Quem administra um blog tem noção de que deve otimizá-lo para os mecanismos de busca. Mas você sabe fazer SEO para o YouTube? Essa rede social também tem suas próprias técnicas de otimização e quem pretende iniciar um canal precisa ficar atento a elas.
A procura por videos aumentou e a tendência é crescer cada vez mais. Portanto, fazer conteúdos em vídeos pode aumentar muito a visibilidade da sua marca e ajudar a construir autoridade.
Confira agora algumas regras de SEO no YouTube e comece agora mesmo a utilizar essa poderosa rede social para conseguir mais visibilidade!
1. Faça uma boa pesquisa de palavras-chave
Caso não saiba, no YouTube você também terá que escolher as palavras-chave que deseja ranquear! Da mesma forma que as pessoas pesquisam termos na barra de pesquisa do Google e de outros mecanismos de busca, no YouTube elas acabam fazendo o mesmo quando pretendem ver conteúdos em vídeo.
Por isso, você pode utilizar o próprio Google Keyword Planner e o Google Trends para analisar as palavras-chave. De preferência, pesquise-as na própria barra de buscas do YouTube.
De forma geral, assim como você realiza pesquisas de palavras-chave para artigos, terá que seguir um procedimento padrão para os vídeos.
Veja aqui 6 ferramentas que podem ajudar você a encontrar boas palavras-chave para o seu negócio!
2. Utilize a palavra-chave no nome do arquivo
Não salve o seu vídeo com qualquer nome! Antes de inseri-lo no YouTube, coloque a palavra-chave e outras que sintetizem o assunto do vídeo. O nome do arquivo também ajuda no ranqueamento do vídeo, logo, não o ignore.
Por exemplo, se você gravou um vídeo falando sobre investimento em ações, o nome do arquivo poderia ser o seguinte: “como-investir-em-ações.mp4”.
3. Crie títulos atraentes
Da mesma forma que você precisa criar títulos atraentes para seus artigos, no YouTube não é diferente. Utilize técnicas de copywriting para deixar seus títulos chamativos e otimize-os, incluindo a palavra-chave que deseja ranquear e complementando com termos que indicam que você está resolvendo um problema.
Além disso, procure utilizar até 55 caracteres e ter a palavra-chave foco mais à esquerda. Há casos em que o nome acabará sendo maior, o que não impede do vídeo ficar bem posicionado na rede social.
Por exemplo, se você fez um vídeo sobre os maiores medos de investir na Bolsa de Valores, o nome poderia ser algo como:
- Os maiores medos de quem quer investir na Bolsa de Valores e como perdê-los;
- Como perder o medo de investir na Bolsa de Valores, etc.
Seja criativo e tente chamar a atenção de alguma forma. Contudo, lembre-se sempre de eleger um título que realmente tenha a ver com o vídeo! Seu título precisa entregar o conteúdo prometido ou você poderá perder a credibilidade.
4. Utilize as tags
As tags são palavras-chave relacionadas ao assunto do vídeo que você deseja publicar. No entanto, não ache que elas podem ser utilizadas da mesma forma que são colocadas no Instagram, por exemplo.
No YouTube, você precisa escolher muito bem as suas tags e utilizar cerca de 7, apenas. Para escolher as mais adequadas, o ideal é:
- pesquisar no próprio YouTube os videos mais bem ranqueados para a palavra-chave que você deseja utilizar no seu conteúdo e anotar as principais tags utilizadas. As com maior reincidência serão as que você utilizará;
- utilizar a barra de pesquisa do YouTube, digite sua palavra-chave e veja as sugestões da própria rede social;
- utilize as tags relacionadas ao seu site.
Reforçamos aqui a necessidade de pesquisar antecipadamente, para garantir que foram inseridas as tags adequadas.
5. Tenha uma descrição otimizada
A descrição dos vídeos não pode ser esquecida e precisa ser bem aproveitada para atrair a atenção. Um erro muito comum é utilizar o espaço apenas para divulgar os links do blog e de outras redes sociais. Apesar de ser importante, você não deve fazer apenas isso.
A descrição serve também para que os robôs do YouTube escaneiem e entendam o que o vídeo aborda. Além disso, muitas pessoas costumam ler antes de assistir os vídeos! Por isso, escreva pensando nas pessoas.
Na hora de escrever a descrição, utilize a palavra-chave no início, ou seja, entre as três primeiras linhas e, de preferência, na primeira. Escreva um conteúdo com no mínimo 250 palavras e evite o keyword stuffing.
Você pode utilizar a descrição para atrair tráfego para seu blog ou convidar os ouvintes a baixarem um ebook, direcionando-os para uma landing page. Nesse caso, coloque o link logo na primeira linha da descrição.
Depois disso, você pode colocar links para outras redes sociais e, ao final, uma chamada para ação convidando para inscrever-se no canal.
6. Faça uma capa atraente
A capa, ou Thumbnail nada mais é que a imagem que aparece no início dos vídeos, quando pesquisamos no YouTube. Além da imagem, muitos colocam o nome do vídeo e a palavra-chave para chamar a atenção.
Essa imagem estática é a primeira coisa que a pessoa vê e deve ser bastante atrativa. Isso não significa que a arte precisa ser feita por um profissional de design, mas é primordial que ela sintetize o que a pessoa encontrará no seu conteúdo.
Para fazer a capa do seu vídeo, você precisa escolher uma imagem de boa resolução, podendo ser até mesmo um frame do seu vídeo. Utilize textos curtos, melhor que tenham no máximo três palavras. Utilizar a palavra-chave é um diferencial aqui.
7. Adicione call-to-actions
Adicionar chamadas para ação, como pedir para que os usuários inscrevam-se no seu canal e seguir você nas outras redes sociais é possível e pode ser feita enquanto o vídeo aparece na tela.
O próprio YouTube também oferece um recurso que possibilita a você criar cards clicáveis que podem ser inseridos no vídeo. Utilize-os sempre que possível para linkar outros vídeos ou artigos do seu blog que sejam relacionados ao assunto que foi abordado.
8. Utilize as legendas
Usar legendas nos seus vídeos acaba sendo um fator relevante para o YouTube. Há a possibilidade de utilizar as legendas automáticas, mas elas podem apresentar erros na transcrição do áudio. Por isso, se você tiver suas falas ou o roteiro em texto, faça o upload para a ferramenta.
Depois disso, será preciso fazer a sincronização, o que demanda concentração, mas nada complicado . Outra dica é fazer a tradução para outros idiomas, como o inglês. Dessa forma, ele poderá ser visto por pessoas de outros nacionalidades e ganhar abrangência.
Além desses motivos, as legendas deixam seu conteúdo mais inclusivo, pois permitem que as pessoas com deficiência auditiva consigam consumi-lo.
Conclusão
As técnicas de SEO para o YouTube tem algumas semelhanças com as utilizadas para os mecanismos de busca tradicionais. Contudo, ressalta-se que alguns métodos são únicos e próprios para essa rede social e você deve se atentar a isso.
O YouTube se tornou um mecanismo de busca e a tendência é que os vídeos sejam cada vez mais valorizados. Logo, utilizar essa ferramenta pode ser uma ótima forma de conseguir visibilidade.
Há diversas regras que precisam ser observadas, mas o que foi mencionado poderá fazer diferença para os seus resultados. Por isso, salve esse artigo e utilize as dicas listadas aqui!
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