Como aparecer no Google sem investir em tráfego pago?

O Google é uma das principais fontes de pesquisa online de pessoas e empresas em todo mundo. Assim, ocupar uma posição de destaque no buscador significa alcançar mais pessoas e ampliar as chances de vendas. Mas você sabia que, mesmo sem investir em tráfego pago, é possível melhorar seu posicionamento no Google?

A sua empresa pode aparecer no topo das buscas e se destacar perante a concorrência sem depender de anúncios. E existem inúmeras estratégias que podem contribuir para esse resultado — e muitas delas envolvem o marketing digital.

Quer aprender sobre o assunto? Continue acompanhando a leitura e descubra como aparecer no Google sem investir em tráfego pago!

Por que a sua empresa deve aparecer no Google?

Para começar, vale entender a importância da sua marca estar presente no Google. Um dos maiores benefícios envolve o aumento da visibilidade online da sua empresa na web. Afinal, esse é o buscador mais utilizado ao redor do planeta.

É o que mostra o StatCounter, um site de estatísticas globais. Segundo ele, o Google detém a maior parte do mercado de buscas mundial — 85,42% em junho de 2022. Assim, o mecanismo pode ajudar seu negócio a ser descoberto por um alto volume de potenciais clientes e impulsionar suas vendas.

Porém, não basta somente aparecer no Google. É preciso estar bem posicionado na primeira página para ter um destaque maior perante a concorrência.

Afinal, a maior taxa de clique se concentra nos primeiros resultados. Logo, é essencial conquistar esse espaço para ampliar a visibilidade da sua marca.

Como estar bem posicionado no Google?

Como você viu, aparecer em destaque no Google pode ser bastante vantajoso para o seu negócio — especialmente se o seu site ou blog estiver entre os primeiros resultados conforme a intenção de busca do usuário. Alcançar esse objetivo é possível de duas maneiras principais: via tráfego pago e tráfego orgânico.

Saiba mais sobre cada uma dessas alternativas!

Tráfego pago

Esse termo se refere aos visitantes que chegam até um site ou blog por meio de anúncios online. Para promovê-los, é preciso investir uma quantia de dinheiro ao longo de toda a jornada.

O Google Ads é a principal ferramenta de anúncios no mecanismo de busca. Ele permite criar propagandas que aparecem em locais privilegiados nas pesquisas do usuário — normalmente, os primeiros resultados. Dessa forma, a página se torna mais visível na web.

Assim, o tráfego pago se mantém enquanto a empresa mantiver uma injeção frequente de investimento.

Tráfego orgânico

Esse é outro recurso que ajuda a aumentar a visibilidade do seu site ou blog, mas de forma natural. Com ele, você pode atrair visitantes para sua página na web sem a necessidade de pagar por isso.

Com o tráfego orgânico, portanto, você tem a chance de manter visitas constantes no seu site e ampliar o número de possíveis clientes ao longo do tempo. Para ter sucesso nessa jornada, no entanto, é fundamental manter uma publicação frequente de conteúdo educacional de qualidade.

Por esse motivo, vale a pena considerar a contratação de uma equipe capacitada para ajudar a criar materiais de qualidade para a sua página. Afinal, produzir bons artigos exige conhecimento robusto acerca dos temas a serem tratados e das melhores práticas de otimização visando ranqueamento — como você verá adiante.

Como aparecer no Google sem investir em tráfego pago?

Agora você já sabe que não é necessário investir em tráfego pago para aparecer no Google. Diante disso, é provável que esteja se perguntando como se posicionar de maneira orgânica, certo?

Há três maneiras principais de tornar seu site mais visível no buscador. A seguir, veja como aparecer no Google sem investir em tráfego pago!

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta oferecida pelo próprio buscador. Ele permite que você forneça informações sobre sua empresa — como, por exemplo, endereço comercial, contatos, horário de funcionamento e fotos dos produtos ou serviços.

Assim, o Google Meu Negócio oferece às empresas a oportunidade de aparecer nos resultados de pesquisa local e no Google Maps gratuitamente. Portanto, ele pode se apresentar como uma alternativa interessante para se destacar no buscador sem a necessidade de investir em tráfego pago.

SEO (search engine optimization)

Outra estratégia possível para fazer o site ou blog da sua empresa aparecer no Google sem investir em anúncios é por meio do SEO (search engine optimization). Essa é a sigla em inglês para otimização para mecanismos de buscas.

Trata-se de um conjunto de práticas para melhorar o posicionamento das páginas da web nos resultados de busca orgânica do Google. Ou seja, o SEO é fundamental para empresas que desejam manter seus blogs ou sites nas melhores posições para as diferentes pesquisas dos usuários.

O processo de otimização, por sua vez, também está intimamente ligado à produção de conteúdo educacional.

Produção de conteúdo

Uma das melhores estratégias para fazer a sua empresa aparecer no Google sem investir em tráfego pago fazer uso do marketing de conteúdo. Ou seja, a partir da publicação frequente de artigos voltados à educação do seu público-alvo.

O motivo envolve o fato de que um dos principais critérios utilizados pelo buscador para ranquear uma página é a qualidade das informações contidas em um site ou blog.

Bons conteúdos naturalmente mantêm os visitantes navegando por mais tempo em um website, por exemplo. Com isso, o Google entende que o usuário está tendo uma experiência positiva nesse espaço. E, como recompensa, o buscador favorece o ranqueamento do site que se mostra disposto a investir na geração de conteúdos de valor.

Por que a produção de conteúdo pode ser a melhor estratégia no Google?

Até aqui, você viu que é possível aparecer no Google por meio do tráfego orgânico e pago. Entre as estratégias que permitem melhorar o posicionamento das suas páginas gratuitamente está a produção de conteúdo. Mas, por que você deveria investir nessa estratégia?

Você já reparou que é incomum que pessoas e empresas comprem um produto ou contratem um serviço sem antes realizar uma pesquisa sobre eles, certo? Ao estarem bem informadas, elas se sentem mais confiantes para tomar uma decisão.

Assim, quando alguém acessa o Google para procurar informações sobre um tema específico, pode se deparar com o seu blog e encontrar a resposta que precisa. E, dependendo da qualidade do seu conteúdo, é possível despertar nesse consumidor potencial interesse em adquirir seu produto ou serviço.

Outra razão para investir na produção de conteúdo é poder educar o público sobre a sua solução. Com postagens alinhadas às etapas do funil de vendas, você pode apresentar um item ao visitante e mostrar como a sua empresa pode resolver a dor dele, aumentando as chances de vendas.

Qual a importância de ter produção de conteúdo especializada?

Depois de entender as razões para manter uma produção de conteúdo frequente em vez do tráfego pago, é hora de saber colocar essa estratégia em prática. E a melhor maneira de fazer isso é contar com a ajuda de uma empresa especializada na criação de conteúdos educacionais — como a ABContent.

Ao contar com nosso time, sua empresa pode se beneficiar da expertise e experiência de um time de profissionais qualificado. Assim, se torna mais fácil alavancar o posicionamento da sua marca no Google com praticidade e se destacar perante a concorrência.

Neste artigo, você viu que é possível alcançar um bom posicionamento no Google mesmo sem investir em tráfego pago. Com as estratégias certas, fica fácil acelerar o processo e se destacar dos seus maiores concorrentes!

Quer ter seu site bem posicionado no Google sem pagar por anúncios? Entre em contato com a ABContent e descubra como podemos ajudar você!

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