O e-mail marketing está presente no planejamento de diversas empresas que desejam fortalecer sua presença digital e atrair mais leads qualificados. No entanto, a produção de um bom conteúdo para enviar aos contatos envolve diversos elementos.
Isso acontece porque é preciso pensar não apenas na qualidade do conteúdo, mas também em toda a estrutura do e-mail e na forma como ele contribuirá com o planejamento de marketing do negócio. Dessa maneira, a comunicação será mais efetiva e os resultados tendem a ser melhores.
Quer saber como isso é possível? Acompanhe a leitura deste artigo para conferir 8 dicas para montar um bom e-mail marketing!
Por que incluir o e-mail marketing na estratégia?
O e-mail marketing é um dos canais digitais no qual uma marca pode interagir com o seu público. Dessa maneira, a empresa pode usar o potencial da ferramenta para se aproximar da audiência e aumentar as suas vendas.
Nesse sentido, ele pode ser um bom canal para executar parte do planejamento de marketing. Primeiramente, o negócio poderá se comunicar com um público que já demonstrou interesse pelos produtos ou serviços e compartilhou dados pessoais — no caso, o endereço de e-mail.
Outra oportunidade que a estratégia oferece para o planejamento é a chance de segmentar o público das suas listas de e-mail. Desse modo, é possível trabalhar conteúdos para com foco nas diferentes etapas do funil de vendas.
Além disso, o e-mail marketing é uma ferramenta que permite personalizar as informações, facilitando a aproximação com o público. Também é possível automatizar diversos processos com ele, aumentando a produtividade da equipe.
Como montar um bom e-mail marketing? Veja 8 dicas!
Agora que você entendeu as principais vantagens do e-mail marketing, é preciso saber como contar com ele em sua estratégia digital.
A seguir, confira 8 dicas sobre o assunto!
1. Defina o objetivo do e-mail
A primeira dica para montar é estabelecer os objetivos do e-mail marketing. Isso acontece porque, como você viu, o e-mail pode servir em diferentes tipos de estratégia e impactar leads em distintas etapas do funil em seu planejamento.
Portanto, é fundamental ter essa clareza sobre o objetivo do e-mail antes de dar início ao processo de produção. Dessa forma, será mais fácil encontrar a abordagem adequada para o conteúdo e melhorar as chances de conversão.
Ainda, ter objetivos ajuda a otimizar o processo de análise de resultados. Afinal, você poderá avaliar se o e-mail marketing teve a performance esperada.
2. Adote boas práticas de linguagem
A produção de um bom e-mail marketing pode contar com elementos visuais para chamar a atenção do leitor. Então pode ser interessante contar com imagens, gráficos e demais características que possam melhorar o design do material enviado à sua audiência.
Contudo, mesmo com tamanha relevância, o conteúdo em texto continua sendo o elemento-chave de um bom e-mail marketing. Por isso, é fundamental ter atenção à linguagem no momento de produzi-lo.
Nesse sentido, tenha em mente que a boa linguagem não diz respeito apenas às regras gramaticais. Ela também representa o processo de pensar em um tom adequado para o seu público, considerando grau de formalidade ou de proximidade, por exemplo.
3. Escolha um assunto chamativo
Os assuntos desses e-mails normalmente são curtos — em geral, eles têm apenas uma ou duas frases. Isso acontece porque é preciso ter poucos caracteres para que o assunto possa ser exibido por completo na caixa de entrada do público.
Entretanto, apesar de pequeno, o assunto do e-mail marketing é um dos pontos mais valiosos na produção do seu conteúdo. Afinal, ele é o primeiro elemento de contato do seu público com o material.
Desse modo, a terceira dica para montar um bom e-mail marketing é pensar em um assunto chamativo e relacionado com o conteúdo do e-mail. Ao estimular a curiosidade, por exemplo, aumentam as chances de você conseguir estimular o clique do público.
4. Organize a estrutura
Após definir os objetivos do e-mail, o tom da abordagem e o assunto, avance para organizar a estrutura do e-mail. Nessa etapa, é preciso definir como o conteúdo será apresentado à sua audiência.
Na estrutura você pode definir como o conteúdo será composto, o tamanho do e-mail e os eventuais elementos gráficos que serão inseridos. Com a estrutura previamente definida, será mais fácil começar a produzir o conteúdo e garantir o alinhamento com a estratégia definida.
5. Trabalhe os gatilhos mentais
Para otimizar os resultados, também é importante fazer um bom trabalho com os gatilhos mentais. Eles consistem em elementos presentes no seu conteúdo que são capazes de induzir uma reação no seu público.
Porém, é indispensável lembrar que eles não são manipulações ou promessas falsas presentes no e-mail. Na prática, existem diversos gatilhos que podem ser trabalhados no e-mail marketing, como escassez, urgência e autoridade. A escolha de cada um dependerá dos objetivos do e-mail.
6. Tenha um CTA claro
Além dos gatilhos mentais, outro elemento importante em um bom e-mail marketing é o call-to-action (CTA). Também conhecido como chamada para ação, ele é o elemento do e-mail que induzirá seu público a responder ao objetivo do e-mail.
Portanto, junto ao bom trabalho com os gatilhos mentais, inclua um CTA claro — e que realmente possa levar o leitor a tomar uma ação. Ademais, a página para a qual o link encaminhará o usuário deve ter relação com o conteúdo apresentado no e-mail.
7. Tenha ajuda profissional
Como você viu, montar uma boa estrutura de e-mail marketing é essencial para obter bons resultados com a estratégia. Mas isso não significa que seja necessário realizar esse processo por conta própria.
Em vez disso, pode ser mais interessante buscar o apoio de um time especializado na produção de conteúdo. Ao escolher a equipe da ABContent, por exemplo, você terá o suporte de profissionais em contínuo desenvolvimento e que podem ajudá-lo a estruturar e-mails marketing para diferentes finalidades.
Assim, é possível terceirizar a produção tendo certeza sobre a qualidade das entregas, o que ajuda a focar em outros aspectos ainda mais relevantes do negócio.
8. Avalie os resultados
Por fim, a oitava dica para montar um bom e-mail marketing é avaliar os resultados obtidos. É por meio dessa análise que você saberá se o e-mail está alcançando a performance desejada.
Nesse sentido, pode ser interessante fazer testes A/B. Neles, você pode dividir sua audiência e enviar diferentes materiais sobre o mesmo tema, testando mudanças estratégicas na abordagem. Desse modo, será possível perceber qual foi a estrutura que obteve mais sucesso.
Como você acompanhou, o e-mail marketing não é uma estratégia que caiu em desuso e ainda pode trazer resultados expressivos para o planejamento da empresa. Para tanto, coloque em prática essas 8 dicas para aumentar as chances de ter sucesso nas suas campanhas.
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