Google Analytics: para que serve, como funciona e como usar?

No marketing digital, existem diferentes plataformas e ferramentas que podem ajudar a potencializar os resultados do seu negócio. Nesse sentido, saber como funciona e para que serve o Google Analytics (GA) pode fornecer informações importantes sobre o acesso dos usuários ao seu site.

A ferramenta apresenta funcionalidades que podem ser bastante úteis para quem tem um site, blog ou aplicativo. Isso porque ela oferece diversos dados e métricas interessantes que podem ajudar em ações, campanhas, otimizações e estratégias digitais.

Sendo assim, se você quiser entender o que é o Google Analytics, para que ele serve e como ele funciona, continue acompanhando a leitura com atenção!

O que é Google Analytics e para que ele serve?

O Google Analytics é uma das principais ferramentas de análise e monitoramento do mercado. Ele foi criado em 2005 e permite obter diversos dados relevantes para aproveitar em seu negócio. Entre eles, estão:

  • quais são as páginas mais acessadas do seu site/blog;
  • quantos segundos ou minutos cada pessoa permanece em uma página;
  • em quais regiões o seu público mais se concentra (cidades, estados e até países);
  • qual é o perfil da sua audiência (idade, gênero e outros dados);
  • quais dispositivos o seu público mais utiliza para acessar seu site/blog (celular, computador ou tablet);
  • quais canais geram mais tráfego para suas páginas — Google, redes sociais, anúncios e outros.

O Analytics é uma ferramenta de análise de métricas bastante completa e — o principal — é gratuita. Por isso, entender para que ela serve, além de conhecê-la bem, são questões importantes para você considerar.

Desse modo, será possível obter diversos insights significativos para o seu negócio, de modo a propor mudanças e otimizações contínuas nas estratégias. 

Por exemplo, ao usar o Google Analytics você poderá identificar se as pessoas ficam pouco tempo em uma página importante para o seu negócio. Elas a acessam, mas logo saem, sem efetuar nenhuma compra, solicitação ou pedido.

Nesse caso, vale a pena analisar cada detalhe da página para verificar qual pode ser o problema. Ela é lenta e demora para carregar? Será que o layout dela não é agradável e responsivo? Ou, ainda, será que o conteúdo publicado não corresponde às expectativas?

Com os dados fornecidos pelo Google Analytics, é possível avaliar essas e outras questões e, assim, trabalhar em melhorias constantes.

A relação entre o Google Analytics e os conteúdos de qualidade

Em ações e estratégias de marketing digital, é fundamental produzir conteúdos de qualidade. Afinal, os usuários não querem textos rasos, pouco atrativos ou com erros.

Quando uma dessas situações acontece, a experiência e a satisfação dos leitores ficam comprometidas. Como consequência, uma situação do tipo pode gerar métricas pouco atrativas no Google Analytics quanto ao tempo de permanência na página, por exemplo.

Por isso, investir em conteúdos completos, úteis e relevantes é uma tarefa essencial se você quiser que a sua empresa cresça e se destaque na internet.

Como o Google Analytics funciona?

Agora que você já sabe o que é Google Analytics, para que ele serve e qual a relação dele com conteúdos de qualidade, é preciso entender o seu funcionamento. Afinal, como a ferramenta obtém tantos dados relevantes?

A aquisição das informações envolve a instalação prévia de um código de acompanhamento do GA em seu site, blog ou aplicativo. Mais adiante, você acompanhará outros detalhes sobre esse processo.

Com essa configuração feita, a ferramenta consegue coletar, por meio de cookies, diversas informações a respeito dos usuários que acessam as suas páginas.

Assim, a partir desses dados, a ferramenta gera relatórios de desempenho. Posteriormente, você poderá analisar as informações na plataforma ou, se preferir, baixar as análises em PDFs, planilhas e outros formatos.

Integrações com outras ferramentas

Outro aspecto que vale destacar é que o GA não é uma plataforma isolada. Para ajudar empreendedores e profissionais que atuam com campanhas e estratégias na internet, o Google disponibiliza diversos serviços gratuitos — e o Google Analytics é apenas um deles.

Na prática, o GA pode ser integrado com outras ferramentas, como o Google Search Console e o Google Google Ads (plataforma de anúncios do Google).

Dessa forma, você consegue tornar as análises de dados ainda mais completas e ricas. Afinal, diferentes ferramentas estarão trabalhando em conjunto e poderão fornecer diversos dados indispensáveis.

Por que acompanhar as métricas do seu negócio?

Você conhece a expressão “aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”? Ela está diretamente relacionada à relevância do acompanhamento de métricas via Google Analytics.

Afinal, como você saberá o que realmente funciona em seu negócio se não usar essas informações? Também é preciso ter uma fonte de dados para entender se as suas ações e estratégias de marketing digital estão, de fato, gerando resultados.

Para obter essas e outras informações, você precisa de dados e de indicadores de desempenho, que podem ser obtidos pelo Google Analytics. Isso ocorre porque a ferramenta do Google reúne em um único lugar uma série de métricas que podem ajudá-lo nas decisões estratégicas do seu negócio.

Assim, você evita tomar decisões sem o embasamento necessário. Então, em vez de supor que uma página do seu site está ruim, por exemplo, veja o que mostra o Google Analytics. 

O que os dados indicam? Com base nessa análise de métricas, você pode propor melhorias e otimizações, tomar decisões mais acertadas e saber se está no caminho certo.

Como utilizar o Analytics na sua empresa?

Como você conferiu, acompanhar métricas no Google Analytics é uma tarefa fundamental para qualquer empresa que tenha um site, blog ou aplicativo. Mas como ter acesso a todos esses dados?

O primeiro passo é criar uma conta no Google Analytics. Em seguida, é necessário fazer as configurações solicitadas pela plataforma, especialmente sobre a instalação do código de acompanhamento do GA.

Depois que você fizer essa configuração, a ferramenta começará a coletar dados. A partir desse momento, você poderá utilizar o Analytics na sua empresa.

Entendeu o que é o Google Analytics, para que ele serve e como utilizá-lo? Como você viu, essa é uma ferramenta de grande valor para as empresas. Por isso, conhecer suas funcionalidades é essencial para otimizar suas ações e estratégias online.

Pensando nisso, confira este outro post relacionado sobre Google Analytics para iniciantes e veja como analisar o tráfego do seu site!

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