Aumentar a visibilidade de um negócio é importante para seu crescimento — e existem muitas maneiras de conseguir isso. Uma delas é a atração de mais potenciais leads ao seu site ou blog. De modo a otimizar esse processo, é essencial saber o que é gestão de tráfego.
Dados recentes mostram que existe cerca de 1,3 milhão de sites de e-commerce no Brasil. Em vista disso, como se destacar? Uma das estratégias mais simples pode ser conhecer as principais características de quem já acessa suas páginas.
Em seguida, usar dos dados coletados para maximizar a chegada de visitantes. Junto a boas estratégias de marketing digital, você pode até mesmo fidelizar clientes com maior facilidade. Tudo isso por meio de uma boa gestão de tráfego.
Continue a leitura deste conteúdo e entenda mais sobre essa estratégia!
O que é tráfego?
Já se perguntou de onde surgem os visitantes de seu site ou blog? Compreender esse ponto é importante para direcionar estratégias de marketing digital. Como você viu, uma delas é a gestão de tráfego.
Tráfego é o nome dado à movimentação feita em páginas web. Ele pode ser tanto pago quanto orgânico. O primeiro caso diz respeito ao pagamento de mídias, impulsionamentos, ads e links patrocinados para chamar visitantes ao site.
Já o segundo se refere à atração espontânea de visitantes. Ela se dá majoritariamente por estratégias de Inbound Marketing, produção de conteúdo para redes sociais e blogs, e construção de autoridade.
Em geral, a gestão de tráfego orgânico tem custos menores do que o pago. Porém, é interessante avaliar o cenário da empresa antes de definir qual dos dois planos é o mais adequado no momento. Em muitos casos, é possível unir as estratégias para conquistar resultados melhores.
Qual a importância do tráfego na estratégia de marketing de uma empresa?
O consumidor de hoje deseja comprar mais do que meros produtos. Ele busca por soluções relevantes e ágeis para suas dores e demandas. Com tantos negócios dispostos a entregá-las, é imprescindível chegar ao público-alvo antes da concorrência.
Nesse momento, pense: de que adianta produzir um conteúdo relevante se ele não for visto? Para evitar esse problema, uma boa gestão de tráfego leva suas publicações aos interessados, independentemente do formato do arquivo.
Assim, esse planejamento engloba blogposts, vídeos, e-book, e-mails e diversos outros conteúdos a potenciais leads. Sem ela, é provável que a entrega de tudo que você produz fique difusa — em vez de ser direcionada a quem precisa e importa.
Como realizar uma gestão de tráfego?
Realizar a gestão de tráfego depende, primeiramente, de formular a estratégia de comunicação. Ela focará o tráfego pago, orgânico ou a união de ambos? Vamos analisar cada uma dessas opções:
Tráfego pago
Caso você opte pelo tráfego pago, será preciso entender como funcionam as ferramentas disponíveis. As que mais se destacam são as plataformas de anúncios publicitários, comumente conhecidas como Ads. É possível encontrar:
- Google Ads;
- Facebook Ads;
- YouTube Ads;
- Linkedin Ads;
- Instagram Ads e mais.
Cada uma dessas plataformas tem seu próprio funcionamento interno. Porém, a maioria delas oferece interfaces intuitivas e simples de usar. Basta montar a publicação, escolher o direcionamento e a forma de cobrança.
Nessa hora, existem métricas capazes de ajudar a definir o sucesso da estratégia. O Custo por Mil (CPM), Custo por Aquisição de Cliente (CPA), Custo por Lead (CPL) e Taxa de Cliques (CTR) são exemplos delas.
Tráfego orgânico
Realizar a gestão do tráfego orgânico é totalmente diferente do pago. Isso porque essa estratégia se baseia na construção de autoridade. Para esse fim:
- entrega conteúdos de alta relevância e qualidade ao público;
- aplica estratégias de Search Engine Optimization (SEO), que tornam os conteúdos amigáveis para os mecanismos de pesquisa;
- busca educar o cliente, encaminhando-o por meio do funil de vendas;
- estimula o interesse espontâneo do público em conhecer os produtos da empresa;
- usa atributos como confiabilidade e diferenciais competitivos para se destacar etc.
Em geral, os custos desse tipo de estratégia se dão por blocos de serviço. Eles dependem dos profissionais ou empresas de produção de conteúdo envolvidas.
Assim como no caso do tráfego pago, a gestão de tráfego orgânico deve ser monitorada. Nessa hora é possível contar com métricas como Click Through Rate (CTR), Taxa de Rejeição, desempenho de palavras-chave, link building, entre outros.
Como aumentar o tráfego do seu site de modo orgânico?
Com o consumidor atual em busca de relevância, muitos negócios preferem realizar sua gestão de tráfego por meio da alternativa orgânica.
Afinal, a chance de que ela culmine em mais clientes fiéis do que em visitantes curiosos e que não retornam mais ao site é maior. Nesse momento, é interessante saber como usar essa estratégia ao seu favor.
Confira!
Crie um site ou blog
Caso ainda não tenha uma página web dedicada à publicação de conteúdo relevante, é hora de criá-la. Existem diversos sites disponíveis nesse momento, sendo um dos mais famosos o WordPress.
Conte com profissionais
Contratar uma equipe de profissionais de produção de conteúdo pode ser uma excelente ideia. Eles são gabaritados para analisar o cenário de seu negócio e do mercado em simultâneo, formulando estratégias que aumentam sua autoridade e expandem sua visibilidade de forma espontânea.
Além disso, são focados em produzir conteúdos otimizados. Ou seja, aqueles que os mecanismos de busca tendem a posicionar em suas primeiras páginas — o que aumenta a visibilidade. Por fim, também podem impulsionar seus planejamentos de social media e e-mail marketing.
Monitore
A melhor forma de saber se a gestão de tráfego orgânico está gerando bons resultados é pelo monitoramento. Para isso, conte com a tecnologia como aliada! Existem diversas ferramentas disponíveis — e os profissionais certos também podem ajudar a encontrá-las.
Com uma gestão de tráfego adequada ao momento vivido pelo negócio, as chances de atrair cada vez mais visitantes ao site ou blog aumentam. Consequentemente, seus resultados tendem a crescer, expandindo a visibilidade e a relevância da marca entre milhões de usuários web.
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