Alcançar o primeiro lugar do Google é um dos principais objetivos de uma estratégia de marketing de conteúdo. Afinal, ele aumenta significativamente a visibilidade de uma página, atraindo mais leitores para o site.
Contudo, algumas técnicas para atingir essa posição costumam implicar em fatores que podem atrapalhar os resultados da empresa. Por esse motivo, é preciso entender se realmente vale tudo para ter o primeiro lugar do Google.
Ficou curioso para saber a resposta? Acompanhe a leitura e descubra se estar nas primeiras posições no Google é válido para o seu negócio!
Por que estar no primeiro lugar no Google?
A intenção de estar nas primeiras posições do Google é aumentar a visibilidade da página na internet. Isso porque os usuários tendem a clicar nos primeiros sites dos resultados de uma pesquisa. Nesse sentido, quanto maior é o número de visitantes de uma página, maiores são as chances de conquistar leads para o negócio.
Ou seja, a empresa pode conseguir mais contatos de potenciais clientes interessados em seu produto ou serviço. Por essa razão, ser o primeiro lugar no Google é uma das metas mais desejadas das equipes de marketing.
O que fazer para alcançar essa posição?
Agora que você já sabe a importância de estar nas primeiras posições do Google, é preciso -entender o que fazer para alcançar esse objetivo. Na prática, é preciso seguir uma série de técnicas de otimização dos mecanismos de busca, chamada SEO (search engine optimization).
Elas ajudam os algoritmos a entenderem que o conteúdo pode responder às dúvidas do usuário na internet. Assim, quanto mais alinhadas às técnicas utilizadas, maiores são as chances de a página aparecer em primeiro lugar.
Afinal, vale tudo para ter o primeiro lugar no Google?
Como você viu, para alcançar as primeiras posições do Google é necessário seguir as técnicas de SEO. Contudo, é preciso ter bom senso na hora de aplicar os recursos — e não seguir “receitas prontas” para melhorar o ranqueamento.
Isso porque, dependendo da composição de técnicas utilizadas, a qualidade do conteúdo pode ser afetada, reduzindo a satisfação dos usuários. Consequentemente, o relacionamento e o engajamento do público são afetados.
Nesse caso, a página pode até alcançar a primeira posição dos resultados, mas tem grandes chances de não atingir o principal objetivo do marketing, que é gerar vendas para a empresa. Por esse motivo, pode não valer a pena fazer tudo para ter o primeiro lugar no Google.
Como produzir conteúdos que geram resultados?
Agora você sabe que focar no ranqueamento, sem se preocupar com a qualidade do conteúdo, não é uma estratégia interessante. Ou seja, é preciso utilizar o SEO com equilíbrio e unir isso a conteúdos de qualidade e alta conversão.
Mas como produzir materiais que geram resultados? O ideal é contar com uma equipe especializada na produção de conteúdo, como a ABContent. Dessa maneira, você tem a certeza de que os materiais oferecem uma boa experiência ao leitor, aumentando a autoridade da empresa.
Neste post, você descobriu que não vale a pena utilizar fórmulas prontas para ter o primeiro lugar no Google. Afinal, alcançar o topo da página não é sinônimo de resultados no negócio. Agora, não deixe de seguir a nossa dica para ter uma estratégia eficiente e que realmente converta em vendas.
Quer saber como a ABContent pode ajudar a ter melhores resultados? Acesse o nosso site e converse com um de nossos consultores!