Há muito tempo a internet deixou de ser importante apenas para as empresas de tecnologia ou startups. Na verdade, todos os negócios precisam acompanhar as tendências e passar por uma transformação digital.

Do contrário, correm o risco de ficar para trás em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. Quer um exemplo? A presença online é praticamente indispensável para o seu relacionamento com os consumidores.

Afinal, a maioria das pessoas costuma pesquisar em buscadores antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Aproveite para saber mais sobre a necessidade de incorporar a tecnologia na sua empresa!

O que é a transformação digital?

A transformação digital é um processo profundo de atualização dos negócios a partir da inserção de tecnologias. Isso envolve desde a automação das atividades produtivas e o uso de softwares gerenciais até a incorporação das funcionalidades da internet no dia a dia do empreendimento.

Sabe-se que as inovações tecnológicas dos últimos anos ampliaram muito as possibilidades no universo do empreendedorismo. Não é por acaso que constantemente surgem startups e novos negócios voltados para o setor tecnológico.

Podemos dizer que a transformação digital modificou para sempre a forma como as pessoas vivem e consomem. Assim, a tendência é que cada vez mais as empresas que não se integrem a essa realidade enfrentem dificuldades para crescer e se manter no mercado.

Imagine a realidade dos bancos: está se tornando raro encontrar pessoas que não tenham contas digitais e não resolvam diversas necessidades por meio do site ou aplicativo. Ou seja, negócios nesse setor têm a necessidade de se adaptar às novidades ou correm o risco de perder seus clientes.

Além disso, um grande argumento a favor da transformação digital nas empresas é que a evolução tecnológica não é apenas constante, mas também muito rápida. Assim, ignorá-la pode ter efeitos muito negativos para sua empresa.

Por que as empresas precisam se adaptar?

Existem diversas razões pelas quais os empreendedores devem se adaptar às tecnologias e realizar uma transformação digital na cultura e nos processos do negócio. Uma das principais é o fato de que o mercado consumidor já se adaptou.

Com tantas mudanças nos últimos anos, ficou complicado se relacionar com o público-alvo sem ter a tecnologia como mediadora. Isso é mais evidente quando pensamos que as novas gerações já nascem em um meio tecnológico.

Imaginar uma empresa que pare no tempo e mantenha seus processos da forma como se fazia antes é bem difícil, certo? Pense, por exemplo, em comércios que insistam em não aceitar cartões como forma de pagamento.

Em uma sociedade que caminha rumo à desmonetização essa realidade parece absurda, não é mesmo? No mínimo, uma decisão do tipo limitaria muito o número de consumidores e causaria dificuldades financeiras para o empreendedor.

Outro motivo pelo qual as empresas precisam se adaptar à transformação digital é a concorrência. Como enfrentar a competitividade do mercado se seus concorrentes conseguem diminuir muito os custos com o uso de tecnologia e você não?

Um exemplo é a adoção de soluções automáticas para processos cotidianos. Ter um software de gestão permite economizar muito tempo e dinheiro. Com isso, os gestores ficam livres para a tomada de decisões estratégias.

E a diminuição de custos não é a única vantagem da tecnologia. Seus concorrentes podem estar aumentando muito os lucros por meio da internet — como com o uso do marketing digital. Você também precisa aproveitar esses benefícios.

Como transformar digitalmente seu negócio?

Percebeu como a transformação digital é uma necessidade inegável hoje? Vale a pena buscar informações sobre isso e definir novas estratégias internas e externas para se adaptar. Confira algumas dicas.

1. Avalie a relação entre a tecnologia e sua empresa

O primeiro passo para inovar digitalmente um negócio é perceber as oportunidades que ligam a empresa e a tecnologia. As soluções tecnológicas são personalizadas, isto é, dependem do setor no qual o seu negócio está e das atividades que ele realiza.

Então, a análise deve ser feita pela observação do mercado. Veja o que tem acontecido no seu setor e como os principais concorrentes têm se adaptado às mudanças. Procure fazer também um exercício analítico e tentar prever quais seriam as próximas tendências.

Essas estratégias lhe deixarão mais preparado para encontrar oportunidades e até mesmo se antecipar a elas.

2. Conscientize sua equipe

Promover uma transformação digital pode ser fácil para empresas que surgiram recentemente e carregam a tecnologia no próprio DNA. Entretanto, negócios mais antigos têm um desafio maior.

Muitas vezes, é preciso transformar não apenas os processos administrativos e a comunicação com o cliente. É necessário, ainda, rever a própria cultura do empreendimento, dos seus gestores e dos colaboradores.

Por isso, um passo essencial é a conscientização da equipe. Promover treinamentos sobre novas tecnologias e integrar toda a empresa com as soluções adotadas é essencial.

Quem começa uma estratégia de marketing digital, por exemplo, precisa explicar para todos os colaboradores qual é o papel dessa inovação no negócio. Assim, fica mais simples alinhar as expectativas e crescer de maneira unificada.

3. Automatize o atendimento ao cliente

Quando se fala em transformação digital, é muito comum que os empreendedores pensem logo nas inovações tecnológicas que agregam rapidez à produção e aos demais procedimentos internos do negócio.

Entretanto, uma das principais demandas sobre o assunto é o atendimento ao cliente. Como falamos antes, a internet está sendo muito utilizada para procurar por produtos e serviços. Nesse meio tão rápido, as empresas também precisam atender com agilidade.

Por isso, automatizar a relação com o cliente é bastante útil. Ter canais online para comunicação e oferecer resoluções rápidas para problemas dos consumidores são pontos em que sua empresa ganha muito em competitividade.

4. Invista em marketing de conteúdo

Por fim, se o mundo digital veio para ficar, é lá que a sua marca também precisa se fazer presente. O marketing digital, especialmente a produção de conteúdo, está sendo uma das estratégias mais eficientes para as empresas nos últimos tempos.

A publicação de conteúdos educacionais permite a atração do público-alvo, a conquista orgânica de leads e o vínculo mais próximo com seus potenciais consumidores.  Tudo isso reduzindo os custos com publicidades pagas.

Parece muito vantajoso, não é mesmo? Sem dúvida, o marketing de conteúdo faz parte da transformação digital pela qual o seu negócio precisa passar. Invista nele para construir uma autoridade e crescer por meio de um bom posicionamento online.

A melhor forma de aproveitar tudo que a tecnologia pode oferecer é estar bem assessorado com especialistas no assunto. Entre em contato conosco e tenha a melhor equipe no seu planejamento de marketing digital!