O que é assessoria de imprensa, como funciona e quais os benefícios?

Uma comunicação adequada é fundamental para que a sua empresa consiga construir uma boa reputação no mercado e se sobressair. Nesse contexto, vale a pena entender o que é a assessoria de imprensa.

Ela visa ajudar negócios de diferentes portes e setores a ocupar espaços relevantes, ganhar visibilidade na mídia e a ultrapassar desafios de imagem com mais preparo. Desse modo, o trabalho pode se ajustar a diferentes momentos e objetivos do empreendimento.

Quer compreender melhor como a assessoria de imprensa funciona e quais benefícios ela tende a oferecer ao seu negócio? Continue a leitura!

O que é assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é uma das áreas que integram a comunicação empresarial. Seu principal objetivo é conquistar espaço nos meios de comunicação, principalmente a partir de mídia espontânea.

Entre os propósitos estão ter mais visibilidade em jornais, revistas, portais, rádios e emissoras de TV, sem a necessidade de pagar por publicidade direta. Esse resultado é alcançado pelo relacionamento com jornalistas e outros profissionais ligados à criação de conteúdo na imprensa.

Quando bem estruturada, a assessoria contribui para a marca ser lembrada positivamente, por meio da divulgação de seus produtos, eventos ou ações relevantes. Além de promover a imagem da empresa, o trabalho é essencial em momentos delicados, como crises.

Nesses casos, a atuação deve ser rápida e precisa, focando em oferecer respostas satisfatórias, assumir responsabilidades quando for necessário e comunicar as medidas tomadas pela gestão. Portanto, o trabalho ajuda a construir, fortalecer e proteger a imagem da marca no ambiente social e corporativo.

Como ela funciona?

O funcionamento de uma assessoria de imprensa costuma variar conforme o perfil da empresa contratante e seus objetivos de comunicação. Logo, a atuação pode seguir diferentes caminhos, com modelos mais acessíveis ou formatos personalizados para atender a demandas específicas.

Confira cada uma delas!

Assessoria simples

Na forma mais comum, a assessoria trabalha com a produção de releases. Eles são textos jornalísticos elaborados para divulgar novidades, eventos, produtos ou outras informações de interesse público relacionadas à empresa.

Esses materiais são enviados a jornalistas nas redações por meio de um mailing segmentado. Trata-se de uma lista estratégica de contatos da imprensa, organizada por editorias, áreas de cobertura ou alcance geográfico.

A assessoria ainda pode se dedicar à nutrição do relacionamento com a mídia, por meio de encontros, reuniões ou interações frequentes com jornalistas. Essa é uma maneira de criar conexões entre a empresa e os veículos de comunicação.

Esse modelo tende a suprir boa parte das necessidades de divulgação da maioria dos clientes, sendo considerado mais acessível do ponto de vista orçamentário.

Assessoria personalizada

Em um serviço mais completo e personalizado, um profissional da agência de assessoria de imprensa pode acompanhar o cliente em suas comunicações. Alguns exemplos são entrevistas ao vivo e visitas a emissoras de TV. Em certos casos, ele prepara roteiros e mensagens para declarações oficiais.

Também é comum a produção de pautas, discursos, posts institucionais, press kits e até a organização de entrevistas coletivas. Nesse contexto, o assessor tem um papel importante no lançamento de grandes projetos, anúncios de impacto ou crises.

Outro recurso é o clipping — ou clipagem de notícias —, que permite à assessoria monitorar e reunir as publicações feitas sobre o cliente em veículos diversos. A partir desses dados, são realizadas análises de mídia que ajudam a medir a presença da marca na imprensa e avaliar a percepção pública.

Com o avanço das tecnologias, a assessoria de imprensa passou a integrar redes sociais e outros canais em suas estratégias. Ela ampliou o alcance das mensagens e consolidou o posicionamento institucional na mídia tradicional e no ambiente digital.

Esse modelo de assessoria oferece um serviço mais específico, que tende a ter um custo mais elevado, atendendo a clientes com necessidades complexas.

Quais são os benefícios da assessoria de imprensa para as empresas?

Ao entender o que é assessoria de imprensa, fica mais fácil avaliar as suas vantagens para as empresas. 

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Fortalecimento da marca e reputação

O fortalecimento da marca e da reputação da empresa é conquistado por meio de estratégias bem planejadas de divulgação. São exemplos a distribuição de releases e o relacionamento contínuo com a imprensa.

Essa atuação contribui para posicionar a empresa como uma fonte confiável de informação, o que tem o potencial de aumentar sua autoridade diante do público e da mídia.

Aumento da visibilidade espontânea

O aumento da visibilidade pode ocorrer sem a dependência exclusiva de investimentos em publicidade. A assessoria auxilia a alcançar espaços de destaque nos principais veículos de comunicação, com um custo potencialmente menor no longo prazo do que a mídia paga.

Reforço nas estratégias digitais

A publicação de conteúdo sobre a marca em sites relevantes é capaz de ampliar a presença online da marca e colaborar para que ela seja mais facilmente encontrada em mecanismos de busca. Adicionalmente, algumas empresas de assessoria de imprensa têm estratégias específicas para o ambiente digital.

Elas podem contar com um trabalho de SEO (otimização para os mecanismos de pesquisa), por exemplo. Assim, o negócio consegue destacar o seu posicionamento em buscadores, como o Google, e em pesquisas feitas usando a inteligência artificial.

Como a ABContent pode ajudar?

Uma assessoria de imprensa se fortalece quando aliada a estratégias de marketing digital. Então você precisa encontrar uma boa parceira, como a ABContent. Como agência de marketing digital e comunicação, oferecemos ambos os tipos de solução por meio de uma equipe especializada.

Nosso trabalho foca em produzir materiais que geram tráfego, engajamento e resultados concretos. Além de potencializar a visibilidade da marca em buscadores, estruturamos estratégias completas com a produção de releases para a imprensa, blog posts, newsletters e outros formatos sob medida.

Você obtém exposição na mídia espontânea e constrói autoridade, ao mesmo tempo que amplia o alcance da comunicação com inteligência. O resultado tende a ser aumento da relevância no ambiente online e aprimoramento do relacionamento da marca com diferentes públicos.

Entendendo o que é a assessoria de imprensa, você viu que ela tem um papel estratégico para as empresas construírem uma imagem positiva. Esse trabalho contribui para diferentes objetivos do negócio, adaptando-se às suas necessidades.

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