Muitos podem até afirmar que sabem o que é sustentabilidade empresarial. Porém, será que sabem como aplicar na prática?
As companhias devem utilizar esse conceito, principalmente, porque a própria sociedade está exigindo uma mudança de posicionamento das empresas. E você precisa conhecê-lo em detalhes para não ficar para trás.
Então acompanhe a leitura para entender o que é sustentabilidade empresarial e saiba como colocá-la em prática na sua organização!
O que é sustentabilidade empresarial?
Sustentabilidade empresarial é definida como o conjunto de práticas de uma companhia que visa o desenvolvimento sustentável de uma sociedade.
Embora o conceito envolva questões relacionadas a poluição e degradação ambiental, o foco também está em criar uma nova organização econômica e social.
Diante disso, o desenvolvimento sustentável inclui a sustentabilidade urbana e rural, a ética e políticas de preservação dos recursos naturais.
Sendo assim, o objetivo das empresas precisa ser o de crescer atuando de maneira consciente, implementando práticas que reduzam impactos negativos em todos os seus setores.
A sustentabilidade empresarial é tão importante que a Organização das Nações Unidas (ONU) a considera imperativa para todo negócio que for criado no mundo atual.
Qual a importância da sustentabilidade empresarial?
A questão ambiental é extremamente importante. Além disso, a própria sociedade cobra uma postura que seja ecologicamente correta das empresas.
Os hábitos de consumo hoje são pautados também pelos valores dos indivíduos. Dessa forma, uma organização que degrada o meio ambiente pode ter sua imagem destruída e perder clientes.
As pessoas exigem que as marcas atuem para proteger o meio-ambiente. Não é à toa que muitas delas passaram a retirar matérias-primas prejudiciais ao meio ambiente em seus produtos, eliminaram os testes em animais, se tornaram eco-friendly, dentre outras atitudes.
Logo, se seu negócio quer ter uma boa imagem e não ficar atrás da concorrência, a sustentabilidade empresarial precisa ser adotada.
Quais as vantagens da sustentabilidade empresarial?
Além de vincular a imagem da empresa a algo positivo e ajudar a contribuir para um meio-ambiente saudável e forte, podem ser citados como benefícios:
- oferece produtos e serviços conforme o exigido pela sociedade;
- aumenta a economia, principalmente com os custos de produção;
- melhora e aumenta a oferta de produtos e serviços sustentáveis;
- fideliza mais clientes e atrai bons olhares das mídias e veículos de comunicação;
- aumenta a visibilidade, uma vez que a procura por empresas que são sustentáveis é alta.
Ou seja, a sustentabilidade empresarial ajuda toda a sociedade, mas também a conquistar mais clientes e consequentemente, vender mais.
Como aplicar a sustentabilidade empresarial no meu negócio?
A sustentabilidade empresarial no Brasil pode ser verificada, dentre outros meios, pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial. Ele analisa a performance das organizações listadas na bolsa de valores quanto a esse aspecto.
De acordo com o ISE de 2018, 98% das companhias buscavam incorporar esse conceito em suas metas. Algumas práticas que podem ser aplicadas são:
- utilização de lâmpadas LED no ambiente corporativo;
- eliminação do uso de papel;
- uso de materiais ecológicos na empresa;
- patrocinar ou fazer programas de incentivo a práticas ecologicamente corretas;
- fazer parcerias com empresas eco-friendly, dentre diversas outras.
Como existem diversas possibilidades de aplicar a sustentabilidade na sua empresa, vale a pena realizar uma boa pesquisa e utilizar as que mais lhe interessaram.
Além disso, você pode ver exemplos de companhias que aplicaram a sustentabilidade empresarial, bem como práticas utilizadas para melhorar não só a qualidade de vida de seus funcionários, mas também o meio em que estão inseridas.
Agora que você aprendeu o que é sustentabilidade empresarial, aproveite e confira o que é empreendedorismo social e veja alguns exemplos!