você deveria ter uma?

Seu site possui um blog com artigos e uma isca digital? Se não, comece a pensar em preparar uma agora mesmo, pois seu negócio pode estar perdendo clientes!

Apesar do trabalho que pode dar construir algo de qualidade para ser oferecido de forma gratuita em troca de um lead, uma isca digital pode atrair muito mais pessoas para a sua base de contatos. Afinal, as pessoas adoram baixar produtos gratuitos e de qualidade para consumir!

Mas, por que criar uma isca digital pode atrair mais pessoas interessadas no seu negócio? Confira a resposta dessa e de outras perguntas nesse artigo.

Acompanhe!

Por que ter uma isca digital?

Uma isca digital é um material gratuito que você pode oferecer no seu site ou blog para conseguir o contato do visitante. Pode ser o e-mail e outras informações relevantes, como nome, telefone e profissão.

Se você entende um pouco de marketing de conteúdo sabe muito bem que essa é a estratégia mais eficaz para conseguir clientes. Então, você precisa ter um blog com muitos artigos de qualidade para que as pessoas cheguem até sua empresa e encontrem seu site nos mecanismos de busca.

Ocorre que, muitas vezes, os usuários entram no seu site e depois de ler, saem ser fazer mais nenhuma ação. Se os seus conteúdos forem de qualidade, as chances dos leitores retornarem para utilizar seu site como fonte de pesquisa novamente podem ser grandes.

Contudo, mesmo assim, fica mais complicado tornar essa pessoa seu cliente sem uma isca digital.

Se você oferece um material gratuito em troca do e-mail da pessoa, ela se torna um lead. E você poderá utilizar ações de e-mail marketing para nutri-la e continuar em contato com ela, podendo guiá-la na jornada da compra até o momento de se tornar um cliente.

Há sim pessoas que se cadastram em listas de e-mail dos sites sem se preocupar com iscas, mas oferecer algo em troca dos dados delas pode aumentar o número de inscritos e, principalmente, ativar o gatilho mental da reciprocidade.

Quais os modelos de isca digital?

Confira alguns dos formatos mais comuns que você pode oferecer aos seus seguidores:

1. Ebook

O mais comum de encontrar nos blogs como isca digital são os ebooks, que são livros digitais. São conteúdos geralmente mais densos e mais ricos em informação que um simples artigo de blog.

Fazê-los não é fácil e pode tomar muito do seu tempo. Por isso, pode ser interessante terceirizar esse serviço para uma empresa de produção de conteúdo que entenda do seu nicho e mercado.

O ebook é um dos tipos de isca digital que mais atraem a atenção, pois as pessoas enxergam valor nele. Comparado com outros, como videoaulas e um webinar, acaba sendo mais simples de fazer (e até mais barato).

Inclusive, se você deseja saber como se faz um ebook, confira esse artigo da ABContent sobre o assunto:

2. Checklists

Os checklists costumam ser materiais menos densos e com menos informação que um ebook, mas podem ser interessantes, dependendo do seu tipo de negócio. Por serem menos densos, são mais simples de fazer.

3. Planilhas

As planilhas podem não fazer sentido para muitos tipos de negócios. Mas, dependendo da persona da empresa, receber uma ferramenta dessas pode ser útil e facilitar a vida de quem recebeu.

Se você tem uma assessoria de investimentos, por exemplo, pode criar uma planilha para clientes que precisam organizar as finanças, estabelecer metas com os investimentos que fazem ou até ter controle dos seus aportes, por exemplo.

4. Infográficos

Os infográficos são imagens que contêm muita informação. São feitos para sintetizar e resumir algum conteúdo.

Geralmente, quem faz infográfico o utiliza para complementar o conteúdo de artigos, podendo ser menos comum utilizá-los para capturar leads.

5. Mini curso

Um outro formato de isca digital que pode dar mais trabalho é um mini curso gratuito com poucas aulas. Pode ser em vídeo, áudio, conteúdo escrito ou até uma única aula. Muitos adoram aprender com cursos online, podendo ser uma alternativa interessante para atrair a atenção dos leads.

6. White papers

Os white papers (alguns escrevem whitepapers) são como relatórios densos que trazem muita informação sobre um determinado assunto, como um setor da economia ou algum campo de estudo.

Esse tipo de material costuma ser elaborado por grandes empresas ou órgãos importantes. Inclusive, quem lança esse tipo de material todos os anos é a World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial).

Se você não sabe do que se trata, pode encontrar diversos desses materiais no site oficial em inglês para ter uma ideia.

7. Webinar

Os webinars são videoconferências com objetivo de levar conhecimento sobre determinado tema a um público. Muitos webinar são feitos ao vivo para engajar com os telespectadores, mas há quem ofereça a gravação desses eventos para capturar novos leads.

Há muitos outros formatos, com podcast, templates, testes gratuitos, dentre outros. Entretanto, esses costumam ser os mais comuns.

Quais as vantagens de oferecer uma isca digital?

Oferecer uma isca digital pode trazer diversas vantagens. Confira algumas a seguir!

1. Diferencia sua empresa da concorrência

Se a sua empresa é nova na internet ou tem diversos concorrentes, uma isca digital pode fazer você se diferenciar deles. Assim, as pessoas podem deixar de cadastrar o e-mail no site dos outros para se cadastrar no seu site e receber a isca.

Lembre-se que pessoas adoram receber brindes ou conteúdo de valor denso de forma gratuita. Por isso, se os sites dos seus concorrentes tem um campo para capturar e-mail, mas não oferece nada em troca, essa é sua chance.

2. Permite a captação de um maior número de e-mails

Muitos sites deixam de capturar e-mails dos visitantes porque não oferecem nada em troca. Ou seja, se você tem um campo para capturar leads sem ter uma isca, pode ser que muitos visitantes olhem e não deem a mínima atenção.

Logo, o número de pessoas na sua lista de e-mail poderá aumentar significativamente quando você oferecer algum material gratuito. E você poderá nutrir esses leads para conseguir fazer com que façam negócio com a sua empresa.

3. Melhora a autoridade da empresa

Se a sua isca for de qualidade, seu público-alvo poderá a passar a confiar na empresa e enxergá-la como uma autoridade, que entende do que fala.

Além disso, materiais de qualidade tendem a ser compartilhados, fazendo com muitos dos que receberam seu ebook, por exemplo, mostre-o para conhecidos. Assim, mais pessoas passem a conhecer e confiar na sua empresa.

Conclusão

Você percebeu o quão vantajoso é ter uma isca digital no seu blog? No entanto, essa isca precisa ser de qualidade e dar valor para seus contatos!

Por isso, conte com a ajuda de uma empresa especializada em produção de conteúdo, que entenda do seu negócio e do seu mercado para que você tenha um produto de qualidade para oferecer e se destacar dos seus concorrentes!

Que tal encomendar sua isca digital? Entre em contato conosco e veja como podemos fazer um ebook incrível para você se diferenciar e atrair pessoas para seu negócio!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: