8 Dicas de finanças para empreendedores

Algumas dicas de finanças para empreendedores podem ser  fundamentais para novos empresários (e também para empreendedores mais experientes) lidarem melhor com a sua companhia. Afinal de contas, quem não dá a devida atenção para o financeiro na hora de abrir ou gerenciar um negócio corre grande risco de vê-lo com complicações prematuramente.

Por isso, preparamos para você 8 dicas de finanças para empreendedores, que podem ajudar seu negócio a ter um futuro promissor e não cair em armadilhas. Quer conhecê-las? Então continue a leitura!

1. Tenha calma com os investimentos

Todo empreendedor quer ver seu negócio crescer rápido. Para isso, muitos recorrem a empréstimos para poder investir e aumentar a empresa. Contudo, nem sempre essa é a melhor forma de fazer a companhia crescer.

No início ou em determinados momentos, solicitar empréstimos pode fazer você entrar em uma dívida que poderia ter sido evitada. Sem um devido planejamento, sua sociedade pode se complicar financeiramente e ficar a mercê de pagamento de juros altos, por exemplo.

Por isso, pense muito bem antes de fazer esses investimentos. Às vezes, é melhor fazê-la crescer com os recursos disponíveis, principalmente no início.

2. Controle os gastos empresariais

Tenha o hábito de detalhar e controlar de forma eficiente os gastos da empresa. Assim, você conseguirá entender onde o dinheiro do empreendimento foi utilizado, quanto tem em caixa e como os recursos são distribuídos.

Essa organização ajuda a direcionar o dinheiro para áreas de maior importância e cortar os gastos desnecessários.

3. Não misture o dinheiro pessoal com o dinheiro da empresa

Essa dica já demos aqui em outros artigos no blog, mas é sempre bom reforçar. Tenha em mente que, por mais que o negócio seja seu, ele precisa se sustentar e se autogerenciar com o dinheiro dele, e não com o seu.

Além disso, o empreendedor que começa a pagar contas da empresa com o dinheiro pessoal pode acabar se perdendo na organização e ficar com a vida financeira prejudicada. Além, claro, de prejudicar a companhia.

4. Não se esqueça do capital de giro

O capital de giro é importante para manter a empresa funcionando normalmente. Ele garante que os negócios continuem funcionando em boas condições, mesmo em situações de crise.

Sem um bom capital de giro, o empreendimento pode enfrentar sérios problemas em manter as atividades básicas e ter que pará-las por um período.

5. Corte gastos

O empreendedor precisa sempre estar atento às contas corporativas para poder cortar gastos na empresa. Comece cortando onde há exageros, reduzindo despesas com o que não é essencial.

Além disso, tenha em mente o que é investimento útil e o que são desperdícios. Dessa forma, saberá o que deve ser tirado do orçamento, o que deve permanecer e as áreas que devem ter maior investimento.

6. Tenha uma reserva de emergência

Assim como ter uma reserva de emergência pessoal ou familiar é essencial, ter uma reserva emergencial para sua empresa também é fundamental. Tenha em caixa pelo menos o equivalente a 12 meses do valor que seu empreendimento precisa para funcionar completamente.

Assim, em casos de crises ou problemas financeiros internos, sua firma terá o bastante para continuar as atividades sem ficar no prejuízo. E evita o risco de ter que fechar as portas temporariamente ou recorrer a empréstimos caros.

7. Utilize a tecnologia para cuidar das finanças

Há diversos softwares para cuidar das contas a pagar, contas a receber, do fluxo de caixa e até para organizar as notas fiscais. Conte com esses programas para ajudar a manter tudo em ordem e evitar prejuízos ou retrabalho para encontrar informações referentes ao financeiro do empreendimento.

Muitas vezes, o investimento é baixo. Contudo, os benefícios que as empresas podem trazer ao seu negócio é enorme.

8. Conte com profissionais qualificados

Para garantir o sucesso do negócio, conte com profissionais ou uma equipe qualificada e organizada, que consiga cuidar do setor financeiro. A melhor forma de ter uma equipe eficiente é justamente capacitá-los ou investir na qualificação da equipe.

Esse custo deve ser visto como um investimento que otimizará esse setor, nunca como um gasto.

Aqui você viu 8 dicas de finanças para empreendedores para ajudar seu negócio a ser duradouro e conseguir enfrentar problemas de forma inteligente. Por isso, guarde bem essas orientações e coloque-as em prática agora mesmo!

Gostou das nossas orientações? Confira então 8 erros de gestão financeira que podem ser prejudiciais para sua empresa!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: