Fazer promoções sem perder o lucro é uma tarefa fundamental para que a empresa não perca dinheiro e ainda consiga fazer o consumidor perceber que realizou um excelente negócio.

Se a sua empresa não costuma realizar essas ações, saiba que as promoções podem gerar excelentes oportunidades para ampliar a clientela, queimar eventuais estoques parados, conseguir aumentar as vendas e também reforçar o caixa.

Mas será que existe alguma maneira de fazer promoções sem que haja perda nos lucros? Sim, isso é possível! Continue a leitura e veja como!

1. Saiba quem é o seu público

Antes de tudo, você precisa saber muito bem qual o seu público ou qual o público deseja atingir com a promoção. É preciso entendê-lo para poder determinar qual tipo de produto desejam consumir e qual a faixa de preço geralmente pagam, para poder estabelecer um valor atraente.

Utilize as redes sociais para poder entender o perfil deles e idealizar boas propagandas, que atraiam esse público para o seu negócio.

E tenha em mente que não é necessário ter um negócio físico para isso. Qualquer negócio, inclusive aqueles que oferecem serviços online (como empresas de software de gestão, por exemplo), pode (e deve) conhecer bem o seu público.

2. Conheça muito bem o seu produto

Se você vende produtos físicos, analise-os antes de definir a promoção. Avalie, por exemplo, se é um produto novo ou de uma linha anterior, se tem prazo de validade, o preço de aquisição ou produção e se é algo de venda fácil ou não.

Tudo isso precisa ser levado em consideração antes de definir a promoção, para que você não perca os lucros ou venda o produto pelo preço de produção ou abaixo dele, angariando prejuízos.

3. Tenha um objetivo definido

Qual o motivo de você querer fazer uma promoção? Apenas para bater metas ou aumentar as vendas em épocas festivas, como o Natal? Pense nos motivos e defina metas claras para depois analisar se você conseguiu cumpri-las.

4. Defina um prazo para a promoção

Uma promoção precisa sempre ter um prazo de finalização. Seria um erro extremamente grave se você colocasse uma promoção e não definisse um prazo final. Promoções precisam ser executadas sempre utilizando os gatilhos mentais da escassez e da urgência.

Quando você não utiliza essas técnicas, muitos clientes deixarão para comprar em outro momento, pois entendem que a promoção é por tempo indeterminado.

Portanto, se não quiser perder lucro e vendas, seja claro em relação ao tempo da sua promoção para que os consumidores ajam rápido.

5. Deixe claras as regras da promoção

Não adianta fazer uma publicidade enorme falando que a loja está em com descontos para atrair as pessoas e depois elas descobrirem que não era exatamente aquilo que estava sendo veiculado na propaganda.

Muitos estabelecimentos não costumam deixar claras as promoções que oferecem, proporcionando descontentamento a muitos consumidores. Potanto, sempre é bom delimitar bem as regras.

Se a promoção for válida apenas para determinados produtos ou para quem compra acima de um determinado valor, mantenha isso o mais explícito possível.

6. Escolha o tipo de promoção

Há diversos tipos de promoção que você pode escolher. Defina a forma que deseja e que mais trará benefícios para o seu negócio, visando principalmente que ela não prejudique os seus lucros.

Descontos

Os descontos são bastante atraentes para a maioria das pessoas. Você pode utilizar descontos aplicados diretamente nos valores dos produtos e serviços, ou descontos que variam conforme o preço a ser pago, como: “a cada X reais, você recebe 5% de desconto”.

As promoções do “leve 3 e pague 2”  e “na compra de 2 produtos, o terceiro sai pela metade do preço”, ou pague 3 meses e ganhe 6 meses de uso de um serviço, por exemplo, também costumam atrair o público.

Cupons

Os cupons podem ser interessantes para os clientes mais antigos ou que fizeram o cadastro no site da sua empresa ou na lista de e-mail do seu site ou blog. Podem ser enviados pelo próprio e-mail e há grandes chances de fazer aquela pessoa que não compra  há algum tempo (ou nunca comprou) ter interesse.

Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são uma das maneiras que diversos estabelecimentos utilizam para não perder lucro, pois o custo acaba sendo baixo, em muitas ocasiões.

Um exemplo é quando estabelecimentos comerciais entregam um cartão do tipo “a cada X refeições feitas, você ganha uma grátis” e carimba toda vez que consome no local. Entretanto, estes programas também podem ser utilizados em outros formatos de negócios.

Frete grátis

Caso trabalhe com produtos físicos, oferecer frete grátis geralmente é atraente para grande parte do público. Se o produto tiver um valor alto e seja de grande volume, o valor percebido pelo cliente pode ser maior ainda.

Brindes

Os brindes são outra maneira de fazer promoções que, se bem pensados, podem deixar o consumidor animado e a empresa não perder margem de lucro. Dentre todas as opções, pode ser uma das mais interessantes.

7. Pense no caixa da sua empresa

Toda promoção precisa ser bem pensada e planejada levando em consideração questões como lucro e caixa da empresa. Por isso, não faça promoções somente para chamar a atenção caso a empresa não tem condições para isso no momento.

Isto posto, os valores, o tipo de promoção oferecida e os produtos que serão ofertados devem ser escolhidos somente depois de muito planejamento. Se você tem um ambiente físico ou mesmo um ambiente virtual para expor seus serviços e produtos, deixar aqueles que estão na promoção em um lugar de destaque seria o ideal.

8. Faça combos

Fazer combos pode lhe custar pouco e fazer seu cliente ter um alto valor percebido. Os estabelecimentos alimentícios, principalmente aqueles de fast food e comida pronta, adoram fazer promoções com combos.

Você já deve ter se dirigido a algum restaurante desses e o vendedor lhe ofereceu o seguinte: “gostaria de adicionar 1 batata grande por apenas 1 real?”. Nesse caso, é preciso usar a criatividade e avaliar o que pode ser utilizado para fazer combos e incentivar o cliente a comprar mais.

Combos podem ser feitos até mesmo por empresas de prestação de serviços. Por exemplo, se a sua empresa presta serviços em finanças, você pode oferecer um combo com X serviços por um valor atraente.

9. Ofereça algo de baixo custo para a empresa

Se você ainda tem uma noção muito vaga de como fazer promoções sem perder o lucro, aqui vai uma que talvez seja a melhor dica do artigo: se quer encantar o cliente e vender muito, seja um produto ou serviço, ofereça algo que tenha um baixo custo para a empresa e um alto valor percebido pelo cliente.

Estabelecimentos comerciais fazem isso. Alguns exemplos são as lojas de perfumaria, que oferecem uma bolsa ou necessaire nas compras acima de um determinado valor.

Além disso, diversos produtos podem ser adquiridos com valores bons e ainda receber um brinde, como um pequeno creme, desodorante, um perfume miniatura ou diversas amostras grátis de perfumes.

Por outro lado, se você presta serviços, pode oferecer algo como um ebook explicando algo que o seu público precisa saber sobre o seu nicho, que não sairá caro para sua empresa, ou, quem sabe, um mini curso. No primeiro caso, opte por contratar uma empresa especializada em produção de conteúdo para seu nicho, garantindo um produto de qualidade para seu cliente.

Se o que você oferecer for bom e bem percebido pelos seus clientes, em alguns casos nem precisará baixar o valor do produto ou serviço principal em quase nada, pois eles já entenderão que estão recebendo algo de valor.

Conclusão

Fazer promoções sem perder lucro, ao contrário do que muitos pensam, pode ser possível de colocar em prática sim. Basta ter planejamento, conhecimento total do seu negócio e dos seus produtos e serviços. E, de preferência, oferecer algo que não seja custoso para a empresa, mas que seja visto como valioso pelo consumidor.

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