Webinars: o que é, como funciona e quando fazer?

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas no marketing de uma empresa. Entre elas estão os webinars — você sabe o que é essa estratégia? Ela é uma forma de transmitir conteúdos online e se popularizou com a transformação digital do comércio.

Como esse formato pode trazer resultados interessantes, é importante entender o que é e como ele funciona. Neste post, você entenderá mais sobre os webinars. Confira!

O que são webinars?

O webinar é um seminário online e ao vivo que pode ser de cunho educativo ou comercial. Assim, ele ocorre por meio de videoconferência ou em plataformas que permitam transmissões ao vivo.

Além disso, é comum que os anfitriões dos webinars tenham apoio de slides e outras ferramentas que deixam as apresentações mais interessantes e compreensíveis.

Outro ponto relevante é que esse tipo de seminário online abre espaço para os participantes esclarecerem dúvidas e interagirem. Os principais objetivos ao fazer um webinar são firmar autoridade da empresa, educar o consumidor e gerar leads.

Qual é a diferença entre webinar e live?

Sabendo o que é um webinar, é possível que você tenha dúvidas sobre as diferenças entre essa modalidade de transmissão e uma live. Ambas as ferramentas parecem muito semelhantes, pois se tratam de transmissões ao vivo na web.

No entanto, há distinções importantes. Primeiramente, um webinar prioriza eventos especializados, com maior interação entre apresentador e convidados. Por outro lado, uma live foca em grandes audiências e pouca interatividade.

Ademais, as lives costumam apresentar conteúdos de entretenimento, sendo mais acessíveis e transmitidas em plataformas públicas. O objetivo com esse formato é criar e envolver uma audiência. Em contrapartida, os webinars tendem a pedir inscrição dos participantes e ter foco em educação e vendas.

Quando fazer um webinar?

Agora que você já aprendeu a diferença entre o webinar e a live, é o momento de descobrir quando fazer esse tipo de transmissão. A verdade é que o webinar pode ser utilizado em todas as etapas do funil de vendas.

Se a meta é a atração de leads, os temas abordados devem ser mais voltados para questões e necessidades do consumidor. Porém, o webinar também pode ser realizado quando a empresa sentir necessidade de educar a sua audiência para consumir seu produto ou serviço.

Nesse caso, os conteúdos se referem ao meio do funil, oferecendo soluções para os problemas dos participantes. Por fim, a empresa também pode optar pelo webinar para apresentar seus produtos e serviços diretamente, com uma proposta alinhada ao fundo de funil.

Como potencializar essa estratégia?

Após entender quando utilizar o webinar, é essencial aprender como potencializar o uso dessa ferramenta. O ideal é vê-lo como um recurso dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo mais ampla. Ou seja, ele é apenas um formato de conteúdo para ser aplicado.

Embora o webinar ofereça resultados no curto prazo, é interessante combiná-lo a outras modalidades de conteúdo mais sólidas e de longo prazo, como os blogposts e e-books. Uma ferramenta complementa a outra, otimizando os resultados da estratégia de marketing.

Neste post, você descobriu o que são os webinars, além de entender como esse recurso é interessante para uma estratégia de marketing de conteúdo. Agora, é possível considerar essa ferramenta associada à produção de conteúdos para melhorar os resultados da sua empresa.

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