Estamos vivendo uma era de alta tecnologia e conectividade. Cada vez mais, empresas e empreendedores estão focando seus esforços para divulgar seus produtos e serviços na internet.

A democratização da web abriu portas para o crescimento da publicidade e do marketing digital. E dentro desse segmento se encontra o marketing de conteúdo.

Para quem não é familiarizado com o tema, o marketing de conteúdo tem como premissa básica fornecer ao público-alvo informações relevantes com a finalidade de atrair a atenção, educar e instruir, fidelizar a audiência e facilitar o fechamento de novos negócios para as empresas. E não existe marketing de conteúdo sem produção de conteúdo, certo?

Veja abaixo um pouco mais sobre os conceitos de produção de conteúdo, qual sua finalidade e os meios de colocar em prática essa atividade. Boa leitura!

O que é produção de conteúdo?

Por se tratar de uma pergunta bem ampla, a ideia do post é focar na relação entre a criação de conteúdos e as atividades de marketing digital. Agora, vamos ao que interessa.

A produção de conteúdo é um trabalho realizado para fomentar as ações de marketing digital, especialmente do inbound marketing. Os conteúdos podem ser utilizados em diversos meios de comunicação, dentre eles:

  1. blog posts;
  2. dentro de páginas institucionais do site da empresa;
  3. landing pages;
  4. newsletters;
  5. campanhas de e-mail marketing;
  6. vídeos;
  7. infográficos;
  8. posts em redes sociais;
  9. materiais ricos para download.

Ações de marketing digital

As ações de marketing digital podem ser bem diversificadas, na verdade, é fundamental que haja uma produção ampla, não privilegiando apenas um formato de comunicação com os clientes e/ou interessados.

Em todos esses canais de comunicação, a ideia é transmitir informações para as pessoas, em uma lógica bastante interessante no qual a empresa “troca” informações úteis pela atenção dos clientes.

Trata-se de uma forma bem mais sútil de executar uma ação publicitária, trocando o velho discurso de vendas por um tom informativo, alinhado com o discurso do público-alvo e que oferece recursos para a audiência ampliar seus conhecimentos e descobrir mais sobre as atividades e produtos que uma empresa executa.

Para que serve a produção de conteúdo?

A principal finalidade dos conteúdos é fazer a atração de pessoas para que conheçam mais sobre uma empresa, marca, produto ou serviço. A diferença entre o marketing tradicional e o marketing de conteúdo é que o apelo comercial é deixado em segundo plano, dando ênfase na informação, na construção de conhecimentos da audiência.

O objetivo aqui é mais do que vender. Trata-se de um processo no qual uma empresa pretende se posicionar como uma autoridade do assunto.

Uma pessoa consome um conteúdo desenvolvido por uma empresa, aprende sobre o assunto que leu e percebe que a informação absorvida veio de uma instituição que atua naquele nicho. Logo, há uma valorização do conhecimento empresarial.

Em linhas gerais, podemos dizer que os conteúdos servem para educar o público com finalidade de facilitar a tomada de decisão na hora de fechar um negócio.

Um lead que tenha passado por todas as etapas do funil de vendas tem a oportunidade de lidar com diferentes tipos de conteúdos. Assim, na hora de entrar em contato com o setor comercial, há menos necessidade de explicações técnicas.

Com isso, a empresa ganha agilidade e eficiência para captar novos clientes e também para retê-los e fidelizá-los, já que a lógica de produção de conteúdo não deve ser focada apenas no pré-venda, mas também na experiência pós-venda.

Como produzir conteúdo?

A produção de conteúdo para uma empresa é algo que demanda muita estratégia e profissionalismo. Não se trata apenas de escrever algumas linhas e divulgar de qualquer forma. Tudo deve ser inserido dentro de uma lógica processual de marketing.

Diante disso, vamos à uma pequena lista das etapas de produção de conteúdo que são indispensáveis:

Planejamento

O primeiro passo é se planejar, determinar qual tipo de conteúdo será executado, quais serão os formatos adotados na estratégia de marketing da empresa, determinar a periodicidade de divulgação e quais os temas que serão abordados em cada produção.

Planejamento e produção de conteúdos são indissociáveis. Portanto, antes de escrever a primeira linha, execute um plano de ação.

Escolha das ferramentas de produção

Existem diversas ferramentas para produção de conteúdo, cada uma delas será utilizada para um determinado formato. Sendo assim, após planejar o que será feito, é hora de selecionar os instrumentos ideais para dar vida à produção.

Definição do público-alvo e desenvolvimento de personas

Uma empresa precisa saber para quem ela produz conteúdo e como impactar a audiência do jeito certo. Para isso, é fundamental conhecer bem que são os grupos de interesse da empresa e qual é a linguagem mais acessível a eles.

Um exercício importantíssimo é a criação das personas, que são representações dos clientes e interessados ideais. Trata-se de um exercício de criar uma espécie de personagem, que se assemelha muito no jeito de pensar e agir do seu cliente.

Conhecimento para produção

Como dito acima, cada público pede uma linguagem e diferentes formatos de conteúdo. Diante disso, fica evidente que é preciso dominar os diferentes estilos de produtos de comunicação e saber como eles se encaixam dentro da lógica das estratégias de marketing digital adotadas.

Esse procedimento engloba não apenas conhecimento para produzir as informações, mas também noções de SEO, que são as regras que auxiliam no ranqueamento das páginas do site nos sistemas de busca da internet.

O SEO é imprescindível para obter bons resultados, especialmente de tráfego orgânico.

Quem deve produzir conteúdo?

De fato, não existe uma regra para determinar quem deve produzir os conteúdos de uma empresa. Contudo, por se tratar de algo que requer muito profissionalismo, o ideal é contar com pessoas preparadas.

Algumas empresas apostam na produção de conteúdo freelancer, ou seja, escolhendo um redator web independente para executar as produções. Por mais que estes profissionais possam auxiliar na produção, o melhor cenário é contar com uma empresa especializada no assunto.

Empresas como a ABContent atuam de maneira holística no marketing de conteúdo. Ou seja, trabalham do início do planejamento até o momento em que o conteúdo está pronto para ser disparado.

Isso garante que os conteúdos sejam certeiros, alinhados com a necessidade da empresa e suas expectativas. Essa preocupação é ainda mais pertinente quando se trata de instituições que trabalham em nichos muito específicos, como no setor financeiro e de investimentos, negócios e empreendedorismo.

Concluindo

Marketing digital é processo, estratégia e criatividade. E tudo isso deve ser concentrado nas mãos de uma equipe preparada para desenvolver os conteúdos de forma a obter sucesso, gerar engajamento e ampliar a autoridade da marca.

Produção de conteúdo é assunto sério e uma atividade capaz de gerar bons resultados para as empresas que adotam essa estratégia. Portanto, quem pensa em bons resultados devem procurar quem é especialista na criação, distribuição e estratégia.

Para compreender mais sobre como a ABContent atua na produção de conteúdos digitais, fale com um de nossos representantes para entender como deve ser a atuação focada na criação de conteúdo que geram resultados!