Realizar a automação de marketing e de relacionamento ajuda a aumentar a efetividade das estratégias do negócio, além de elevar a produtividade do time. Para tanto, é preciso contar com a ferramenta certa, como o RD Station.
Essa plataforma é um dos recursos de gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM) mais conhecidos do mercado brasileiro. Além disso, ela conta com outras funções com potencial de ajudar as empresas que desejam crescer no ambiente online.
Quer descobrir como funciona o RD Station e como ele pode ser útil para o seu negócio? Continue a leitura e saiba mais!
O que é o RD Station?
RD Station é uma das principais ferramentas de automação de marketing do mercado brasileiro. Trata-se de uma plataforma de soluções integradas, com diferentes recursos voltados para planejamento estratégico, execução, automação e mensuração de resultados.
Para tanto, ela combina soluções de marketing e vendas para acelerar o crescimento dessas áreas — e da empresa. O uso do software permite a personalização da comunicação, ainda que ela seja automática.
História
A origem do RD Station remete a 2011, quando a startup Resultados Digitais foi criada, em Florianópolis. No entanto, a primeira versão da plataforma só foi lançada publicamente em 2012.
A maior atualização do RD Station foi lançada em 2016. A partir desse período, a Resultados Digitais recebeu investimentos e adicionou recursos. Em 2020, a startup passou a ser chamada definitivamente de RD Station.
Quais são as funcionalidades dessa ferramenta?
O RD Station costuma ser referenciado como se fosse uma ferramenta única, mas a plataforma é composta por dois elementos principais: o RD Station Marketing e o RD Station CRM. Já a plataforma omnichannel TALLOS é um recurso que complementa a solução.
Cada ferramenta tem características específicas. Portanto, vale a pena saber quais são as funcionalidades e como elas podem ajudar o seu negócio. A seguir, entenda como funciona cada solução do RD Station e o que ele pode fazer pela sua empresa!
RD Station Marketing
O RD Station Marketing é uma ferramenta voltada para a automação de processos desse setor. Por meio dele, é possível falar com as pessoas certas e no momento adequado, gerando mais visitas, contatos e oportunidades de vendas.
Como esse é um recurso completo, as funções dele se dividem entre quatro etapas principais. Confira quais são elas!
Atrair
O RD Station Marketing oferece recursos para automatizar a atração de visitantes, leads e clientes. Essas funções se relacionam tanto à publicação de conteúdo quanto ao uso das redes sociais.
Nesse módulo, constam soluções referentes aos seguintes assuntos:
- redes sociais e anúncios;
- link da bio;
- painel de palavras-chave;
- otimização de páginas (SEO).
Converter
Tão importante quanto atrair a atenção do público é convertê-la em ações que favoreçam os resultados da empresa. Por isso, o RD Station Marketing oferece recursos como o construtor de landing pages ou de formulários.
Há outras funcionalidades que incentivam o usuário a realizar uma ação. Veja quais são:
- landing pages;
- formulários;
- pop-ups;
- botões do WhatsApp.
Relacionar
É necessário estabelecer e fortalecer um relacionamento com o público após a geração de leads. Com o RD Station Marketing, é possível atender a esse objetivo, aumentando as chances de converter os contatos e prospects em clientes.
A ferramenta também permite entender melhor quais são os contatos mais preparados para tomar uma decisão de compra, servindo de apoio ao time comercial. Para tanto, os principais recursos são:
- segmentação de leads;
- e-mail marketing;
- automação de marketing;
- mensagem de WhatsApp;
- lead scoring.
Analisar
A análise adequada de métricas e indicadores é fundamental para a tomada de decisão informada sobre as estratégias de marketing. Para conhecer os impactos das ações no ambiente digital, o RD Station Marketing disponibiliza uma série de recursos que favorecem a coleta e análise de dados.
Confira quais são eles:
- funil e metas;
- relatórios;
- análise de canais;
- Marketing BI.
RD Station CRM
Você já viu que RD Station Marketing é voltado para a automação das ações de comunicação e relacionamento. Por sua vez, o RD Station CRM é direcionado para a área de vendas. Com essa ferramenta, o time comercial pode acompanhar as informações do público, o posicionamento de cada lead no funil de vendas e as melhores formas de agir.
Assim, é possível otimizar os esforços da equipe em relação à conversão em vendas, elevando os resultados do negócio. Para tanto, a ferramenta oferece recursos para as diversas etapas, desde o momento de pré-venda até o pós-venda.
Na sequência, descubra quais são as principais funcionalidades do RD Station CRM!
Processo
Nessa primeira fase, as funções são voltadas para a estruturação e organização dos processos. Elas permitem planejar como a empresa utilizará os funis de vendas e quais serão as equipes responsáveis, por exemplo.
Três funcionalidades principais possibilitam esse planejamento. Veja só:
- funis de vendas;
- automações de vendas;
- usuários e equipes.
Empoderamento
O RD Station CRM também favorece as operações relacionadas ao atendimento e às negociações até a venda. As chamadas funções de empoderamento incluem desde a importação de oportunidades para centralização de dados até a criação de tarefas para realizar o follow-up adequadamente.
Entre as funções, estão:
- oportunidades;
- tarefas;
- metas;
- campos obrigatórios.
Abordagem
O RD Station CRM oferece diversas funcionalidades para a fase de abordagem que ajudam o time a entrar em contato com os leads mais preparados para a venda. A ferramenta torna o processo mais fácil, e ainda permite registrar todas as interações.
Desse modo, o time fica mais informado sobre o histórico do lead e consegue realizar uma abordagem mais efetiva. Entre as funcionalidades com esse foco, estão:
- WhatStation;
- e-mail e ligação;
- histórico.
Conversão
O RD Station CRM é importante para a fase de conversão por oferecer dois recursos principais. O primeiro deles envolve a compreensão sobre os principais motivos que afetam a evolução das negociações do time.
Já o segundo recurso oferece a possibilidade de automatizar processos referentes a vendas recorrentes ou novas negociações. Essa ação ajuda a trabalhar melhor cada oportunidade gerada.
Confira os dois recursos principais:
- motivos de perda;
- multivendas.
Evolução
Ao medir os resultados do time comercial, é possível identificar oportunidades e melhorar a atuação da equipe, de modo geral. Por esse motivo, o RD Station CRM também oferece recursos para essa análise.
Desse modo, há como gerar relatórios com dados consolidados ou fazer um acompanhamento em tempo real. Confira as funções:
- relatórios;
- CRM Live.
Integrações
Outra característica relevante do RD Station é a possibilidade de integrar soluções. Além de unir a ferramenta de CRM ao recurso de automação de marketing, há mais de 30 integrações a outras soluções do mercado.
Ainda, há uma API aberta que facilita a integração do RD Station CRM com recursos internos. Assim, fica mais fácil otimizar a estrutura de ferramentas do time comercial.
TALLOS
A TALLOS é uma ferramenta omnichannel com inteligência artificial (IA), que permite integração ao RD Station CRM e Marketing. A plataforma possibilita a automatização de contato com leads e clientes.
Na prática, ela usa apenas um número de WhatsApp para vários atendentes. Então a ferramenta recebe e organiza os contatos vindos dos demais canais de comunicação do negócio (site, redes sociais, e-mail e outros), centralizando o atendimento.
Essa função permite acompanhar e otimizar o atendimento ao cliente, garantindo mais eficiência e uma experiência melhor ao público.
Quais são os prós e contras do RD Station?
Podemos notar que o RD Station oferece diversas vantagens, considerando essas características e funcionalidades. Um dos pontos mais importantes é o fato de ele ser uma solução completa, com uma grande variedade de recursos para todas as etapas da estratégia de marketing e vendas.
Além disso, a ampla integração oferece versatilidade para a plataforma. Então a empresa pode usar o recurso tanto com outras soluções do mercado quanto com soluções internas, por meio da API disponibilizada.
Outros benefícios estão relacionados aos resultados que podem ser obtidos com os processos, como:
- automação de fluxos de nutrição e follow-up de leads;
- aumento da produtividade dos times de vendas e marketing;
- elevação no número de leads gerados;
- aumento na taxa de conversão e de conversão em vendas;
- fortalecimento do relacionamento com o público;
- ampliação das chances de fidelização;
- posicionamento e diferenciação no mercado digital.
