Níveis de engajamento nas redes sociais: entenda o que são e como funcionam

O termo engajar diz respeito a se envolver ativamente com determinada circunstância. No marketing, o engajamento é a interação entre o público e uma determinada situação — como uma mídia em rede social. Nesse contexto, você sabia que existem níveis de engajamento?

Isso significa que um negócio pode conter em suas redes, simultaneamente, diferentes tipos de interações — das mais superficiais às profundas. Para organizar suas estratégias de social media, é importante saber como cada um desses níveis funciona.

Quer saber mais? Confira este artigo!

O que é engajamento nas redes sociais?

O termo engajamento é amplamente usado em estratégias de marketing. Especialmente no marketing de redes sociais, que é parte do conjunto de ações do marketing digital. Ele é um indicador capaz de revelar se determinadas ações tocaram o público.

Isso é medido pelo quanto as pessoas interagiram com uma postagem. Por ser um indicador, é possível calcular o engajamento do conteúdo. Para isso, usa-se a média de interações registradas dividida pelo alcance total da publicação nas mídias sociais.

Qual a sua importância nas redes sociais?

Em termos de redes sociais, é inegável que o engajamento é um indicador preciso do sucesso das estratégias. Para explicar melhor essa afirmação, é interessante retomar o conceito de “métricas de vaidade”.

Por muito tempo as pessoas acreditaram que a quantidade de curtidas em uma postagem indicava seu desempenho. Outros também acreditavam que o número de seguidores no Facebook ou no Instagram prenunciavam sucesso.

Porém, isso está longe da verdade. Afinal, muitas pessoas podem segui-lo nas redes e nem ao mesmo entrar em contato com seus posts. Com o tempo — e com desenvolvimento de outros indicadores — percebeu-se que as métricas de vaidade não são verdadeiramente úteis.

Por outro lado, nem mesmo as métricas atuais podem ser sinônimas de uma comunicação bem-sucedida. Um dos maiores exemplos nesse sentido é o indicador de impressões. Ele diz respeito ao número vezes que seu conteúdo foi exibido para um usuário.

Assim, se a mesma pessoa vir seu post 3 vezes, curtindo-o na primeira, comentando-o na segunda e compartilhando-o na última, será contabilizado como usuário único. E, provavelmente, você não saberá que ele realizou essas interações, nessa ordem, com a publicação.

Percebe, então, que mesmo as métricas mais avançadas ainda não expressam a completa verdade sobre o que seu público acha de seu conteúdo? Assim, avaliar o engajamento se torna essencial.

É ele que permite que você entenda, na prática, como seus seguidores se sentem em relação ao conteúdo. Independentemente de você induzir o engajamento ou dele surgir de modo orgânico. O que importa é usar a métrica para entender o quão relevante você é para os usuários.

Quais os benefícios da interação nas redes sociais?

Há quem ainda acredite que não é possível fazer com que os seguidores comentem ou compartilhem suas postagens. Porém, por meio de uma boa estratégia digital, isso pode acontecer. Inclusive, quem já investe em engajamento social acessa diversas vantagens.

Confira algumas delas a seguir!

Maior motivação para a equipe

Até agora, falamos no engajamento nas redes sociais como uma forma de mensurar resultados. Contudo, você sabia que ele também pode aumentar a produtividade de sua equipe?

Ao descobrir quais estilos de posts mais geram interações com os seguidores, os colaboradores se sentem motivados a produzir mais conteúdos do tipo. Com isso, conquistam cada vez mais a simpatia dos usuários e podem aproximar o relacionamento com os clientes de modo simplificado.

Mais visibilidade

Não tem como deixar essa vantagem de fora da lista. Afinal, um engajamento maior faz com que suas publicações aumentem em alcance. Assim, a tendência é que mais pessoas vejam e interajam com seus conteúdos. Certamente, isso pode aumentar sua visibilidade.

Fidelização

Usuários que interagem com sua empresa tendem a confiar mais nela. Caso contrário, em meio a tantas páginas e serviços presentes no ambiente online, não dedicariam suas horas de rede social comentando em suas postagens, certo?

Então, caso haja o estímulo para a interação e, é claro, respostas estratégicas, é provável que o usuário volte a fazer contato mais vezes. Por sua vez, isso pode levar a mais interações, à compra e à fidelização.

Quais são os sete níveis de engajamento nas redes sociais?

Agora que você sabe mais sobre as redes sociais, é hora de conhecer os diferentes níveis de engajamento. Eles são essenciais para que entender como os usuários enxergam seus conteúdos.

Acompanhe!

Nível 1 — Desengajamento

Não existe interesse pela interação.

Nível 2 — Engajamento não-sistemático

Representa a chance de que o usuário não entenda ou se sinta alheio à marca. Então, prefere não engajar.

Nível 3 — Engajamento frustrado

O usuário se interessou pela empresa em um primeiro momento. Porém, algo fez com que ele se distraísse ou desistisse do engajamento.

Nível 4 — Engajamento dependente da estrutura

Diz respeito à necessidade de resposta ativa por parte de determinados colaboradores da organização. Ou seja, a marca é dependente deles para engajar.

Nível 5 — Interesse auto-regulado

O engajamento é motivado por um interesse pessoal, e não necessariamente pela marca.

Nível 6 —Engajamento crítico

A marca faz com que o usuário decida mudar algo na sua vida, planejando seu futuro e delimitando objetivos.

Nível 7 — Pensamento educado

O engajamento surge de um posicionamento que aflora experiências prévias do usuário. Ou seja, seus valores e desejos estão conectados aos da marca, gerando uma lealdade que não precisa de incentivo.

Após conhecer cada um dos níveis de engajamento nas redes sociais, sua marca pode preparar suas estratégias com maior clareza. Isso porque se torna capaz de entender em que posição estão seus usuários, elevando o engajamento de acordo com suas demandas.

Qual a melhor alternativa para ter engajamento frequente?

Ao pensar em redes sociais, a mente de muitas pessoas é levada até o apelo visual. Apesar de ser um aspecto importante para o marketing social, ele não é o único. Inclusive, o tráfego orgânico tende a ser muito mais gerado pelo conteúdo envolvido na publicação do que por sua estética.

Sendo assim, a melhor alternativa para ter engajamento frequente é aliar boas peças de design com um conteúdo relevante e de qualidade, a ser publicado na própria rede social da empresa, no site profissional ou no blog.

Agora que você entende mais sobre os níveis de engajamento nas redes sociais, pode desenvolver estratégias para aprimorar seus resultados. O marketing digital, especialmente o de conteúdo, tem muito a contribuir com o sucesso da sua empresa!

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