Posicionamento de mercado: o que é e como desenvolver o seu?

Seu posicionamento de mercado corresponde a sua visão do seu negócio? Se não, saiba que precisa dar atenção a isso. É ele que faz seu potencial cliente enxergar sua marca da forma como você deseja.

A maneira como ela é posicionada faz toda a diferença na hora do cliente lembrar dela quando pensa no seu nicho.

Então acompanhe a leitura, entenda o que é o posicionamento de mercado e veja como realizar o seu na prática!

O que é posicionamento de mercado?

Posicionamento de mercado diz respeito a uma posição que uma marca ocupa na mente do consumidor. Ou seja, relaciona-se com estratégias para diferenciar uma empresa dos concorrentes.

Um bom posicionamento pode tornar sua companhia uma autoridade no seu ramo. Por outro lado, se feito de forma errônea, pode comprometer a reputação dela.

Cabe à equipe de marketing esse trabalho, que deve voltar seus esforços para conseguir criar a lembrança que a companhia deseja que fique na cabeça do consumidor.

No entanto, é importante ter em mente que o posicionamento adotado deve refletir o propósito e a cultura da organização. Além disso, é essencial garantir que o público recebeu a mensagem e a compreendeu da forma correta.

O que é um mapa de posicionamento?

O mapa de posicionamento é a ferramenta que lhe permitirá identificar quais são os diferenciais de sua empresa, produto ou serviço e quais aspectos são os mais valorizados dentro do seu segmento.

Trata-se basicamente de um gráfico criado a partir desses diferenciais mais valorizados pelos consumidores. Nele, é preciso posicionar as marcas que competem consigo nos quadrantes conforme a pontuação que recebem em cada um dos critérios estabelecidos.

É uma ferramenta importante para ajudar a compreender a força da sua marca e compará-las com a de seus concorrentes. A partir disso, é possível visualizar as estratégias que devem ser adotadas para diferenciar sua empresa em relação às outras.

Como fazer um mapa de posicionamento de mercado?

O mapa lhe ajudará a identificar os pontos nos quais é preciso investir. Veja abaixo como definir seu posicionamento de mercado!

Pesquise o mercado e a concorrência

Para encontrar os diferenciais que devem ser trabalhados, faça uma análise para identificar lacunas no mercado, o que seus concorrentes adotam, pontos inexplorados, estratégias aplicadas que foram eficientes e as que não deram resultados.

Utilizar a análise SWOT pode ajudar nessa etapa. Além das características do mercado e dos concorrentes, pesquise as soluções que são oferecidas, bem como se há algo que precisa ser melhorado.

Desenvolva o mapa de posicionamento

Após entender o mercado, seus concorrentes e as soluções oferecidas no seu nicho, crie o mapa e coloque as informações obtidas nele. É preciso também criar vetores que determinam os diferenciais que sua companhia deve explorar.

Atente-se ao comportamento do consumidor

Entender o comportamento do consumidor pode oferecer informações valiosas sobre o que eles precisam e o que o mercado não oferece. Logo, aproveite todos os dados coletados sobre eles, incluindo os que conseguiu atendendo o seu público.

Vale utilizar tudo o que for possível. Por exemplo, contato por telefone, atendimento em lojas, cadastros e redes sociais, dentre outros.

Por fim, o posicionamento de mercado precisa ser fortalecido através de estratégias de marketing e branding. Sendo assim, defina com sua equipe o que deve ser feito para que a mensagem que você deseja passar seja recebida com sucesso.

O que você acha de melhorar sua presença na internet? Veja agora 7 empresas do setor financeiro que apostaram no conteúdo para construir autoridade!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: