Já entrou em um site e se deparou com informações antigas e desatualizadas? Qual foi a impressão transmitida? Com certeza a credibilidade se tornou menor, e sua experiência de consumo dos conteúdos ficou aquém do esperado, não é mesmo?

Sites desatualizados são como ler antigas enciclopédias, daquelas do tempo de nossos pais e avós, onde até mesmo a grafia de palavras como telefone e farmácia eram diferentes. Por mais que as informações ali sejam confiáveis, elas não conseguir transmitir a sensação de contemporaneidade necessária para despertar o interesse e gerar a autoridade necessária.

Com blogs empresariais o conceito é bem parecido. Um blog desatualizado é uma imagem do ontem e não uma orientação para o amanhã. Por essa razão, muitas empresas e especialistas em gerenciamento e criação de conteúdos fazem um grande esforço de atualização das postagens.

No texto de hoje você vai poder refletir um pouco mais sobre a importância dos blogs para as estratégia empresarial e como a atualização é um processo essencial para que este veículo de comunicação e marketing gere resultados. Boa leitura!

Razão nº1: Para não reduzir os acessos ao blog

Trabalhar com blog exige estratégia e análise de resultados. Sendo assim, confira quais são as dez páginas que geram mais acessos ao blog e qual é a porcentagem do total de acessos que elas representam.

Pronto, você tem dados sólidos sobre as principais fontes de tráfego do seu blog. E se essas são as portas de entrada das pessoas em seu blog, elas precisam estar sempre atualizadas para que a percepção de valor seja positiva e sua autoridade permaneça no alto.

Uma forma inteligente de atualizar o blog não é apenas criando novos conteúdos, mas mantendo os principais textos do portal sempre atualizados com novas informações. A prática vai impactar na redução da taxa de rejeição dos posts e otimizar as conversões e retenção da audiência.

Razão nº2: Para otimizar o SEO do blog

Imagine o seguinte cenário. Seu blog lançou um excelente texto em 2017, que recebe visitas até hoje graças ao bom ranqueamento concedido pelas práticas de SEO.

Olhando para este post agora, você captou que algumas informações já não condizem com a atualidade. O que você faz? Cria outro conteúdo com o mesmo tema ou atualiza o antigo?

Se você optou pela primeira opção saiba que será necessário:

  1. Começar o conteúdo do zero, o que é bem mais trabalhoso;
  2. Garantir a mesma qualidade de SEO que foi garantido ao post antigo;
  3. Criar um conteúdo com qualidade superior ao antigo, a fim de fazer com que ele dê o mesmo tipo de resultado.

Em resumo, você vai gastar mais tempo de produção e ainda vai colocar o seu novo post para “brigar” com o seu campeão de 2017. Não há necessidade disso. Lembre-se que a internet já está cheia de conteúdos e que o ranqueamento está cada vez mais difícil.

Ao optar pela atualização de conteúdos antigos, você economiza tempo e trabalha em cima de uma produção que já tem um relativo sucesso na web. E o que o blog ganha com isso?

  1. Reforço de autoridade;
  2. Melhoria nas conversões;
  3. Aumento do tráfego orgânico.

Seu post antigo já foi um sucesso, então, para quê deixá-lo de lado? Aproveite que ele já apresenta um bom ranqueamento e apenas otimize-o para mantê-lo atualizado e atraente ao público.

Razão nº3: Para não reduzir a sua credibilidade

Pare e reflita: ao consumir conteúdos de blogs, quantas vezes você começou a leitura pela data de publicação? Se você respondeu que “sempre”, pode ter certeza que sua postura corresponde à uma minoria.

A dinâmica de consumo veloz de informações adotada na internet faz com que muitos detalhes passem em branco pelos leitores. Pode apostar que muitos leitores lêem conteúdos antigos e desatualizados e pensam algo como “essa empresa não sabe o que diz, isso é coisa do passado!”.

Com isso, a credibilidade das informações cai vertiginosamente para aquele leitor, mesmo se tratando de um erro de interpretação dele! Aqui vai mais uma pergunta: para quê arriscar que essa situação ocorra?

Sua empresa não merece ser descredibilizada por algo tão simples, e não espere reflexão por parte da audiência porque isso não vai ocorrer.

Sendo assim, a melhor saída para não perder autoridade é manter o blog atualizado, sempre de olho nas mudanças do mercado e nos impactos que essas informações têm sobre a sua autoridade na web.

Não vale a pena arriscar perder oportunidades. Sua reputação vale mais do que o esforço de atualização do blog, sendo assim, deixe a preguiça de lado e pense no risco de perder credibilidade.

Razão nº4: Para alavancar conteúdos que ainda não decolaram

O blog desatualizado é uma oportunidade para o gestor otimizar conteúdos e potencializar aqueles que ainda não atingiram os resultados esperados.

Todo mundo que cria conteúdo para blog já se frustrou com os resultados de um post excelente, mas que não recebeu a audiência merecida. Mas isso não significa um fracasso inalterável.

Com base na atualização dos posts do blog é possível dar uma nova cara a um conteúdo antigo e fazer com que sua qualidade cresça e, com isso, sua capacidade de retenção e conversão seja superior ao antigo patamar.

Como operar na atualização de blog?

Ok, vamos começar por partes. Antes de mais nada, fica evidente que estamos focando na atualização das informações, ou seja, dos posts e materiais disponibilizados no site.

Executar atualizações estéticas e funcionais também é uma alternativa para melhorar o ranqueamento, otimizar a experiência do usuário e obter melhores resultados, porém, vamos resumir essa recomendação apenas a este parágrafo e vamos retornar ao que importa mais do que o formato: o conteúdo.

Atualizar posts e blogs não significa apenas inserir um novo parágrafo ou mudar um título para torná-lo mais atraente. Fique atento aos seguintes pontos:

  1. Analise o SEO da página e qual a posição do seu conteúdo no ranqueamento dos sistemas de busca. A partir disso, foque nas boas práticas para otimizar o posicionamento;
  2. Ao atualizar um post, não se esqueça de atualizar também a data de publicação;
  3. Aproveite de datas comemorativas ou estratégicas (ex: Black Friday, Natal, Fim de Ano, etc) para promover um conteúdo relacionado. Especialistas indicam que vale a pena fazer esse gancho para promover os posts que foram renovados e os novos também;
  4. Não se esqueça de anotar tudo o que foi atualizado para manter o controle sobre o post e suas melhorias;
  5. Não atualize apenas posts, mas também outros materiais (como e-books, infográficos, planilhas, etc).

Convencido da importância de manter o blog atualizado? Então, hora de colocar a mão na massa e dar uma renovada nos seus conteúdos.

Agora, se você precisa de uma ajuda com essa tarefa, que tal conversar com o time da AB Content e descobrir como nossa equipe pode trabalhar em prol das suas conversões e da qualidade do seu blog?