Canva: o que é essa ferramenta e como ela pode ajudar no marketing da minha empresa?

A identidade visual é fundamental para que o público entenda o nicho e o propósito de uma marca. Além disso, ela é capaz de chamar a atenção das pessoas, que ficam curiosas e querem saber mais sobre a empresa.

Por esse motivo, você deve se preocupar com essa questão, criando layouts e templates para os canais da sua marca, como Instagram, blog, YouTube etc. Você sabe como criar designs para os seus conteúdos? Isso é possível com o Canva, que é uma ferramenta intuitiva e simples de usar.

Embora ele seja popular entre os profissionais de marketing, muitas pessoas ainda não sabem o que é o Canva. Esse é o seu caso? Então descubra como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa!

O que é Canva?  

O Canva é uma ferramenta para criar e editar designs para conteúdos digitais e físicos — pois os layouts podem ser impressos. Assim, os usuários podem criar templates para posts em redes sociais, e-books, flyers, convites, cartões de visita, entre outros formatos.

Ao contrário de outros programas de criação e edição muito famosos, como o Photoshop e o CorelDraw, o Canva não exige expertise para ser manuseado. Ele até apresenta designs prontos e totalmente editáveis, bastando apenas trocar informações e imagens, por exemplo.

Dessa maneira, a ferramenta, que foi lançada em 2007, agrada tanto os profissionais quanto os usuários amadores. Logo, ela é um dos principais programas utilizados para criação de designs em todo o mundo.

Como ele funciona?

Além de saber o que é o Canva, é interessante entender como ele funciona. Desse modo, você pode analisar se ele é realmente prático para as suas necessidades. Para usar essa ferramenta, é preciso acessar o site ou baixar o aplicativo.

Então você precisa fazer um cadastro simples no primeiro acesso ou entrar com a conta do Google ou do Facebook. Uma vez logado, você visualiza um dashboard completo, por meio do qual é possível acessar os seus designs salvos, fazer um projeto do início ou editar um template já pronto.

No caso dos projetos em branco, você tem a opção de personalizar as medidas do design ou usar as dimensões específicas, como post para o feed ou para stories do Instagram. Dessa forma, o seu layout terá a medida exata para o seu propósito.

Além disso, é possível realizar uploads de imagens ou utilizar o banco de fotos do próprio aplicativo. Também existe uma grande variedade de recursos e ferramentas, como gifs, figurinhas, elementos gráficos, fundos etc.

Caso você esteja trabalhando em equipe, há possibilidade de compartilhar o design e permitir que outras pessoas editem o projeto. Isso é especialmente vantajoso para as empresas que tenham mais pessoas envolvidas no marketing.

Quais as vantagens dessa ferramenta?

Ao entender como funciona o Canva, é possível que você perceba algumas vantagens dele, como a simplicidade no uso e a diversidade de possibilidades. Mas, além disso, existem outros benefícios que essa ferramenta traz para seu usuário.

Confira!

Utilização intuitiva

A utilização do Canva é fácil e intuitiva. Mesmo não sabendo previamente quais os procedimentos devem ser observados, você consegue criar um design apenas navegando pela ferramenta. Desse modo, qualquer pessoa pode executar um projeto na plataforma.

Variedade de possibilidades

Como você aprendeu, o próprio Canva oferece diversas imagens, elementos, recursos e layouts. Assim, é possível criar numerosos designs apenas mudando as composições. Com isso, você pode explorar a identidade visual da sua marca criando templates para diversos formatos de conteúdo.

Gratuidade

O Canva oferece uma versão gratuita para os seus usuários. Ao contrário do que se pode imaginar, ela é bem completa e permite criar ótimos projetos. Na prática, a diferença dela para o acesso pago é a disponibilidade de outros recursos e elementos exclusivos, como imagens e ferramentas adicionais.

Facilidade no acesso

Como o Canva pode ser acessado pelo navegador do computador ou pelo aplicativo de celular, você pode utilizá-lo de onde estiver e como mais gostar. Afinal, há pessoas que preferem elaborar o design no computador enquanto outras gostam do smartphone ou tablet.

Como o Canva pode ajudar a minha empresa?

Agora que você já sabe mais sobre o Canva, pode estar se perguntando como essa ferramenta pode ajudar no marketing da sua empresa. A verdade é que ela pode ser muito útil para o seu negócio. 

Entenda as principais aplicações do Canva!

Logotipos

Os logotipos são imagens que ajudam o consumidor a identificar uma marca e, geralmente, são constituídos de uma figura ou de uma tipografia. Assim, eles são o primeiro elemento gráfico que uma empresa deve criar.

Posts para redes sociais

As redes sociais são uma vitrine da empresa para os usuários da internet. Além disso, elas ajudam a gerar autoridade, engajamento e um relacionamento entre a marca e o público. Dessa maneira, estar presente nesses canais é fundamental para o negócio.

Contudo, a concorrência no ambiente também é alta, fazendo com que as empresas se preocupem em oferecer posts atrativos em conteúdo e imagem. Portanto, o Canva pode ajudar a criar designs que chamam a atenção do público para o perfil da marca.

Thumbnails para vídeos

Os thumbnails são imagens pequenas utilizadas pelos mecanismos de busca nas pesquisas. Desse modo, elas devem ser interessantes para atrair os cliques dos usuários e aumentar o número de visualizações de um vídeo. 

Panfletos, cartazes e cartões de visita

Como você viu, a utilização do Canva vai além da internet. Com ele, é possível elaborar panfletos, cartazes e cartões de visita, utilizando também os designs prontos editáveis, se preferir. 

E-books

Os e-books são muito utilizados nas estratégias de marketing de conteúdo para conquistar leads. Isso porque você pode pedir o contato do usuário para enviar o material e solicitar autorização para manter contato.

Por conta da relevância desse tipo de conteúdo para os resultados, é necessário se preocupar com a qualidade do teor e do design. Nesse caso, você pode utilizar o Canva para fazer um template atraente e diagramar o material.

Neste artigo, foi possível descobrir como o Canva pode ajudar na identidade visual do marketing da sua empresa. Se você gostou dessa ferramenta, não deixe de buscar mais informações para entender como aplicá-la na sua estratégia!

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