SEO on-page: o que é e como fazer

Quem já pesquisou sobre marketing digital, provavelmente, se deparou com o termo SEO on-page. Essa é uma ferramenta fundamental para atingir um dos principais objetivos de uma página na web — atrair visitantes.

Embora as estratégias de SEO não sejam difíceis de aplicar, elas demandam atenção e qualificação para que sejam implementadas corretamente e alcancem melhores resultados. Por consequência, aumentam as chances de ampliar a sua visibilidade e conversões.

Neste post, você descobrirá exatamente o que é SEO on-page, como ele funciona, entre outros aspectos relevantes dessa ferramenta. Confira!

O que é SEO on-page?

Para começar, é importante saber o que é o SEO on-page. SEO é a sigla para search engine optimization, ou otimização para mecanismos de busca. A ideia é fazer adaptações para facilitar a leitura do seu site por sistemas de pesquisa, como o Google.

Especificamente, SEO on-page representa um conjunto de técnicas para otimização que são aplicadas em uma página, como:

  • inserção de palavras-chave no título e no subtítulo;
  • otimização das imagens;
  • tamanho do texto;
  • listas;
  • links;
  • entre outras.

Esses aspectos indicam aos mecanismos de buscas sobre o que a página trata, o que o usuário pode encontrar e quais dúvidas dos visitantes o site pode responder. Quando reúne essas técnicas corretamente, o site pode ser posicionado nas primeiras páginas de resposta de um buscador.

Assim, as otimizações são realizadas para atingir os rankings orgânicos para gerar tráfego e autoridade para a página. No entanto, para que o SEO on-page seja bem-sucedido, ele precisa fazer parte de uma estratégia robusta e coerente com o conteúdo da página.

Afinal, apenas inserir palavras-chave sem considerar a qualidade do texto, por exemplo, pode prejudicar seu desempenho nos rankings.

Como funciona o SEO on-page?

Antes de saber como funciona o SEO on-page, é preciso entender a engrenagem por trás dos mecanismos de busca e da estratégia de tráfego orgânico. Quando uma pessoa deseja comprar um produto ou serviço, ou tem uma dúvida sobre um tema, ela pode pesquisar a resposta nos mecanismos de busca. 

Ao realizar essa ação, o usuário encontra uma página de resultados com artigos e ofertas que correspondem à sua pesquisa. A tendência é que ele acesse os primeiros sites apresentados e possa conhecer as empresas ou pessoas responsáveis pelas páginas. 

Com isso, os sites aumentam o seu número de visitantes e, consequentemente, de oportunidades de geração de leads e de autoridade. Para que uma página possa aparecer nos primeiros resultados de pesquisa, os motores de busca consideram termos técnicos importantes. 

Esses aspectos se referem à estrutura e ao conteúdo de um site, que proporcionam uma melhor experiência ao usuário. É nesse contexto que o SEO on-page atua.

Ele adequa a página aos motores de busca visando maior visibilidade e ranqueamento. Com as técnicas implementadas, é possível ter melhores posições nas páginas de pesquisa e chamar a atenção de cada vez mais consumidores.

Qual a diferença entre SEO on-page e SEO off-page?

Agora que você já sabe o que é SEO on-page, pode ter dúvidas sobre a diferença entre essa estratégia e o SEO off-page. Na prática, ambas as ferramentas têm o objetivo de aumentar o tráfego por meio das otimizações.

Entretanto, enquanto o SEO on-page se refere às técnicas utilizadas na própria página da web, o SEO off-page envolve os métodos aplicados fora do seu domínio online. Ou seja, o SEO off-page são as ações externas para divulgação do site, como:

  • links de outras páginas direcionando para o seu site;
  • tráfego vindo das redes sociais;
  • parcerias com outras empresas, como artigos de convidados — os guest posts.

Ou seja, o SEO off-page está muito relacionado à construção de autoridade do site no ambiente digital. Quando sites relevantes apontam para o seu conteúdo, os mecanismos de buscas entendem que você oferece informações valiosas e, por isso, merece uma posição melhor nos resultados.

Outro ponto fundamental do SEO off-page é o marketing de redes sociais. Por mais que o Google e outros sites não considerem diretamente métricas de engajamento — como curtidas e compartilhamentos — como fator de ranqueamento, isso pode impulsionar a autoridade da marca.

Por que utilizar o SEO on-page?

Após conhecer mais sobre SEO on-page, você deve compreender a importância de utilizar essa ferramenta em seu site. Ao entender os benefícios que essa estratégia pode trazer, fica mais simples justificar o tempo e os recursos dedicados a ela.

A seguir, entenda quais são os principais pontos a favor de fazer o SEO on-page!

Aumenta a visibilidade do seu site

Como visto, o SEO on-page ajuda a tornar o site mais visível nos motores de busca, como o Google. Quando as técnicas de SEO são aplicadas corretamente — por exemplo, com o uso de palavras-chave estratégicas —, seu site tem mais chances de aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa.

Vale lembrar que a maioria das pessoas clica apenas nos primeiros links que aparecem. Então ter o seu site nesse local de prestígio pode significar um aumento considerável no tráfego e na visibilidade dele.

Aprimora a experiência do usuário

Muitos pensam que SEO on-page é uma ferramenta usada apenas para agradar aos motores de busca, porém, isso é um engano. Esse trabalho também tem o reflexo de melhorar a experiência do usuário.

Quando o site é fácil de usar e oferece uma experiência agradável, isso contribui para criar uma boa impressão sobre a empresa. Se os usuários ficam satisfeitos, há mais chances de voltarem no futuro ou recomendarem o site para quem conhecem. 

Gera tráfego orgânico e sustentável

Outra grande vantagem do SEO on-page é a geração de tráfego orgânico, ou seja, visitas que acontecem sem precisar pagar por anúncios. Ele ainda aumenta as chances de converter esses visitantes em clientes, já que eles estão mais próximos de encontrar a solução que procuravam.

Diferentemente das campanhas pagas, que trazem resultados enquanto o investimento é mantido, o tráfego orgânico é mais sustentável no longo prazo. Quando seu site está bem otimizado, ele continua atraindo visitantes naturalmente ao longo do tempo.

Melhora a autoridade do seu site

A autoridade online é essencial para criar confiança entre os usuários. Quando o consumidor percebe que seu site aparece com frequência em pesquisas e oferece conteúdos de qualidade, passa a considerá-lo uma fonte confiável.

Ao ter um site otimizado, ele tende a ser mais bem avaliado pelos motores de busca e por outros sites. Isso ajuda a construir uma reputação online mais robusta, atraindo visitantes e até potenciais parcerias e menções de outras páginas importantes.

Facilita o relacionamento com o cliente

Outro benefício do SEO on-page é que ele ajuda a melhorar a relação com o cliente. A razão é que ele otimiza o conteúdo do site para responder diretamente às dúvidas e necessidades do público.

Quando o usuário encontra informações úteis para o que está procurando, ele se sente valorizado e tende a criar um vínculo com a marca. Desse modo, é mais provável que ele volte para consumir outros conteúdos e até decida a favor de fazer uma compra.

Como fazer SEO on-page?

Como você viu, o SEO on-page se baseia em um conjunto de estratégias focadas em otimizar as páginas do seu site — com o principal objetivo de melhorar a experiência do usuário. Logo, vale a pena se familiarizar com as boas práticas mais recomendadas nesse sentido.

Saiba como fazer SEO on-page a partir dos seus elementos mais importantes!

Títulos e subtítulos

Ao colocar o SEO em prática, o título da página é uma peça fundamental para o sucesso da estratégia. Para alavancar o conteúdo de maneira correta, é importante utilizar títulos descritivos e que mostrem exatamente sobre o que o conteúdo trata.

É essencial também utilizar palavras-chave de relevância, ou seja, que são buscadas pelo seu público-alvo. Saber ordenar as palavras é outro ponto importante, já que os primeiros termos têm mais relevância que os últimos.

Além disso, é preciso respeitar a hierarquia dos títulos e subtítulos. O seu título deve estar formatado como H1, ou Título 1. Já os demais devem seguir a ordem H2, H3 e H4 (caso haja subtítulos dentro do H2 e H3) e assim sucessivamente. 

A divisão contribui não só para que o conteúdo fique visualmente mais agradável, mas para que os motores de busca percebam a organização dos conteúdos.

Meta descrição

A meta descrição (ou meta-description) é aquele resumo do conteúdo da página que aparece abaixo do título nos resultados de pesquisa. O objetivo dela é descrever o tema abordado, convencendo o usuário a clicar no link.