Em relação aos pontos de atenção ou desvantagens, é preciso considerar que existe uma curva de aprendizado para explorar o potencial do RD Station. Ainda, pode ser necessário arcar com custos de implementação, com preços cobrados à parte do valor mensal do plano.
O que analisar antes de adquirir essa ferramenta?
Para decidir se vale a pena contratar as soluções do RD Station, é preciso avaliar questões importantes sobre o seu negócio e a sua estratégia. O primeiro aspecto é entender se faz mais sentido contratar o RD Station Marketing, o RD Station CRM ou contar com ambos. Afinal, o primeiro é voltado para o marketing e o segundo para vendas.
Também é preciso analisar se as funcionalidades disponibilizadas são aderentes às necessidades do seu negócio. Como o RD Station é uma ferramenta bastante completa, ele contempla grande parte das necessidades de empresas que desejam se posicionar e se consolidar no ambiente digital.
Outra questão para considerar é o plano a ser contratado. No geral, o RD Station — Marketing e CRM — apresenta diferentes modalidades, conforme o tamanho da empresa e com as funcionalidades. Como o preço varia com essas características, é preciso conferir as necessidades do seu negócio.
Afinal, vale a pena usar o RD Station para criar autoridade online?
Até aqui, você conferiu as principais informações sobre o RD Station, como as funcionalidades que ele oferece e formas de utilizá-lo em seu negócio. Agora, é o momento de avaliar se é interessante contar com essa solução para sua empresa ter mais autoridade no ambiente digital.
De modo geral, o RD Station é um recurso válido para os negócios que desejam se expandir e se consolidar no ambiente virtual. Com isso, ele pode ajudar a empresa a gerar mais oportunidades e a consolidar a marca, gerando efeitos de longo prazo.
Portanto, tenha em mente que o uso do RD Station não é focado apenas na geração imediata de vendas, mas na consolidação de um posicionamento favorável no ambiente digital. No entanto, para colher esses resultados, é essencial alimentar a estratégia corretamente.
Como tornar a automatização dos processos de marketing eficiente?
Você viu que o RD Station apresenta recursos fundamentais para automatizar a estratégia de marketing do seu negócio. Como essa é uma das principais e mais consolidadas ferramentas do tipo, ela consegue promover uma automação eficiente e integrada com diversas outras soluções.
No entanto, é preciso conseguir alimentar as estratégias de marketing para ter o que automatizar. Para entender melhor, considere as funcionalidades de atração do RD Station Marketing.
Um dos recursos envolve a otimização de páginas para mecanismos de busca. Porém, para adotar o SEO profundamente, é preciso produzir conteúdo, certo?
O mesmo vale para landing pages ou outras estratégias de geração de leads. Oferecer um material rico costuma ser eficiente para gerar valor, a fim de convencer o usuário a deixar seus dados de contato. Novamente, a produção de conteúdo se mostra importante no processo.
Por causa desses fatores, ter uma automação de marketing realmente eficiente exige que sua empresa conte com um parceiro de conteúdo. Isso permitirá produzir materiais relevantes e originais, que se encaixam especificamente na sua estratégia.
Nesse sentido, a ABContent pode ser a parceira ideal para o seu negócio. Somos a única empresa especializada em marketing de conteúdo focada em nichos de:
- finanças;
- investimentos;
- negócios;
- empreendedorismo;
- mercado imobiliário;
- seguros.
A parceria com a ABContent oferece a sua empresa acesso a diferentes formatos de conteúdo, como blogposts, materiais ricos e e-mails marketing. As entregas serão planejadas segundo as necessidades e os objetivos do negócio, ajudando na conquista de resultados.
Além disso, os materiais serão produzidos, revisados e preparados por um time especializado, garantindo relevância e qualidade da produção. Assim, ficará mais fácil aproveitar todas as funcionalidades do RD Station, o que fará a contratação ser ainda mais interessante para sua empresa.
Conclusão
Agora, você entende o que é o RD Station e como funciona essa solução de marketing e CRM. Para aproveitar ao máximo o investimento nessa ferramenta, é fundamental contar com um parceiro de conteúdo para abastecer as estratégias com materiais relevantes, que falam diretamente ao seu público.
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