Grandes empresas, como Google e Intel, adotaram o OKR como metodologia de gestão. Com ele, é possível estabelecer objetivos mais claros, ajudando na definição de metas realizáveis para o negócio.
O seu processo de implementação precisa de método para ter os efeitos desejados. Dessa forma, observando as etapas que precisam ser realizadas, será mais fácil adotar a prática em sua empresa.
Confira, a seguir, o que é OKR, como implementá-lo e 3 exemplos de aplicação dessa metodologia!
O que é OKR?
OKR é a sigla para objectives and key results — ou objetivos e resultados-chave. Trata-se de um método de gestão usado para gerenciar as metas de uma empresa, considerando indicadores e ações importantes para o resultado desejado.
A adoção dessa metodologia ajuda a simplificar a apresentação dos objetivos do negócio. Desse modo, o OKR contribui para alcançar os resultados esperados com mais eficiência.
Como funciona essa metodologia de gestão?
Ao saber o que é OKR, é preciso entender como funciona essa metodologia para conseguir visualizar a sua aplicação na gestão da empresa. Na prática, como você viu, o método simplifica o estabelecimento dos objetivos do negócio para determinar as iniciativas necessárias para alcançá-lo.
A seguir, você confere os detalhes sobre o funcionamento do OKR!
Objetivo
O objetivo representa o alvo que sua empresa deseja atingir. Ele deve ser facilmente compreensível, memorável e inspirador. Na gestão pelo método OKR, o objetivo é qualitativo, ou seja, não possui métricas.
Resultados-chave
Trata-se dos indicadores mensuráveis que mostram o progresso da empresa em relação ao objetivo. Eles devem conter valores de início e chegada e estão diretamente relacionados ao resultado esperado.
Iniciativas
As iniciativas são as ações necessárias para alcançar o objetivo. Elas determinam o que deve ser feito para o sucesso do negócio, como projetos, tarefas ou atividades importantes.
Veja 3 exemplos de como o OKR pode ser aplicado
Agora que você já sabe quais são os elementos que compõem a metodologia, é o momento de avançar e entender como aplicá-la no negócio.
O OKR pode ser desenvolvido em 3 etapas:
- elaboração de objetivos, resultados-chave e iniciativas;
- implementação, por meio de comunicação clara e assíncrona;
- alinhamento e monitoramento, com verificações regulares.
Entendido o processo, confira 3 exemplos que ajudam a ilustrar o método de gestão OKR!
Loja virtual
No caso de uma loja online, o OKR pode ajudar a obter resultados com mais objetividade.
Para isso, confira como poderia ser estruturada a metodologia:
- objetivo: aumentar as vendas online e se destacar no mercado;
- resultados-chave: aumentar o tráfego no site em 40% até o final do trimestre e elevar a taxa de conversão em 20% nos próximos 2 meses;
- iniciativas: investir em estratégias de marketing digital para atrair mais visitantes e melhorar a experiência do usuário no site.
Loja física
A loja física também pode ser beneficiada pela gestão OKR ao estabelecer objetivos claros de negócio e iniciativas para o alcance dos resultados.
Veja:
- objetivo: aumentar o faturamento e fidelizar os clientes da loja de eletrônicos;
- resultados-chave: aumentar as vendas em 15% no próximo trimestre e aumentar a taxa de recompra em 10% até o final do ano;
- iniciativas: realizar campanhas promocionais em datas estratégicas e investir em treinamentos para a equipe de vendas.
Consultoria
O OKR pode ser aplicado na gestão de um serviço de consultoria. Acompanhe como seria essa opção:
- objetivo: expandir a atuação da consultoria no segmento de sustentabilidade.
- resultados-chave: fechar contratos com 3 grandes empresas até o final do ano e realizar 2 palestras em eventos do setor para aumentar a visibilidade.
- iniciativas: desenvolver uma estratégia de prospecção de clientes corporativos e promover a expertise da empresa por meio de artigos e participação em eventos.
Ao aplicar o método OKR, como nos exemplos, as empresas podem ficar mais próximas do sucesso desejado após definir o objetivo, os resultados-chave e as iniciativas, de modo claro e eficiente. Então é preciso ser conciso para obter melhores resultados com essa prática.
Que tal continuar aprendendo sobre gestão? Conheça a metodologia Lean e como aplicar na sua empresa!