Metodologia Lean: conheça o método que evita desperdícios no seu negócio!

Qual empreendedor não deseja diminuir os desperdícios na rotina da sua empresa, não é mesmo? Além de promover um desenvolvimento sustentável para o negócio, isso possibilita reduzir os custos e aumentar a margem de lucro.

Entretanto, nem todos sabem como alcançar um objetivo assim. Nós temos uma sugestão: a metodologia Lean. Ela lhe ajuda a otimizar os processos da empresa e fazer mais com menos.

Quer conhecê-la? Então continue a leitura!

O que é a metodologia Lean?

A metodologia Lean foi desenvolvida no Japão na década de 1980 e seus princípios de manufatura enxuta foram muito utilizados por indústrias como a Toyota. Entretanto, o aumento da popularidade veio em 2011, ano de lançamento de um livro chamado “A startup enxuta”.

O livro foi escrito por Eric Ries e explica o funcionamento da metodologia em negócios de tecnologia. Mas, na verdade, a Lean pode ser utilizada em qualquer empresa, independentemente do seu modelo de negócio.

Lean é uma palavra em inglês que significa “enxuto” no nosso idioma. Seu principal objetivo é exatamente enxugar os gastos em uma empresa ao promover a diminuição do desperdício de recursos.

Estamos falando de recursos diversos — como as matérias-primas, o dinheiro investido e até mesmo o tempo de trabalho do empreendedor e dos colaboradores. Conquistar isso seria incrível, não é mesmo?

A ideia por trás da metodologia Lean é obter uma gestão tão eficiente dos recursos que seja possível empregar apenas o necessário para a conclusão de determinada tarefa. O caminho é identificar e cotar o que é desnecessário.

Simplificar um processo é a melhor forma de torná-lo mais eficiente. Porque, em consequência, será preciso empregar menos tempo e ferramentas para realização dele. Inclusive, ficará mais fácil conquistar a escalabilidade da empresa.

Como funciona esse método de gestão?

A metodologia Lean tem o intuito de diminuir o tempo e os recursos utilizados pela sua empresa a partir de alguns princípios centrais. O maior deles é a necessidade de identificar e eliminar frequentemente os obstáculos que atrapalham sua eficiência máxima.

Além disso, o método defende que o fluxo de trabalho deve estar muito bem explicado para todos os envolvidos. Tal cuidado aumenta a fluidez entre as atividades e diminui problemas na comunicação e na parceria entre os colaboradores.

Outro princípio do Lean é a identificação de demandas prioritárias — elas devem receber o foco, para que o trabalho seja entregue no prazo certo e com qualidade. Também é importante ficar atento para prestar todo o suporte necessário à equipe na realização de sua função.

Estar atento aos pontos considerados fundamentais para a metodologia Lean possibilita que você realize o máximo possível com o mínimo de recursos necessários. Ao garantir que a equipe esteja trabalhando bem, é possível evitar a perda de tempo com conflitos e retrabalho, por exemplo.

Como o objetivo é buscar otimização de investimentos, mais uma ideia relevante no método é a de exercer a criatividade na hora de desenvolver produtos e serviços. Ao invés de investir pesado em um lançamento, pode ser mais interessante fazer testes menores com menos dinheiro investido.

Quais são as vantagens da metodologia Lean?

Depois de saber o que é e como funciona o método, acompanhe as principais vantagens que ele pode trazer para empreendedores.

Empreendedorismo acessível

Muitas pessoas têm o pensamento equivocado de que é preciso muito dinheiro para começar ou alavancar um negócio. Nem sempre isso é verdade, especialmente no mercado atual — no qual existem várias possibilidades no empreendedorismo digital.

Diversos empreendedores que trabalham online começaram suas empresas com recursos bastante enxutos. Por exemplo, sem alugar escritórios, sem ter muitos funcionários e até mesmo sem gastar valores altos para a construção da marca.

Aplicar a metodologia Lean permite desenvolver modelos de negócios mais simples. Assim, mais pessoas podem se sentir incentivadas a empreender mesmo sem terem ainda as condições consideradas ideais.

Economia

Além de tornar o empreendedorismo mais acessível para quem está se inserindo no campo, o método Lean também promove economia para quem já tem uma empresa. Seguir os princípios básicos permite que você esteja sempre atento ao desperdício.

De uma forma ou de outra, ele existe — e muitas vezes é difícil percebê-lo. Portanto, inserir as ideias do Lean na rotina da empresa possibilita a mudança de hábitos. Com o tempo, todos serão cada vez mais capazes de perceber e eliminar o desperdício.

Eficiência

A economia não é o único objetivo quando se fala em reduzir o uso de recursos, certo? Além de diminuir seus custos, há um ganho que pode ser ainda mais significativo: o aumento da produtividade. Afinal, processos mais eficientes produzem mais e melhor.

Consequentemente, a empresa cresce e aumenta suas margens de lucro, assim como seu posicionamento no mercado. Um exemplo está no uso do marketing digital — que é uma maneira interessante de otimizar os recursos investidos na estratégia de marketing.

Percepção de obstáculos

A tentativa e erro é uma técnica valorizada pelos criadores da metodologia Lean — e colocá-la em prática ajuda o empreendedor a otimizar suas tentativas. Ao realizar mais com menos recursos, é possível perceber falhas e obstáculos sem enfrentar grandes prejuízos.

Pense no lançamento de um novo produto. Uma opção é investir valores altos e apresentar a versão final ao mercado. Outra possibilidade, incentivada pela metodologia Lean, é fazer uma versão com recursos limitados e aproveitar a apresentação dela para observar a reação dos consumidores.

Com isso, você tem a chance de adaptar seus produtos e serviços de modo a sempre entregar versões aperfeiçoadas ao mercado. Logo, com menos investimentos, os retornos são ainda maiores, pois sobra tempo e dinheiro para melhorar a entrega.

Como aplicar a metodologia em um negócio?

Não existe um passo a passo para colocar o método Lean em prática na sua empresa. Cada empreendedor pode desenvolver ações e adaptar os princípios para a própria realidade.

O ideal é introduzir a ideia na cultura da empresa. Dessa forma, ela estará guiando todos os processos.

Aos poucos, ficará natural pensar em como determinada atividade pode ser realizada com menos recursos — seja economizando no dia a dia ou revendo a relação de custo-benefício com seus fornecedores, por exemplo.

Um ponto essencial na aplicação da metodologia é a criatividade. Ter ideias diferenciadas e pensar em formas enxutas de lançá-las no mercado lhe permite ir além gastando menos. Isso vale tanto para novos empreendedores quanto para empresas já consolidadas.

Sem dúvida, a metodologia Lean pode aumentar bastante o nível de eficiência e o sucesso do seu negócio. Afinal, reduzir os custos de operações e aumentar a possibilidade de retorno estão entre os maiores desejos de todos os empreendedores.

Quer ter resultados melhores com seu negócio? Veja como se tornar uma autoridade no seu nicho de mercado!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: