Uma comunicação adequada é fundamental para que a sua empresa consiga construir uma boa reputação no mercado e se sobressair. Nesse contexto, vale a pena entender o que é a assessoria de imprensa.
Ela visa ajudar negócios de diferentes portes e setores a ocupar espaços relevantes, ganhar visibilidade na mídia e a ultrapassar desafios de imagem com mais preparo. Desse modo, o trabalho pode se ajustar a diferentes momentos e objetivos do empreendimento.
Quer compreender melhor como a assessoria de imprensa funciona e quais benefícios ela tende a oferecer ao seu negócio? Continue a leitura!
O que é assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é uma das áreas que integram a comunicação empresarial. Seu principal objetivo é conquistar espaço nos meios de comunicação, principalmente a partir de mídia espontânea.
Entre os propósitos estão ter mais visibilidade em jornais, revistas, portais, rádios e emissoras de TV, sem a necessidade de pagar por publicidade direta. Esse resultado é alcançado pelo relacionamento com jornalistas e outros profissionais ligados à criação de conteúdo na imprensa.
Quando bem estruturada, a assessoria contribui para a marca ser lembrada positivamente, por meio da divulgação de seus produtos, eventos ou ações relevantes. Além de promover a imagem da empresa, o trabalho é essencial em momentos delicados, como crises.
Nesses casos, a atuação deve ser rápida e precisa, focando em oferecer respostas satisfatórias, assumir responsabilidades quando for necessário e comunicar as medidas tomadas pela gestão. Portanto, o trabalho ajuda a construir, fortalecer e proteger a imagem da marca no ambiente social e corporativo.
Como ela funciona?
O funcionamento de uma assessoria de imprensa costuma variar conforme o perfil da empresa contratante e seus objetivos de comunicação. Logo, a atuação pode seguir diferentes caminhos, com modelos mais acessíveis ou formatos personalizados para atender a demandas específicas.
Confira cada uma delas!
Assessoria simples
Na forma mais comum, a assessoria trabalha com a produção de releases. Eles são textos jornalísticos elaborados para divulgar novidades, eventos, produtos ou outras informações de interesse público relacionadas à empresa.
Esses materiais são enviados a jornalistas nas redações por meio de um mailing segmentado. Trata-se de uma lista estratégica de contatos da imprensa, organizada por editorias, áreas de cobertura ou alcance geográfico.
A assessoria ainda pode se dedicar à nutrição do relacionamento com a mídia, por meio de encontros, reuniões ou interações frequentes com jornalistas. Essa é uma maneira de criar conexões entre a empresa e os veículos de comunicação.
Esse modelo tende a suprir boa parte das necessidades de divulgação da maioria dos clientes, sendo considerado mais acessível do ponto de vista orçamentário.
Assessoria personalizada
Em um serviço mais completo e personalizado, um profissional da agência de assessoria de imprensa pode acompanhar o cliente em suas comunicações. Alguns exemplos são entrevistas ao vivo e visitas a emissoras de TV. Em certos casos, ele prepara roteiros e mensagens para declarações oficiais.
Também é comum a produção de pautas, discursos, posts institucionais, press kits e até a organização de entrevistas coletivas. Nesse contexto, o assessor tem um papel importante no lançamento de grandes projetos, anúncios de impacto ou crises.
Outro recurso é o clipping — ou clipagem de notícias —, que permite à assessoria monitorar e reunir as publicações feitas sobre o cliente em veículos diversos. A partir desses dados, são realizadas análises de mídia que ajudam a medir a presença da marca na imprensa e avaliar a percepção pública.
Com o avanço das tecnologias, a assessoria de imprensa passou a integrar redes sociais e outros canais em suas estratégias. Ela ampliou o alcance das mensagens e consolidou o posicionamento institucional na mídia tradicional e no ambiente digital.
Esse modelo de assessoria oferece um serviço mais específico, que tende a ter um custo mais elevado, atendendo a clientes com necessidades complexas.
Quais são os benefícios da assessoria de imprensa para as empresas?
Ao entender o que é assessoria de imprensa, fica mais fácil avaliar as suas vantagens para as empresas.
Saiba os benefícios de contar com esse apoio profissional!
Fortalecimento da marca e reputação
O fortalecimento da marca e da reputação da empresa é conquistado por meio de estratégias bem planejadas de divulgação. São exemplos a distribuição de releases e o relacionamento contínuo com a imprensa.
Essa atuação contribui para posicionar a empresa como uma fonte confiável de informação, o que tem o potencial de aumentar sua autoridade diante do público e da mídia.
Aumento da visibilidade espontânea
O aumento da visibilidade pode ocorrer sem a dependência exclusiva de investimentos em publicidade. A assessoria auxilia a alcançar espaços de destaque nos principais veículos de comunicação, com um custo potencialmente menor no longo prazo do que a mídia paga.
Reforço nas estratégias digitais
A publicação de conteúdo sobre a marca em sites relevantes é capaz de ampliar a presença online da marca e colaborar para que ela seja mais facilmente encontrada em mecanismos de busca. Adicionalmente, algumas empresas de assessoria de imprensa têm estratégias específicas para o ambiente digital.
Elas podem contar com um trabalho de SEO (otimização para os mecanismos de pesquisa), por exemplo. Assim, o negócio consegue destacar o seu posicionamento em buscadores, como o Google, e em pesquisas feitas usando a inteligência artificial.
Como a ABContent pode ajudar?
Uma assessoria de imprensa se fortalece quando aliada a estratégias de marketing digital. Então você precisa encontrar uma boa parceira, como a ABContent. Como agência de marketing digital e comunicação, oferecemos ambos os tipos de solução por meio de uma equipe especializada.
Nosso trabalho foca em produzir materiais que geram tráfego, engajamento e resultados concretos. Além de potencializar a visibilidade da marca em buscadores, estruturamos estratégias completas com a produção de releases para a imprensa, blog posts, newsletters e outros formatos sob medida.
Você obtém exposição na mídia espontânea e constrói autoridade, ao mesmo tempo que amplia o alcance da comunicação com inteligência. O resultado tende a ser aumento da relevância no ambiente online e aprimoramento do relacionamento da marca com diferentes públicos.
Entendendo o que é a assessoria de imprensa, você viu que ela tem um papel estratégico para as empresas construírem uma imagem positiva. Esse trabalho contribui para diferentes objetivos do negócio, adaptando-se às suas necessidades.
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