Recrutamento especializado: quais os benefícios para a sua empresa?

O recrutamento especializado pode trazer diversos benefícios para uma empresa, principalmente em relação à agilidade e custos relacionados a contratação de pessoal.

Todo dono de negócio sabe que o processo de análise de candidatos até a definitiva contratação pode ser demorado e oneroso. Ainda, uma má escolha pode fazer a companhia desperdiçar dinheiro e perder bons talentos na equipe.

Por esses motivos, o recrutamento especializado deve ser considerado nesses momentos. Acompanhe a leitura e veja os benefícios dele para a sua empresa!

O que é recrutamento especializado?

O recrutamento especializado é muito mais aprofundado que uma seleção feita de forma tradicional. Isso porque, os encarregados de avaliar e selecionar os candidatos mais adequados para um determinado cargo são especialistas no setor desejado.

Por exemplo, se a oportunidade é para engenharia de software, é um engenheiro dessa formação que recrutará o candidato.

Como funciona o recrutamento especializado?

O processo se inicia com o alinhamento do recrutador com a empresa. Assim, ele pode compreender as dores e necessidades da companhia e captar informações sobre a vaga.

Mesmo que não seja um psicólogo ou profissional de Recursos Humanos, o recrutador realiza entrevistas para entender as competências e entregar bons candidatos para o RH da empresa contratante.

A seleção tem início com a avaliação de desempenho dos candidatos, de modo a compreender se eles atendem as exigências do cargo. Nessa etapa, o profissional ou empresa contratada para realizar a seleção precisa manter contato constante com o cliente e informá-lo sobre o andamento das entrevistas.

O responsável precisa identificar não apenas qualidades técnicas, mas também verificar se o futuro contratado tem interesse em permanecer na companhia. Para isso, o recrutador deve analisar expectativas, fit cultural, motivação e esclarecer dúvidas sobre a vaga.

Após a triagem dos melhores candidatos, o passo seguinte é a entrevista diretamente com a empresa.

Graças a essa pré-seleção, a companhia tem um trabalho mais simplificado, entrevistando apenas candidatos que atendam as competências para a vaga.

Dessa forma, o tempo dos gestores é poupado, bem como recursos que seriam utilizados na seleção. Assim, a empresa consegue focar nas suas estratégias de negócio, terceirizando esse serviço aos recrutadores especializados.

Quais são os benefícios desse processo?

Contar com empresas ou profissionais de recrutamento especializado tem certas vantagens. Confira algumas abaixo!

Auxilia no conhecimento do candidato com profundidade

Como é realizado por um profissional da área para a qual se está contratando, é possível extrair muito mais informações com facilidade.

O recrutador consegue elaborar perguntas muito mais específicas, aumentando o grau de especialização do processo. Dessa maneira, é muito mais simples entregar um bom perfil técnico para a companhia.

Possibilita a detecção de habilidades técnicas

Em certos momentos, o RH não consegue se aprofundar em questões técnicas com os candidatos.

Dependendo da vaga, a conversa pode envolver assuntos muito específicos, como: códigos, legislação, conhecimento de determinados softwares, conhecimentos matemáticos, dentre outros.

Diante disso, o RH pode escolher um candidato que não atenda as expectativas do gestor. Isso pode tornar o processo de contratação ainda mais demorado.

No caso do recrutamento especializado, o profissional tem bagagem e conhecimento no segmento. Logo, torna-se mais simples entender as necessidades do gestor e as dores dos candidatos, aumentando a transparência do processo.

Os benefícios do recrutamento especializado podem atrair donos de empresas. Todo empreendimento que deseja otimizar tempo, poupar recursos e encontrar bons talentos precisa considerar essa alternativa. Portanto, não deixe de analisar a fundo essa possibilidade!

Continue aprendendo a otimizar processos na sua empresa! Veja agora 8 dicas para fazer uma boa gestão de projetos!

 

 

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: