Por que usar e-book na estratégia de marketing?

É provável que você já tenha se deparado com um e-book ao navegar pela internet. Mas, será que você sabe que ele pode ser um grande aliado de uma estratégia de marketing digital?

Por ser um conteúdo de caráter informativo, o e-book tende a atrair pessoas interessadas em saber mais sobre um determinado assunto.

Porém, se essa informação for alinhada às técnicas certas, uma escrita concisa, objetiva, e boas ferramentas de marketing de conteúdo, ela pode trazer resultados ainda melhores para um negócio.

Acompanhe este conteúdo e saiba por que usar o e-book na sua estratégia de marketing!

O que é um e-book?

E-book é o termo em inglês para “livro virtual”. Ao pensar nessa palavra, muitas pessoas podem remeter aos livros digitais. Ou seja, aqueles que são baixados no computador, smarthphone ou tablet para serem lidos de qualquer lugar.

Apesar dessa relação não estar errada, ela ganha um significado totalmente diferente quando o e-book é usado em uma estratégia de marketing digital. Afinal, nessa hora, ele deixa de ser apenas um conteúdo criado para prender a atenção do leitor. Ele pode ser usado como:

  • ferramenta de conversão de leads;
  • mecanismo gerador de autoridade para o negócio;
  • fontes de conhecimentos mais aprofundados sobre um assunto;
  • maneiras simples e eficientes de educar um público.

Sendo assim, mesmo que a definição de e-book, em si, seja simples, é preciso conhecer todo o potencial dessa ferramenta. Desse modo, será possível utilizá-la para conquistar resultados cada vez melhores.

Por que usar um e-book na estratégia de marketing digital?

Agora você sabe o que é um e-book e conhece suas principais funções. Mas, será que vale a pena usá-lo em sua estratégia de marketing?

A captação de leads é muito importante no marketing digital. Desde o primeiro contato do lead com o negócio até o momento em que ele decide se vai se tornar um cliente ou não, é importante acompanhar seus passos e mantê-lo interessado.

Existe, até mesmo, um mecanismo voltado a essa função: o funil de vendas. Ele busca encaminhar um potencial consumidor por alguns estágios, na intenção de converter um lead em cliente.

Nessa hora, uma das principais estratégias usadas é o Inbound Marketing — cujo combustível é o marketing de conteúdo. Juntos, eles dizem respeito a conjuntos de estratégias que usam conteúdos de alta relevância, como os e-books, para atrair, encantar e reter clientes.

Seguindo essa lógica, é possível perceber que um e-book bem construído, relevante à persona do negócio, informativo e de qualidade é capaz de conquistar leads qualificados e prospectar futuros clientes.

Mas, por ser um produto digital comum, é interessante que ele seja criado por especialistas em marketing de conteúdo. Desse modo, se destacará e poderá trazer vantagens palpáveis e mensuráveis ao negócio.

Quais as vantagens de utilizar um e-book nas campanhas de marketing?

Quem decide agregar o uso do e-book às estratégias de marketing pode se deparar com algumas vantagens. A primeira delas, conforme citado, é o potencial de captação de leads. A seguir, confira outros benefícios de contar com esse recurso.

Aproximar-se do público

Os consumidores online estão em busca de informações de alto padrão com agilidade. Em meio à iminente concorrência dos mercados da atualidade, ser aquele que as entrega ao público pode ser um grande diferencial.

Caso seu conteúdo seja formulado com qualidade, existe a chance do lead se lembrar de você. Desse modo, ele se aproxima da sua marca e pode ter curiosidade de saber mais sobre ela. Consequentemente, as chances de convertê-lo em um cliente aumentam.

Mostrar que você sabe do que está falando

Não há nada mais frustrante do que encontrar um “especialista” incapaz de resolver dores simples de suas personas. Para evitar isso, muitos clientes buscam saber, previamente, se podem confiar na marca em que estão interessados.

Nesse momento, seu e-book (e demais conteúdos) pode ser sua garantia de autoridade. Ao perceber que você entende sobre o tema que gera dúvidas no lead, ele poderá vê-lo como alguém confiável — a quem ele pode procurar caso deseje mais informações sobre o assunto.

Educar os leads e clientes

Os mercados atuais — em especial o financeiro — contam com grandes volumes de informação. Além disso, mudam o tempo todo. Ao publicar conteúdos de alto padrão, como os e-books, você mantém seu público informado sobre qualquer novidade.

Ademais, garante que ele esteja sempre alinhado às novas soluções que você pode trazer ao mercado, mantendo-o fiel à sua empresa. Isso é importante. Afinal, a captação de leads visa a um fim: conquistar clientes fiéis e que cresçam junto ao seu negócio.

Obter dados

Os dados são componentes fundamentais à entrega de soluções personalizadas ao público. Sendo assim, é interessante garantir alguns canais de comunicação que o levem até o lead, atraindo-o para saber mais sobre suas soluções.

As landing pages são boas ferramentas nesse sentido. Elas têm como função apresentar seu e-book ao público. E, para acessá-lo, é possível solicitar que eles deixem um e-mail ou outra forma de contato. Assim, você conseguirá aplicar novas estratégias e aumentar, ainda mais, suas chances de converter o lead.

Nessa hora, é importante atentar aos dizeres da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ela regula a coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais e sensíveis.

Como usar um e-book para aprimorar sua estratégia de marketing?

Como você percebeu, algumas vantagens estão conectadas ao uso do e-book na hora de captar leads, encantar e reter clientes. Porém, para gerar resultados, de fato, com ele, é relevante saber como usá-lo corretamente. Para isso:

  • conheça o público, criando algo especialmente voltado a ele;
  • alie o e-book à landing page;
  • construa um conteúdo verdadeiramente relevante às dores da persona;
  • aplique as técnicas certas, atraindo tráfego orgânico ao negócio (ou seja, aquele que não advém de anúncios pagos);
  • pense na estrutura e no design do e-book;
  • conte com profissionais na construção desse recurso.

Usar um e-book em sua estratégia de marketing pode trazer bons resultados. Contudo, se ele não for estruturado corretamente, é possível perder oportunidades e desperdiçar recursos — como o tempo.

Para evitar essa situação, conte conosco, da ABContent, uma criadora de conteúdo especializada nos segmentos de finanças e investimentos, negócios e empreendedorismo. Somos o parceiro certo para empresas que desejam construir autoridade e encantar clientes!

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