Marcar presença no mercado digital pode ser determinante para a sua estratégia. Afinal, esse é um ambiente de comunicação direta com o seu público, repleto de oportunidades. Só no Brasil, dados mostram que, em 2024, havia 141 milhões de pessoas conectadas — 86% da população urbana.
Nesse contexto, as empresas precisam de uma abordagem alinhada aos seus valores e objetivos. Para tanto, é necessário conhecer as técnicas e ferramentas que ajudam a ter destaque nas diferentes plataformas.
Quer saber como sobressair no mercado digital? Continue a leitura e confira 6 dicas para transformar sua presença e conquistar uma vantagem competitiva!
1. Esteja presente nas redes sociais
A presença nas redes sociais contribui para as empresas se destacarem no mercado digital. Porém, para ter um bom resultado nessas plataformas, você precisa se posicionar adequadamente. Considere que não basta postar com frequência, mas sem uma estratégia definida.
Tenha em mente que as redes sociais são um canal de contato direto com o consumidor e um espaço privilegiado para construir autoridade, confiança e engajamento. No entanto, elas devem ser exploradas adequadamente para gerar um impacto positivo.
Assim, procure criar conteúdo que gere valor e ressoe com a sua audiência. Para tanto, você precisa entender quem é seu público, quais são suas dores e desejos e como sua marca pode se conectar com os usuários, auxiliando-os em suas demandas.
Logo, vale a pena criar conteúdos relevantes e alinhados à sua marca. Ainda, mantenha a conta ativa na rede, por exemplo, respondendo a comentários, estimulando conversas e, principalmente, mostrando autenticidade.
2. Explore o branded content
Branded content é aquele tipo de conteúdo que a sua marca cria com o objetivo de informar, entreter ou inspirar, sem parecer uma propaganda. Ele aproxima, gera identificação e valor e tem o poder de criar conexão genuína com o público.
Para fazer o branded content, você deve produzir conteúdos originais, envolventes e que transmitam a visão da sua marca, colocando o consumidor no centro da mensagem. Algumas opções para adotá-los são vídeos, artigos e até podcasts, entre outros meios.
Note que o branded content proporciona muitas vantagens para a empresa. Por exemplo, a estratégia fortalece o posicionamento da marca, diferencia seu nome no mercado, desperta emoções e contribui para a fidelização de consumidores.
Saiba que a estratégia é benéfica para buscar destaque no mercado digital, já que ela se aproxima da audiência de forma sutil, com credibilidade e sem interromper a experiência do usuário.
3. Otimize os seus canais para SEO
Ter conteúdo bom é fundamental, mas também é preciso garantir que as pessoas encontrem o que você produziu. Nesse sentido, o SEO (search engine optimization) é o que faz com que as suas páginas apareçam quando o público pesquisar por temas relacionados à sua área.
Ele abrange as técnicas para o usuário chegar aos seus conteúdos ao realizar a pesquisa em ferramentas de busca, como o Google. Portanto, investir em SEO colabora para aumentar a visibilidade orgânica a médio e longo prazo, além de melhorar a experiência do consumidor.
As técnicas abrangem ações como:
- escolher as palavras-chave certas;
- produzir conteúdos relevantes e atualizados;
- usar títulos objetivos e relacionados às buscas dos usuários;
- descrever imagens;
- estruturar bem os textos;
- manter a performance do site em dia.
4. Realize anúncios bem segmentados
Conseguir tráfego orgânico contribui para o desempenho de médio e longo prazo, como vimos. Mas investir em mídia paga estrategicamente também pode trazer bons resultados para a sua presença no mercado digital.
Nesse contexto, os anúncios precisam ser bem pensados, direcionados e otimizados. Novamente, você deve ter consciência de quem é o seu público ideal. Quanto mais você conhece as dores, desejos e comportamentos dele, mais fácil é criar campanhas certeiras.
Use dados demográficos, interesses, comportamentos e até remarketing para segmentar os anúncios. Além disso, determine os objetivos para as campanhas, fazendo os impulsionamentos no momento certo e da forma mais adequada.
Eles são úteis em situações específicas, quando você busca resultados mais rápidos ou para encontrar públicos específicos, fortalecendo a estratégia de tráfego orgânico.
Os anúncios pagos podem ocorrer quando você quer aumentar a visibilidade de um lançamento, quando precisa segmentar melhor o público ou para testar campanhas, por exemplo. Ainda, esse investimento deve estar previsto no orçamento para não gerar dificuldades.
5. Use o marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias para atrair, educar e converter clientes no mercado digital. É por meio dele que a sua marca mostra autoridade, gera valor e cria relacionamento com o público ao longo de toda a jornada de compra.
Com as técnicas certas, a empresa desenvolve materiais que permitem mais aprofundamento do que as peças publicitárias, podendo explorar diferentes formatos. No entanto, tenha em mente que conteúdo relevante é aquele que parte de uma escuta ativa das necessidades do cliente.
Para tanto, a empresa deve entender em que etapa do funil ele está e oferecer o tipo de informação ideal — por exemplo, um conteúdo inspirador, educativo ou comparativo. Para se sobressair, é válido oferecer experiências envolventes e personalizadas.
A empresa pode aproveitar estratégias de comunicação como storytelling, criando narrativas que conectam emocionalmente e tornam a mensagem mais impactante. Boas histórias têm mais chances de gerar identificação, despertar empatia e humanizar a marca.
6. Tenha apoio especializado
Destacar a marca no mercado digital nem sempre é fácil, já que existem muitas técnicas, estratégias e caminhos possíveis. Nesse contexto, ter o apoio de uma agência especializada é uma maneira de favorecer a presença da empresa na internet e liberar a equipe para focar na atividade principal.
Com a ABContent, você conta com um time de especialistas em marketing digital e soluções de conteúdo focadas em SEO e posicionamento. O acompanhamento é personalizado, respeitando as necessidades da sua empresa para buscar a performance desejada.
Como visto, construir uma presença forte no mercado digital exige dedicação, estratégia e, muitas vezes, o suporte certo para alcançar os resultados esperados. Considere adotar as 6 dicas que você conferiu para melhorar o posicionamento online da sua empresa.
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