Um dos maiores desafios da rotina dos vendedores é o fechamento de negócios. Você sabia que a média de contatos com uma empresa até que um negócio seja fechado é de 8 contatos?
Isso significa muito trabalho e muito tempo sendo utilizado para efetuar uma única venda. E, diante desse cenário, fica evidente que uma das principais dores dos times de vendas é acelerar o processo de convencimentos.
Isso envolve a boa e velha persuasão. Muita gente acredita que ser persuasivo é um dom, algo que nasce com você ou não. Contudo, a realidade é bem diferente. Existem meios de otimizar o discurso persuasivo, e é exatamente isso que vamos abordar neste conteúdo.
Confira abaixo algumas orientações para persuadir o seu prospecto e fazer novas vendas mais rapidamente! Boa leitura!
Venda soluções e não produtos
Um “não” é uma resposta bastante dura para um vendedor. Ela significa que será necessário recomeçar todo o processo de vendas com outro prospecto.
Contudo, muitas vezes o não é dado porque o potencial cliente não tomou conhecimento do que o produto/serviço faz por ele. E é exatamente por essa razão que o vendedor que pretende persuadir seu prospecto deve vender soluções e não produtos.
Isso significa conhecer o que o seu produto faz e como ele se encaixa na necessidade do cliente.
Quando uma pessoa recebe a oferta de algo que pode solucionar uma de suas dores, a aceitação é bem mais ampla. Por isso, o primeiro foco para acelerar a venda é posicionar seu produto como uma solução.
Conheça bem o seu público e seu produto
Vender se torna mais simples quando você domina TODAS as informações sobre o que está sendo oferecido ao cliente. Esse domínio do assunto evita que o time de vendas seja surpreendido com uma pergunta difícil e que o potencial cliente fique sem a resposta.
Conhecer a fundo o que está sendo comercializado é bem importante. Contudo, tão ou mais essencial é conhecer para quem você vende.
Conhecimentos sobre o público-alvo e suas principais dores irá permitir que você posicione o produto como solução (conforme a dica acima) e concede informações para que seja possível desenvolver um discurso de vendas alinhado com a linguagem do público e suas principais preocupações.
O exercício de reconhecimento do público é essencial para qualquer estratégia comercial ou de marketing. Por isso, as empresas se esforçam no desenvolvimento de personas, que são representações dos clientes, de suas preferências e hábitos.
Faça um follow up de qualidade
Follow up é o processo de acompanhar o lead e seu progresso no funil de vendas. Executar um follow up de qualidade é algo importante, já que existe uma linha tênue entre um acompanhamento positivo e a insistência.
Tome cuidado para não ser incisivo demais. Contudo, não se esqueça que acompanhar a jornada do consumidor é essencial para ajudá-lo a tomar a decisão sobre a compra.
Se você quer saber como fazer um bom follow up, separamos um conteúdo especial aqui!
Forneça informações
O marketing de conteúdo tem como premissa a distribuição de informações para que os leads tenham conhecimento sobre os produtos e serviços da empresa.
Com essas informações em mãos, as pessoas têm a possibilidade de se inteirar mais sobre a atuação da empresa e suas soluções e também sobre a qualidade daquilo que ela oferece.
Sempre que um prospecto estiver em dúvidas ou em busca de informações, o vendedor deve agir como se fosse a estratégia do marketing de conteúdo. Ou seja, entregando a informação certa na hora certa.
Para obter sucesso, será necessário ter conteúdos em mãos. Por isso é importante desenvolver uma estratégia de desenvolvimento dos mesmos.
E isso é duplamente interessante, pois as informações servirão no processo de convencimento do prospecto e também para dar origem a uma estratégia de marketing de conteúdo, que é muito útil para alimentar o setor comercial com mais leads.
Esteja aberto às negociações
Muitas vezes, os clientes querem fazer a compra, mas estão receosos quanto aos preços e não irão tomar a iniciativa de negociar.
Se o vendedor faz um follow up de qualidade e mantém o contato positivo com o prospecto, é possível perceber essa situação. Contudo, mais fácil do que detectar essa situação é deixar claro que você está aberto para negociar.
Isso pode acelerar o acordo e beneficiar a relação com o novo cliente. Para negociar com qualidade, comece sempre com o valor cheio e saiba suas margens de lucro para conseguir fornecer descontos interessantes para o cliente, mas que não comprometem a lucratividade da empresa.
Negociar é fator essencial na vida de um vendedor. Então, esteja sempre aberto às negociações e lembre-se sempre de incentivar o cliente a debater a viabilidade do negócio.
Apresente cases de sucesso e opiniões de consumidores
Sua empresa conseguiu obter sucesso junto a um cliente? Então apresente ao prospecto o case de sucesso para que ele consiga ver que os elogios não estão na boca de quem vende, mas sim na de quem compra.
Outro ponto importante é apresentar a opinião de outros consumidores para que eles sirvam de fator de convencimento ou de ponderação por parte do prospecto. Nada supera o poder da satisfação do cliente, ele é muito mais poderoso que o melhor discurso de vendas.
Essas são algumas dicas importantes para obter mais celeridade no processo de negociação utilizando algumas técnicas de persuasão. Agora, veja mais algumas dicas rápidas para ampliar suas chances de fechar bons negócios:
- Escute seu cliente para compreendê-lo cada vez mais;
- Não desista de clientes indecisos, mas atue para tirar dele uma posição definitiva;
- Atua sempre em prol da decisão do seu cliente, mas tome cuidado para não ser insensível à situação vivida por ele;
- Apresente o real valor da sua oferta e quais são os principais benefícios obtidos ao fechar o negócio.
Você trabalha com vendas? Então, que tal compartilhar as suas técnicas de persuasão e estratégias para acelerar o fechamento de um negócio com seus prospectos? Deixe seu comentário e partilhe suas experiências e técnicas!