Terceirização é a prática de uma organização contratar uma empresa ou um profissional externo para realizar algumas de suas atividades. É comum, por exemplo, empresas pequenas terceirizarem o processamento da folha de pagamento, a contabilidade, a TI, o marketing e várias outras funções importantes.

No entanto, terceirizar não é apenas a opção de organizações de porte menor. Hoje em dia, por motivos que veremos neste artigo, muitas grandes empresas também recorrem à terceirização de serviços. Em resposta, atualmente há profissionais altamente capacitados para atender à essa demanda.

Apesar de a procura por profissionais externos ter aumentado, há ainda muitas empresas que não entendem completamente os benefícios da terceirização. Se você ainda tem algum dúvida sobre o assunto, a seguir elencamos 7 motivos para terceirizar os serviços na sua organização. Boa leitura!

1. Melhor controle de custos de capital

A redução de custos pode não ser o único dos motivos para terceirizar os serviços na sua empresa, mas certamente é um fator importante.

A terceirização converte custos fixos em custos variáveis, libera capital para investimentos em outros lugares do seu negócio e permite evitar grandes gastos nos estágios iniciais, o que é muito importante para startups, fintechs e empresas de modo geral que estão começando suas operações.

A terceirização também pode tornar sua empresa mais atraente para os investidores, pois você pode injetar mais capital diretamente nas atividades de geração de receita.

2. Foco no core business

O core business é o que sua empresa faz, ou seja, é o produto que vende ou o serviço que oferece (ou, como mencionado no item acima, é aquilo que realmente gera receita para seu negócio).

Sabemos que cada vez mais as organizações possuem recursos limitados para operarem. Com menos dinheiro para manutenção de estrutura, compra de máquinas e equipamentos, e contratação de pessoal qualificado, o que há disponível em caixa deve ser investido para garantir que a empresa possua profissionais competentes e com as ferramentas necessárias para entregar aquilo que ela se propõe.

Isso significa que para atividades periféricas, pode não fazer sentido uma empresa ter toda uma área funcionando, pois isso irá significar gastos adicionais. A terceirização de serviços pode ajudar sua organização a mudar o foco dessas atividades periféricas para realizar o trabalho que atende o cliente, garantindo, inclusive, mais qualidade.

3. Garantia de que a atividade não será interrompida

O que acontece se um funcionário seu fica doente? Você terá que colocar outro para fazer as atividades dele, certo? No caso, este outro profissional será obrigado a exercer as tarefas dele, mais as que eram de responsabilidade do outro.

E caso não tenha ninguém para colocar no lugar durante o período de ausência do colaborador? Às vezes, você pode até achar que uma atividade não afetará o lucro da sua empresa caso deixe de ser exercida por alguns dias, mas tenha a certeza de que seu negócio está sendo penalizado de alguma maneira.

Ao terceirizar os serviços, você garante que aquilo que foi contratado será entregue na data prevista, independentemente do que possa estar acontecendo dentro da sua organização. Desse modo, não precisará interromper nenhum fluxo de trabalho ou sobrecarregar ninguém.

4. Redução de custos de mão de obra

Um dos motivos para terceirizar é o foco no core business, conforme citado. Isso quer dizer que, a terceirização permite que você concentre seus recursos humanos nas áreas que sua empresa mais precisa.

Contratar e treinar equipes para atividades periféricas ou projetos de curto prazo pode ser muito caro, e os funcionários temporários nem sempre atendem às suas expectativas. Não podemos esquecer ainda que se for contratar alguém para exercer uma atividade que saia do core business, essa pessoa precisará ter uma certa experiência, e isso é sinônimo de precisar pagar um salário melhor.

Não é recomendado, por exemplo, contratar um estagiário para ficar responsável pela comunicação ou pela contabilidade. Ao contratar uma empresa ou um profissional capacitado a exercer atividades de forma terceirizada, sua organização não tem os gastos que teria com a contratação de um profissional interno qualificado.

5. Controle financeiro

Na terceirização sua empresa fecha um contrato com uma empresa ou um profissional para entregar determinado serviço. No acordo ficam estabelecidos os valores a serem pagos e o escopo do trabalho.

Como a contratante sabe exatamente quanto pagará todos os meses, ela passa a ter um melhor controle financeiro e, consequentemente, um controle mais preciso do fluxo de caixa.

Essa situação não acontece com os colaboradores próprios, porque é possível que haja aumento de salário devido ao pagamento de horas extras e benefícios, por exemplo.

6. Economia de tempo

Cada minuto é valioso no dia a dia de uma empresa, seja ela pequena ou grande. Algumas organizações optam por terceirizar tarefas mais demoradas, como distribuição, processamento de folha de pagamento, contabilidade, marketing e várias outras atividades que fogem do core business mas que são imperativas. Um dos principais motivos para isso é economia de tempo.

É importante que gestores e profissionais estejam focados na geração de ideias que ajudarão no desenvolvimento da empresa, ao invés de investir tempo em tarefas que demandam uma certa expertise e são igualmente importantes, mas que fogem do foco do negócio.

7. Começar novos projetos imediatamente

Imagine que você queira implantar ações de marketing digital. Por onde começar? Mesmo que tenha um funcionário qualificado dentro da sua empresa, essa pessoa precisará de braços para ajudar na execução das atividades, de cérebros para colaborar com a criação de uma estratégia e de ferramentas para colocar tudo em prática.

Lidar com um projeto internamente pode levar semanas ou meses até contratar as pessoas certas, treiná-las e fornecer o apoio necessário. Quando você terceiriza serviços na sua empresa, a parte contratada tem os recursos necessários para iniciar o projeto imediatamente.

E se um projeto requer grandes investimentos de capital, o processo de inicialização pode ser ainda mais difícil. A terceirização resolve tudo isso, permitindo que sua empresa comece seus projetos muito mais rapidamente e com um custo muito menor.

E então, conseguiu entender as vantagens da terceirização? Os motivos para terceirizar serviços na sua empresa valem para todas as atividades, inclusive para produção de conteúdo para blog.

Se sua empresa quer crescer, mas ao mesmo tempo não tem muito investimento para isso, a estratégia de divulgação conteúdo irá ajudar. Para isso, você precisará contar com profissionais qualificados que consigam produzir artigos especializados.

Caso queira entender melhor, entre em contato com um de nossos consultores e lhe explicaremos como a atividade funciona e como poderemos ajudar o seu negócio. Clique aqui e saiba mais.