Portanto, preencher a meta-descrição fará com que seu site se torne atrativo, aumentando a taxa orgânica de visualização. Cada página deve ter sua meta-descrição com, no máximo, 156 caracteres. 

Para torná-la mais atraente, lembre-se de colocar chamadas para ação (call-to-action). Alguns exemplos são “conheça esse produto”, “veja como fazer” ou “faça uma visita”.

URL da página

A personalização da URL é outro fator que mudará a forma que as pessoas enxergam seu site e melhorar o seu ranqueamento. Então invista em palavras fáceis e evite a utilização de acentos e cedilha. Além disso, lembre-se de relacionar a URL com o assunto que será tratado no texto.

É importante evitar URLs com números aleatórios ou parâmetros, por exemplo, “www.meusite.com.br/ct136781”. Dê prioridade a links com termos mais claros, como “www.meusite.com.br/fazendo-a-viagem-dos-sonhos”.

Aliás, é recomendado usar a palavra-chave principal do conteúdo na URL. A medida facilita o entendimento do público a respeito da página e contribui positivamente para o ranqueamento do seu site.

Velocidade do site

Quantas vezes você já deixou de acessar um conteúdo porque a página estava demorando muito para abrir? Assim como você, os seus potenciais visitantes prezam por um acesso rápido e prático — o que é um fator decisivo para o SEO on-page.

O Google, por exemplo, recomenda que o tempo de carregamento do seu site varie de 0,5 segundo a 2 segundos. Do contrário, você estará perdendo destaque. Felizmente, existem iniciativas simples que podem fazer uma grande diferença na performance das suas páginas.

Uma delas é evitar usar imagens muito pesadas ou instalar plug-ins que possam comprometer a velocidade e o desempenho do site. Mais uma medida é revisar o código-fonte para se certificar de que não há nenhum erro.

Outros fatores relevantes são:

  • habilitar o cache, para que o site não fique sobrecarregado;
  • escolher uma plataforma de hospedagem de confiança;
  • realizar testes de velocidade;
  • utilizar ferramentas de monitoramento de desempenho.

Mais uma dica é usar uma ferramenta do próprio Google, o PageSpeed Insights, para obter um relatório sobre o desempenho do seu site. Essa avaliação é baseada em fatores como o tempo de resposta do servidor, a compactação de imagens, a eficiência do código, entre outros.

Links internos e externos

Os links internos são uma estratégia fácil de utilizar e que costuma otimizar a experiência do público em sua página. Ao fazer referência a um artigo publicado anteriormente, por exemplo, você pode usar os links para levar o leitor diretamente ao que está sendo mencionado. 

Dessa maneira, você facilita o acesso do usuário e cria uma navegação mais duradoura e em diversos pontos do seu site. Com isso, você aumentará a taxa de retenção do leitor na página, o que tende a gerar boas métricas aos motores de busca. Por fim, o leitor se sentirá mais próximo de sua marca.

Já no caso dos links externos (ou seja, que levam o público para outros sites), você pode utilizá-los ao citar uma pesquisa, marca ou serviços de outra empresa em seus textos. Isso mostrará conhecimento e pode dar mais credibilidade ao que você diz.

Mas tenha cuidado e não abuse do uso de links externos. Busque fontes confiáveis e utilize a estratégia em situações relevantes, sem encaminhar o leitor para concorrentes ou sites duvidosos.

Qualidade do conteúdo

Outro ponto muito importante para o SEO on-page é a criação de bons conteúdos totalmente originais (sem plágio) e com informações relevantes ao seu público. É válido lembrar que isso não se resume a texto, valendo para imagens, vídeos e áudios.

Esses formatos tornarão seu conteúdo muito mais rico e interessante para seu público e para os motores de busca. Nesses casos, você pode utilizar tanto imagens pagas quanto gratuitas. A escolha entre uma ou outra dependerá dos produtos e serviços oferecidos por sua empresa ou site.

Além disso, você pode usar gráficos e infográficos. Esses recursos facilitam o compartilhamento das ideias propostas em seu conteúdo.

Ao longo deste artigo, você entendeu o que é o SEO on-page e qual a importância dele para o seu site. Agora, você pode utilizar essas informações para otimizar a sua página na web, conquistar mais visitantes e obter bons resultados com o marketing de conteúdo!

As informações foram úteis para você aplicar em suas estratégias de marketing digital? Então aproveite e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para ajudar mais pessoas!

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