O clipping é um trabalho que costuma ser realizado pela assessoria de imprensa. Também conhecido como clipagem, essa atividade já era comum na época pré-internet.
Com a chegada da tecnologia, esse processo se transformou para os meios digitais. Acompanhe o artigo e entenda mais sobre esse trabalho que pode ajudar muito sua empresa!
O que é clipping?
O clipping é um processo realizado para monitorar constantemente matérias jornalísticas que mencionam uma determinada marca ou empresa.
Essas informações são coletadas e organizadas para elaborar relatórios que auxiliam na divulgação e gestão de informações de maneira planejada.
O clipping de notícia costuma ser oferecido por empresas que possuem uma ampla cobertura que consegue analisar desde sites e jornais online até veículos impressos e mídias tradicionais, como rádio e televisão. Isso sem mencionar as possibilidades de monitoramento de opiniões de leitores nas redes sociais e meios offline.
O que é clipping digital?
Trata-se da mesma ferramenta. No entanto, a forma como a atividade era realizada foi transformada com o advento da internet. Assim, o clipping pode ser feito totalmente online.
O clipping digital, como é chamado, permite encontrar as menções da empresa de forma rápida e precisa. Inclusive, pode ser feito até por profissionais que não se dedicam exclusivamente a esse serviço.
Algumas empresas realizam essa atividade por ferramentas de busca e identificação de termos que interessam ao negócio, deixando o trabalho da assessoria para funções mais estratégicas.
Por que o clipping é importante?
O clipping jornalístico é essencial para as organizações. Assim, é possível ter noção do que é falado sobre sua marca por jornalistas, influenciadores e pela população. E, assim, fazer uma gestão eficiente da empresa.
As principais vantagens de fazer clipping são:
- possibilidade de se antecipar a possíveis problemas;
- detectar objeções com o público e a sociedade;
- encontrar focos de crise;
- entender o que as pessoas e a mídia pensam sobre a empresa;
- controlar situações adversas e que prejudiquem a reputação da companhia;
- planejar estratégias para melhorar a reputação na mídia;
- monitorar os concorrentes e traçar planos para se destacar no mercado;
- identificar momentos em que a marca não está sendo citada e planejar ações para conquistar espaço;
- mensurar os resultados da equipe de comunicação, relações publicas ou assessoria de imprensa.
Ou seja, o clipping é um serviço que pode ajudar sua companhia a encontrar oportunidades de se fortalecer e resolver crises que envolvam sua reputação.
Como fazer um clipping digital?
O clipping digital pode ser feito por intermédio de uma empresa que realize esse serviço ou por conta própria, conforme comentado.
Alguns softwares oferecem ferramentas de busca por palavras-chave, permitindo localizar tudo o que está sendo mencionado em pouco tempo. Além disso, as pesquisas podem ser feitas em tempo real.
Existem várias ferramentas que sua equipe pode utilizar para identificar citações e notícias da organização nos meios de comunicação. Algumas delas são:
- Alertas do Google: a ferramenta envia por e-mail citações sobre uma determinada palavra-chave, bem como as fontes – é gratuita;
- Klipbox: envia notificações pelo WhatsApp e consegue monitorar constantemente mais de 20 mil fontes – é paga;
- Evernote Web Clipper: pertence ao Evernote e permite captar páginas enquanto navega na internet.
E você, o que achou do clipping? Viu como ele é fácil de ser implementado para ajudar a encontrar o que mencionam sobre sua empresa?
Continue agora no blog aprendendo sobre outras formas de melhorar a visibilidade do seu negócio! Confira o que é brand-awareness e veja como tornar sua marca memorável!