Produção de e-books: capte mais leads com materiais ricos

Aqui no blog, você pode encontrar diversos textos falando sobre a importância de produzir conteúdos digitais e como eles auxiliam no processo de vendas de uma empresa. Mais do que isso, conteúdos digitais como blog posts, e-books e newsletters tem como função informar o cliente, dar a ele uma noção mais ampla sobre a área de atividade da empresa e quais são seus produtos/serviços/soluções.

Este processo gera dois benefícios para a empresa. O primeiro é a geração de autoridade. O público compreende que a instituição sabe muito sobre seu nicho de atividades. O segundo é a qualificação do lead, fazendo com que ele chegue até o setor comercial com uma bagagem de conhecimentos que auxilia e acelera o fechamento de novos negócios.

A produção de e-books é considerada uma das estratégias mais importantes do marketing de conteúdo. Eles são considerados materiais ricos com alta carga de conhecimento e que conseguem gerar novos leads qualificados para a empresa.

No post de hoje, você verá informações sobre a produção e a estrutura de um e-book e quais são as melhores formas de utilizar esse conteúdo. Boa leitura!

O que é um e-book?

O e-book é considerado um material rico. Um conteúdo com alta carga informacional e que tem como finalidade apresentar aos leitores algum tema que orbita o universo da empresa e seus produtos e serviços.

A diferença do e-book para outros formatos de conteúdos textuais é o seu tamanho. Geralmente, os e-books são bem maiores do que os blog posts, contendo um volume de páginas que varia entre 4 e 15 páginas.

Eles são feitos para destrinchar um assunto que a empresa quer apresentar com bastante detalhe ao seu público-alvo. Sua estrutura de capítulos permite que o leitor se oriente em consiga fragmentar a leitura, como se fosse um livro mesmo!

Seu formato digital permite a visualização em diversos dispositivos de forma otimizada. Ao contrário dos e-books comercializados em lojas de livraria, não é necessário um aparelho como o Kindle ou outro e-book reader para consumir o conteúdo.

Como dever ser a estrutura de um e-book?

Não existe uma regra definida para a montagem de e-books, tanto que eles podem variar muito em seu tamanho e volume de informações. Geralmente, os e-books tem sua estrutura dividida em introdução, capítulos e conclusão, nada muito complexo.

O grande diferencial é a qualidade dos capítulos e o que eles irão abordar. Alguns e-books são um resumo sobre um grande assunto (ex: marketing digital) enquanto outros podem ser mais específicos e focados em um tema de grande importância dentro do universo da empresa.

A estrutura em si é o menos importante, o verdadeiro foco dos e-books é o conteúdo e o que eles oferecem de informação para auxiliar o leitor a descobrir mais sobre assuntos importantes para eles.

E como um e-book me ajuda a captar mais leads?

Os e-books se inserem dentro das lógicas de estratégia do marketing de conteúdo. Ele é considerado um conteúdo de alto grau de informação, sendo assim, sua principal finalidade é apresentar aos leitores assuntos como:

  1. problemas vivido pelo público-alvo e as suas soluções;
  2. produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Geralmente, os e-books são ofertados para uma audiência que está caminhando no funil de vendas, quase saindo do meio e chegando ao fundo, quando as relações de confiança e consumo de informação aumentam.

A grande questão envolvida aqui é a forma como esse conteúdo será consumido. Um e-book não é como um blog post, que fica acessível com facilidade para qualquer visitante do site. É preciso “protegê-lo” para fazer dele uma espécie de moeda de troca.

Sim, o intuito da produção de e-books dentro das estratégias de marketing digital é que eles sejam trocados por informações sobre os interessados.

Divulgação

Normalmente os e-books são divulgados (seja num banner no site/blog da empresa, num post nas redes sociais, etc) e, quando uma pessoa vai em busca do conteúdo, é direcionado para uma landing page.

Na landing page, que é uma página muito simples com um formulário de contato ou outro tipo de CTA, o visitante “troca” o download do e-book por um cadastro simples, mas que contém as informações que a empresa precisa para iniciar uma aproximação.

Com base nas informações captadas, a empresa pode desenvolver outras ações de comunicação de proximidade, como inserir o lead em um fluxo de e-mails ou sinalizar com alguns approaches comerciais mais intensos, como um contato direto da equipe de vendas.

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Criar conteúdos para blog já demanda um conhecimento estratégico e bastante criatividade. Quando o assunto são os e-books, essa tarefa requer ainda mais profissionalismo.

Os e-books precisam converter, são materiais focados em aprofundar o conhecimento e gerar autoridade. Eles servem para dar um último “empurrão” para transformar o leitor em cliente, por essa razão, é recomendado que sua empresa deixe a produção com quem entende do assunto.

Por se tratar de algo tão importante para as estratégias de marketing, um produto como um e-book precisa ser feito com total domínio de alguns fatores.

São eles:

  1. compreensão sobre o público-alvo da empresa (isso deve ser feito com base nas personas);
  2. utilização da linguagem ideal para dialogar com o público;
  3. qualidade na escrita para tornar o conteúdo agradável para leitura;
  4. foco estratégico para fazer do e-book uma verdadeira ferramenta de convencimento e geração de autoridade.

Esses quatro pontos são fundamentais para justificar a busca por uma produção profissional para o seu e-book. Nenhuma empresa quer gastar tempo e/ou dinheiro produzindo algo que não converte, correto?

Por isso, é interessante procurar uma equipe preparada para montar seu e-book, tanto na questão do texto quanto na estética, que também deve ser convidativa e oferecer uma boa experiência de leitura.

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