O marketing digital é uma estratégia muito utilizada por profissionais e empresas para atrair mais pessoas e converter vendas. Para isso, é preciso conhecer o conceito de taxa de conversão. Afinal, ela ajuda a mostrar quais estão sendo os resultados das suas campanhas.
Isso é importante especialmente se você utiliza o marketing de conteúdo, produzindo materiais para o site, blog ou redes sociais da empresa. Ao analisar a taxa de conversão, é possível entender se as ações adotadas estão entregando os resultados desejados.
Quer saber mais sobre o tema? Então continue a leitura e saiba o que é, como calcular e como aumentar a taxa de conversão do seu site!
O que é taxa de conversão?
A taxa de conversão é um dos indicadores que podem ser utilizados para medir resultados de campanhas de marketing. Nesse caso, ela representa o percentual de pessoas que avançaram no seu funil de vendas e realizaram uma ação estimulada por você.
Isso não diz respeito apenas às vendas propriamente ditas, mas a toda conversão que foi pensada no seu site. Por exemplo, se um conteúdo tinha como objetivo transformar leitores em leads e colher os dados de e-mails das pessoas, é necessário saber qual foi a conversão dele.
Da mesma forma, se existem conteúdos que visam vender mais diretamente, você deve entender se eles estão conseguindo atingir esse objetivo. Logo, a taxa de conversão é essencial para mostrar se as suas iniciativas estão dando o retorno esperado ou se precisam ser modificadas.
Como fazer o cálculo do indicador e acompanhar a taxa?
Sabendo mais sobre o conceito, é preciso aprender como calcular a taxa de conversão. Para identificar esse indicador, basta aplicar a segunda fórmula:
taxa de conversão = total de vendas / quantidade de visitas x 100
O cálculo está mostrando as vendas, mas você viu que pode utilizar a fórmula para calcular outros fatores — como inscrições na newsletter, contato direto com você, download de algum material, etc.
Quer entender melhor? Imagine que você tem um conteúdo ou anúncio que encaminha as pessoas para comprarem um produto. Caso você tenha 200 visitas nessa página e 20 pessoas fechem o negócio, sua conversão foi de 10%.
Agora você pode estar com a seguinte dúvida: depois de saber como calcular a taxa de conversão, de que forma ela deve ser interpretada? Na verdade, o indicador pode ser considerado alto ou baixo a depender do contexto. Afinal, não existe um resultado padronizado para ele.
Assim, a melhor forma de acompanhar a taxa é acompanhar seus resultados anteriores e comparar estratégias diferentes aplicadas pela sua empresa. Também é possível considerar a taxa de conversão de concorrentes, a fim de entender se você está se destacando.
Qual a importância de calcular a taxa de conversão?
Também é importante entender por que avaliar a taxa de conversão é tão relevante. De modo geral, o uso de indicadores é essencial para a tomada de decisão como profissional autônomo ou na sua empresa.
Do contrário, fazer escolhas gerenciais sem se basear em dados aumenta muito os riscos de cometer erros. Ademais, você não pode se basear apenas na intuição ou no que você acredita que está acontecendo. É preciso contar com indicadores objetivos para embasar as decisões.
Nesse contexto, a taxa de conversão permite entender se as suas práticas de marketing digital estão adequadas e trazendo os resultados planejados. Essa avaliação é essencial na hora de economizar recursos e otimizar seu capital, evitando gastos com estratégias pouco eficientes.
Então, se você calcula a taxa de conversão e percebe que ela está muito baixa, é possível rever as decisões e adequar o planejamento estratégico. Já se você não faz um acompanhamento, pode acabar desperdiçando dinheiro em técnicas que não trazem o retorno esperado.
Como aumentar a taxa de conversão do seu site?
Entendendo por que vale a pena acompanhar a taxa de conversão para o seu negócio, chegou o momento de saber como aumentá-la. O que fazer se você não está satisfeito com o nível de conversão dos seus materiais? Confira as principais dicas!
Aplicar testes A/B
Uma alternativa para otimizar a conversão e tomar melhores decisões é fazer o teste A/B. Ele consiste em fazer publicações ou anúncios diferentes e entender qual deles performa melhor.
Para isso, é preciso pensar nas estratégias diversificadas e estabelecer o período em que cada uma rodará. Então basta acompanhar os resultados e verificar a taxa de conversão das campanhas. Ao entender qual teve melhor desempenho, você pode focar seus investimentos nela.
Vale destacar que o teste A/B é uma estratégia muito interessante porque ele supera a intuição. Embora você acredite que um material é melhor, por exemplo, ele pode ter um desempenho pior no teste. Logo, a estratégia ajuda a ser mais racional e embasar as decisões em dados.
Produzir conteúdo de qualidade
No marketing digital, o aspecto central sempre será produzir materiais de qualidade. É isso que permite à sua empresa se posicionar como autoridade em um nicho e conquistar o público-alvo. Então tenha sempre atenção à qualidade dos conteúdos publicados.
Um material mal escrito, com erros conceituais ou desinteressantes, por exemplo, certamente não trará bons resultados. Já posts ou conteúdos que gerem valor poderão atrair e converter mais leads.
Otimizar o marketing de conteúdo
Você viu que não basta publicar conteúdos em sua estratégia de marketing. Eles precisam ser de alta qualidade para aumentar sua taxa de conversão. Além disso, é necessário otimizar sua produção para ranquear bem em mecanismos de busca como o Google.
Sem esses cuidados, dificilmente o seu site ou blog chegará aos seus potenciais clientes. Por isso, vale a pena seguir boas práticas de SEO (search engine optimization), focar nas necessidades e na linguagem do seu público-alvo e ter conhecimento sobre a jornada de compra.
Como essas questões são mais complexas, vale a pena contar com a parceria de empresas especializadas. Dessa forma, é possível garantir conteúdos de qualidade, enquanto você pode focar no core business do seu negócio.
Neste conteúdo, você viu o que é taxa de conversão e como ela pode ser útil para o seu negócio. Ao compreender esse tema, ficará mais fácil organizar suas estratégias de marketing para alcançar resultados cada vez melhores.
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