Encantar o cliente no primeiro atendimento pode fazer toda a diferença no seu negócio. Um atendimento ao cliente bem realizado pode definir se a pessoa fechará negócio com sua empresa ou buscará seus concorrentes.

Por isso, é essencial que sua empresa tenha colaboradores que, mesmo sendo treinados e capacitados, saibam lidar bem com os mais diversos tipos de pessoas e situações.

Confira agora algumas dicas que podem ajudar a encantar seus possíveis clientes logo no primeiro encontro e fazê-los continuar fiéis à sua empresa!

1. Comunique-se claramente

Saber comunicar-se é essencial para que o atendimento tenha a qualidade esperada. Isso não quer dizer que todos os colaboradores que mantenham contato com os clientes precisam investir em cursos de oratória.

Para comunicar-se de forma clara, você precisa compreender o que está falando, falar de forma simples para que todos consigam captar a mensagem e evitar passar informações de forma duvidosa ou sem clareza. Acredite, o cliente sai mais satisfeito quando entende toda a informação que lhe foi transmitida.

2. Escute

Profissionais de atendimento, de vendas ou qualquer outro setor, que entram em contato com os clientes frequentemente, precisam escutar mais e falar menos. Primeiro escute e depois fale! Siga essa regra sempre.

E por que isso ajuda a encantar o cliente? Quando você está atendendo, precisa escutar e compreender a necessidade das pessoas para, só então, definir qual a melhor solução para elas.

De nada adianta dizer que o produto da sua empresa é o melhor sem ao menos entender direito qual o problema dos clientes, certo? Desse modo, entenda as necessidades deles, tenha empatia, coloque-se no lugar do cliente e pense se o que você está oferecendo realmente é a melhor opção.

3. Saiba resolver problemas

Imagine a seguinte cena: você está esperando para ser atendido em uma empresa. Quando chega a sua vez, dirige-se à frente do atendente, fala a ele que teve um problema com o produto ou serviço e pede uma solução.

A resposta que ele dá a você é: “desculpa, não posso fazer nada por você” ou “não tenho como resolver o seu problema”.

Quantas vezes isso já lhe aconteceu? Se foi ao menos uma, sabe o quanto é uma situação desagradável, certo?

Isto posto, evite que sua equipe de atendimento seja assim! Converse com o time para que eles não fiquem “engessados” aos mesmos procedimentos.

Quando casos diferentes acontecem, seus colaboradores não podem ficar perdidos, pois o cliente tenderá a ficar insatisfeito com o atendimento e é possível até que não volte a fazer negócios com a empresa.

Evite isso dando um pouco mais de liberdade para a equipe e estimule-os a encontrar outras formas de resolver problemas eventuais, em vez de ficarem presos ao que podem e não podem fazer.

4. Saiba negociar

Saber negociar é praticamente uma arte. Muitas vezes, a forma de pagamento não se enquadra ou o valor do produto ou serviço pode estar muito acima do que os clientes podem pagar. Dessa forma, você precisa saber negociar com eles para poder chegar a um acordo.

Caso o valor seja inalterável, você pode negociar diferentes formas de pagamentos ou oferecer algo a mais que não seja custoso para a empresa, como uma amostra grátis ou um período de testes, por exemplo.

Conhecer e utilizar os gatilhos mentais pode ser uma boa maneira de vender e surpreender o cliente na hora do atendimento para fechar negócio. Amostras grátis e períodos de testes sem custo ativam o gatilho da reciprocidade, por exemplo.

Isso significa que quando uma pessoa recebe algo, a tendência é que ela retribua e compre de quem a “presenteou”.

5. Conheça totalmente o produto

Todo colaborador precisa conhecer o produto ou serviço que a empresa vende, mas principalmente os funcionários do atendimento e do departamento de vendas, os quais geralmente têm mais contato com os clientes e são perguntados a todo instante sobre variados aspectos do produto ou serviço.

Certifique-se que os membros desses times saibam tudo a respeito do que a companhia vende para poder tirar todas as dúvidas dos clientes e passar informações importantes a eles.

Nota-se quando um vendedor não conhece o produto ou serviço que vende. Isso prejudica na hora de convencer o consumidor a comprar. Não deixe isso acontecer na sua empresa.

6. Confira como as empresas mais adoradas pelo público tratam seus clientes

Uma boa maneira de encantar clientes é sabendo como as grandes empresas, principalmente aquelas bem avaliadas pelo público, tratam seus consumidores. Pode ser tanto concorrentes seus quanto companhias de outros ramos.

Você pode tanto passar pela experiência de atendimento por essas empresas quanto perguntar para as pessoas como elas são atendidas. Não custa nada basear-se em companhias e marcas que encantam as pessoas quando atendem, certo?

7. Seja amigável

Quando as pessoas são ouvidas, elas começam a abrir seus sentimentos e contar sobre suas vidas. Nesses momentos, é legal ser amigável e utilizar essas histórias para expor outras histórias que criem conexão.

Por exemplo, se você presta serviços de assessoria de investimentos, a pessoa pode acabar falando a respeito de como ela teve problemas ao investir.

Você pode usar isso e contar um caso de alguém conhecido ou até sobre você mesmo, falando o que se passou e como se livrou de uma determinada situação. Além de gerar conexão, a pessoa pode ficar mais confortável e fechar negócio com você.

8. Invista em desenvolvimento pessoal

Todo mundo fala em investir em treinamentos para os funcionários de uma empresa. Geralmente, essas capacitações estão relacionadas às habilidades profissionais ou específicas do ramo de cada equipe.

Deixar a equipe mais capacitada para o trabalho é essencial, mas você já pensou em investir em treinamentos para o desenvolvimento pessoal da sua equipe? Às vezes, uma palestra sobre empatia ou que ensine a manter a calma pode ajudar mais do que um treinamento focado especificamente em atendimento, por exemplo.

9. Faça uso do rapport

Você já ouviu falar em rapport? Trata-se de um conceito da psicologia relativo à uma técnica usada para criar sintonia e empatia com as outras pessoas. Em certos momentos, a comunicação pode ser difícil e o rapport visa ajudar a quebrar o gelo.

O rapport pode colaborar na criação de uma boa impressão rapidamente, logo no início da conversa. Mesmo que você não concorde com o que a pessoa está dizendo, consegue receber a mensagem sem problemas. Uma das técnicas que podem ajudar você e sua equipe a gerar um bom rapport é a do espelho.

E no que consiste a técnica do espelho? Basicamente, você vai espelhar, ou seja, copiar o modo como o cliente está se comportando. Dessa forma, a outra pessoa começa a entender que quem está lhe atendendo é semelhante a ela. Isso gera empatia entre as partes, mesmo que de maneira inconsciente.

Artigos relacionados:

Conclusão

Encantar clientes fazendo um bom atendimento pode causar a diferença na hora de fechar as vendas. Utilize as dicas e tenha em mente que atender o cliente com qualidade deve ser um dos maiores princípios da empresa para mantê-los e transformá-los em fãs da sua marca!

E você, já sabe encantar seus clientes por meio do marketing de conteúdo? Confira 9 motivos para você apostar nessa estratégia e comece agora mesmo a investir no que fará a diferença para a sua empresa!