Você sabe o que é feed no Instagram? Para muitas pessoas, ele também é conhecido como timeline ou linha do tempo. Independentemente do nome, esse termo designa a página em que as postagens da rede social estão visíveis para quem a acessa.

Nem sempre a importância de organizar esse feed fica clara para os usuários. Porém, ter atenção com ele é fundamental — e o cuidado vai além da estética. Ter uma rede social atrativa pode diferenciar a sua empresa da concorrência.

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O que é feed no Instagram?

Além de ser um espaço que reúne as postagens de seu Instagram, o feed também serve como um resumo do conteúdo que você produz.

Desse modo, sua organização está diretamente relacionada às percepções e sensações que você deseja despertar em seu público. Logo, pode-se dizer que ele é parte fundamental do branding (gestão de marca) e das estratégias de marketing e social media (redes sociais).

Como ele funciona?

O instagram é uma das principais redes sociais do mundo. O crescimento exponencial dele não impacta apenas os usuários. As marcas também passaram a usá-lo para divulgar suas soluções e apresentar seus diferenciais ao público.

Contudo, essa atenção gera um desafio para as empresas: concorrência. Desse modo, é fundamental que elas entendam não só o que é feed no Instagram, mas também como organizá-lo de maneira a se destacar.

Uma das melhores formas de fazer isso é por meio do visual. Postagens esteticamente bonitas, entrelaçadas em um conceito e alinhadas à imagem da marca são exemplos disso. Porém, é igualmente imprescindível ofertar postagens relevantes.

Também é interessante ter em mente que a rede social analisa as preferências dos usuários. Desse modo, indicadores do Instagram, como engajamento e tempo de interação, são fundamentais. Inegavelmente, quanto mais organizado e relevante for o feed, mais resultados ele tenderá a trazer.

Quais as vantagens de utilizar o Instagram e outras redes sociais?

De modo geral, um feed organizado é capaz de impactar e gerar algumas sensações, como:

  • confiança;
  • profissionalismo;
  • criatividade;
  • conexão;
  • relacionamento com os usuários etc.

Além dessas vantagens, as empresas podem contar com outros benefícios. Saiba quais são eles a seguir!

Fortalecimento da identidade da marca

Quanto mais o comportamento do consumidor se altera, mais fica em destaque sua busca por valores e posicionamentos — em vez apenas de produtos. Isso porque existem muitas opções no mercado. Assim, a escolha de negócios tende a ficar por conta dos valores intrínsecos deles.

Nesse momento, uma identidade de marca bem posicionada e transparente pode ajudar no processo. Ao saber quais são os valores da empresa, o consumidor poderá criar uma conexão além do superficial com ela.

Entender o que é um feed organizado no Instagram e saber como construí-lo é essencial nesse sentido. Ele clarifica o tom de voz, a coerência, o padrão estético, a seriedade, a relevância e outros aspectos de sua marca em pouco tempo.

Destaca a empresa da concorrência

Como você viu, existe muita concorrência no mercado. Sabendo disso, é importante se destacar. Novamente, um feed organizado pode ajudar. Ele permite que o usuário navegue entre diferentes conteúdos que seguem um direcionamento estratégico.

Desse modo, as pessoas podem entender que sua marca é séria e sabe o que está fazendo. E, no mercado atual, a autoridade é um importante diferencial.

Atrai consumidores

Ampliar os resultados da organização é, certamente, algo que está relacionado a conquista de novos clientes. Nessa hora, você também pode usar a organização de seu feed como aliada. Ela poderá chamar a atenção e atrair consumidores com mais facilidade.

Contudo, é importante ter atenção. Como você precisa atrair o público certo — ou seja, potenciais leads — conheça suas necessidades antes de montar sua estratégia. Assim, não há o risco de cativar pessoas que só seguem seu Instagram em função da estética, mas que não pretendem comprar.

Como organizar o Instagram para ter sucesso nessa empreitada?

Agora que você sabe o que é um feed organizado e sua importância, é hora de saber como torná-lo único, atraente e alinhado ao seu público.

Acompanhe as dicas a seguir!

Defina a estética do perfil

O Instagram é uma rede visual. Isso significa que definir qual a estética que o perfil terá é relevante. Nesse momento, analise pontos como:

  • presença ou ausência de pessoas;
  • paleta de cores;
  • fonte das palavras contidas nas imagens;
  • imagens nos destaques;
  • foto de perfil;
  • descrição (com ou sem emojis) etc.

Para muitas pessoas esses detalhes podem parecer pequenos. Porém, fazem toda a diferença nos resultados.

Crie um calendário de postagens

Postar aleatoriamente pode atrapalhar seu gerenciamento de redes sociais. Para ter destaque no Instagram, é preciso compromisso. Sendo assim, planeje previamente qual conteúdo deseja entregar aos usuários.

Pode ser uma boa ideia postar no mesmo horário. A estratégia fortalece ainda mais o alcance de suas publicações. Além da frequência, não tire o foco da qualidade do conteúdo. Além disso, vale a pena investir na interação. Isso aproxima o público da marca e gera identificação.

Use imagens de qualidade

Quando for usar imagens de pessoas ou objetos, não subestime a importância de apresentar qualidade estética. Para isso, foque em boas resoluções. Sem clareza visual, é improvável que sua estratégia de conteúdo seja bem-sucedida.

Uma boa forma de obter imagens de qualidade é fazendo ensaios profissionais com sua empresa e produtos. Também é possível acessar bancos de imagens — existem opções pagas e gratuitas.

Considere o uso de padrões

Existem padrões de organização do feed que podem ajudar a manter seu Instagram atrativo. Um deles é a regra dos 3. Ela diz respeito a um planejamento que trabalha com múltiplos de 3, de modo a focalizar a estética do feed.

Significa manter o padrão geral das postagens a cada trio. Além dela, é possível investir em novas estéticas e padrões. A escolha depende do conceito por trás da empresa e da forma de coordenação do marketing na rede social.

Entender o que é feed no Instagram e saber organizá-lo pode impactar diretamente os resultados de sua empresa. Aliado às redes sociais, lembre-se de que é importante manter um blog da empresa. Nele, é possível aprofundar o contato com possíveis clientes e construir a autoridade!

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